Notícias

Scrcpy para Linux permite simular um teclado USB físico no Android

O “Scrcpy” (Screen Copy) é uma ferramenta open source que permite espelhar a tela de um smartphone Android de forma interativa em computadores rodando sistemas operacionais Linux, Windows ou MacOS.

A versão “1.20” do Scrcpy está chegando com novidades que devem deixar os usuários da versão para Linux do software mais animados do que nunca! 

A nova funcionalidade do Scrcpy

A versão mais recente do Scrcpy está trazendo suporte a simulação de teclado USB físico no Android. Esta nova funcionalidade irá eliminar a limitação à codificação “ASCII” gerada pelo sistema tradicional de injeção de texto.

Confira o que os desenvolvedores do Scrcpy comentaram sobre a nova funcionalidade na página oficial do software no Github:

On Linux, scrcpy can simulate a physical USB keyboard on Android to provide a better input experience (using USB HID over AOAv2): the virtual keyboard is disabled and it works for all characters and IME.

“No Linux, o Scrcpy consegue simular um teclado USB físico no Android a fim de prover uma melhor experiência de entrada (utilizando “USB HID” ao invés de “AOAv2”). O teclado virtual é desativado e funciona para todos os caracteres e IME (métodos de entrada).”

Atualmente o suporte a simulação de teclado USB físico funciona apenas na versão para Linux do software, porém, a novidade deverá estar disponível para usuários do Windows e MacOS a partir dos próximos lançamentos do Scrcpy.

Outras novidades da versão 1.20

Além da simulação de teclado físico, a versão 1.20 também está trazendo um novo ícone desenhado pelo mesmo artista responsável pelo “Papirus Icon Theme”.

scrcpy new icon

Confira outras mudanças:

  • Adaptação da saída do comando de ajuda “–help” para o tamanho do terminal;
  • Retrabalhada a inicialização do servidor para evitar o não funcionamento do atalho “Ctrl + C”;
  • Remoção dos parâmetros “-T” e”-c” que foram descontinuados;
  • Correção do erro “Could not find v4l2 muxer”;
  • Corrigidos erros na utilização de dispositivos Meizu;
  • Correção do suporte para a expansão de notificações em alguns dispositivos;
  • Correções diversas de desempenho e bugs.

A lista com todas as melhorias pode ser encontrada (em inglês) na página do projeto no Github.

Como instalar o Scrcpy e utilizar a nova funcionalidade

O Scrcpy está disponível para instalação em Snap e que pode ser instalado em qualquer distribuição Linux que possua habilitado o suporte a este formato.

Utilize o comando abaixo se você quiser instalar a versão em linha de comando do Scrcpy:

sudo snap install scrcpy

Ou para instalar a versão com interface gráfica:

sudo snap install guiscrcpy

Para utilizar a nova funcionalidade no Linux, tudo o que você precisa fazer é rodar o programa utilizando o parâmetro “-K”, da seguinte forma:

scrcpy -K

Até o momento em que este artigo está sendo escrito, a versão com interface gráfica do Scrcpy ainda não possui suporte a simulação de teclado físico.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!