NotíciasOpen sourceResumo

Resumão da Semana #7

Estamos com  mais um final de semana chegando e nada melhor do que  conferir o “meu, o nosso, o seu” “Resumão da Semana”! Trazendo aquelas notícias mais importantes da semana. Sempre com muita informação do que de melhor aconteceu no mundo da tecnologia, Linux, hardware, jogos, aplicativos e afins. Chegamos na incrível sétima edição e caso tenha perdido a sexta edição, pode conferir aqui.

Esse Resumão da Semana #7 cobre o período do dia 24 até o dia 28 de agosto.

Linux fazendo aniversário – 29 anos

No resumo de hoje galera, vou começar de uma forma diferente, pois essa semana foi bastante especial para quem usa Linux. O nosso amado pinguinzinho completou 29 anos de existência. Com muitas conquistas e ainda alguns desafios a serem superados, além de quebrar também alguns preconceitos que ainda persistem.

Quem poderia imaginar que um projeto começado por um estudante de engenharia de software (com apenas 22 anos de idade) na Finlândia nos “longínquos” anos de 1991, como um “hobby” e que soltou para uma lista de discussão comp.os.minix, o seguinte anúncio:

“Estou criando um sistema operacional (livre) apenas como hobby, não será nada grande e profissional como o GNU, para clones AT 386 e 486. Estou desenvolvendo ele desde abril, e está começando a ficar pronto.”

Linus Torvalds – 1991

Desde então, o Linux veio crescendo em quase todos os setores da tecnologia, como servidores, internet das coisas, celulares, equipamentos de redes (roteadores, switches, modems), SmartTVs, carros inteligentes, bolsas de valores, foguetes da SpaceX e Nasa, infraestrutura de governos, servidores de jogos e por aí vai. 

Só que ainda falta uma última barreira para ser “quebrada”, pelo menos pra mim, que é vencer o preconceito de ser usado nos desktops domésticos. Visto que no meio corporativo esse movimento de mudança já começou e teve uma atenção muito grande por parte das empresas que desenvolvem o sistema e as empresas que montam as “soluções” (SO+hardware) como Lenovo, Dell e Acer.

Em 2020 o Linux saiu dos “confortáveis” 1,5% de market share para os incríveis 3% e com perspectiva real de crescimento nos próximos anos, podendo chegar nos inacreditáveis 5% do mercado. Além das empresas já citadas, uma outra parcela que precisa abraçar de vez o Linux é a indústria dos games, seja lançando os seus games nativamente ou dando compatibilidade com os projeto como o Wine/DXVK/Proton e quaisquer outros  que vierem depois, pois isso ajudaria e muito, na adesão de uma parte considerável dos usuários. Também não podemos esquecer que os produtos da Microsoft estão quase pra chegar na sua totalidade, só faltando no dia dessa publicação, a chegada do MS Edge e o Microsoft Office. Espero que chegue logo esse dia.

Do meu ponto de vista, só tenho que agradecer e muito o mundo Linux por ter me permitido chegar até aonde eu cheguei. Antes só tinha ouvido falar dele na 6ªsérie em 1996 (eu acho) e depois só fui ver ele novamente 12 anos depois, quando eu comecei em uma assistência técnica de computadores aqui na minha cidade, que usávamos o saudoso Kurumim ou o Ubuntu (acho q era o 7.10) para acessar via liveCD ou liveDVD para recuperar dados dos PCs de clientes que tinham alguma versão do Windows, geralmente a mais problemática era a do Windows Vista (porque será né 😬). Mas eu sempre estava testando o Ubuntu, que pra mim era novidade, em dual boot na minha máquina ou em uma VM, e foi assim que fui ganhando gosto pelo sistema e hoje em dia. uso ele praticamente para quase tudo que produzo na internet e no que eu consumo também.

Bom, depois dessa breve homenagem ao Linux e aos seus 29 anos, bora para as notícias da semana😀.

Mundo das Distros Linux e derivados

Nesta semana tivemos uma certa “calmaria” em relação as distros Linux, no tocante “segurança e correções de bugs”, mas tivemos as novidades do Serpent OS, Raspberry Pi OS com kernel novo, atualização no KDE Mobile e uma nova ferramenta para gerenciar kernels no Ubuntu e derivados.

Novidades no Serpent OS

Vamos começar falando das novidades vindas do projeto Serpent OS, que é encabeçada pelo ex-dev do Solus OS,  Ikey Doherty, e que agora conta com suporte para arquiteturas de 64 bits (AMD e Intel) e ARM64. Outra novidade é que ele será enviado com o KDE Plasma e com o gerenciador de janelas e compositor do Wayland, Sway, visto que o sistema não terá suporte ao Xorg. Para mais detalhes, temos essa postagem sobre.

Raspberry Pi OS agora é baseado no Kernel 5.4

Quem ganhou um “motor” novo foi o Raspberry Pi OS, que agora terá a versão 5.4 LTS do Kernel Linux que receberá updates até o final de 2025, antes o sistema vinha com o kernel na versão 4.19. Também houve update na ferramenta de configuração (raspi-config) que agora permite que os usuários selecionem qual versão de EEPROM, ordem dos dispositivos de inicialização e muito mais. A cobertura completa você confere nesta postagem.

Plasma Mobile recebe varias atualizações

Outro que recebeu várias atualizações e chamou a atenção, foi o Plasma Mobile, que contou com a adição do KClock (app de relógio), KWeather (app para ver o clima), Kontrast (app para desenvolvedores e designers experimentem cores diferentes e suas taxas de contraste) e um app para calculadora em estágio alfa, o Kalk. Tivemos também melhorias e correções no Feed Alligator, Calindori, KDE Connect, Voice Recorder. Para mais detalhes, temos esse post cobrindo todas as novidades. Com isso o Plasma Mobile fica a cada dia mais interessante para se usar.

Nova ferramenta para manipular Kernels no Ubuntu

Por último na sessão do Mundo Linux, fizemos uma postagem sobre uma nova ferramenta para manipulação de kernels linux no Ubuntu, principalmente para quem “ficou órfão” do app UKUU (visto que agora ele é pago). O fork se chama Ubuntu Mainline Kernel Installer e com ele você tem às mesmas funcionalidades do outro app. Se você quiser se aventurar nessa de trocar o kernel, temos o post contando melhor dele.

Mundo Softwares Open Source

Aqui tivemos algumas novidades bem bacanas de softwares open source. Como a chegada da aceleração de vídeo via VAAPI no Mozilla Firefox no X11, Mozilla Thunderbird 78.2 lançado e com várias melhorias e updates, CryptPad uma suíte office focada em privacidade e também ensinamos como instalar plugins no editor Atom.

Mundo dos Games

No mundo dos Games  tivemos mais jogos “de graça” pela Epic Games, que estarão disponíveis até o dia 03 de setembro de 2020. Os jogos são HITMAN e Shadowrun Collection. Jogos bem bacanas.

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades que podem ser bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Crunchyroll a plataforma de streaming de animes, vai trazer a função de baixar os episódios, dentro dos novos planos do site. Ainda vai continuar oferecendo uma opção grátis;
  • Magalu compra a startup Stoq e pretende facilitar a vida do pequena e médio varejista, no gerenciamento do seu negócio;
  •  Microsoft Word na versão web, vai receber o recurso Transcribe (Transcrever), visando a comodidade do usuário e também para quem não pode usar teclado e mouse;
  •  Se você estiver precisando organizar os seus favoritos, a extensão Pocket da Mozilla pode ser uma solução muito interessante para você.

Por último, tivemos alguns posts bem bacanas e completos, sobre as novidades do Kdenlive 20.04, falamos sobre o app  Obsidian e também comentamos sobre o uso da VPN do Opera se é bom ou não.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que teve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!

    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD