O openSUSE sempre foi reconhecido por sua robustez, versatilidade e confiabilidade. Disponível em duas edições principais, Tumbleweed (versão de lançamento contínuo) e Leap (versão estável), a distribuição atende a uma ampla gama de necessidades: desde computação diária até tarefas mais avançadas, como desenvolvimento de IA e gerenciamento de servidores. Mas uma área onde muitos usuários não o tem como primeira opção, é em jogos.
Agora, com uma nova atualização, o openSUSE está se posicionando como uma escolha ainda mais atrativa para gamers, especialmente aqueles com sistemas multi-GPU.
Otimizado para sistemas multi-GPU
A mais recente implementação no openSUSE traz o switcherooctl, uma ferramenta poderosa para gerenciamento de GPUs em sistemas com múltiplas placas gráficas. Essa adição está disponível nas edições com GNOME e KDE Plasma, permitindo alternar entre GPUs integradas e dedicadas de maneira eficiente. Isso é especialmente útil em laptops com gráficos híbridos, mas também pode beneficiar desktops com configurações multi-GPU.
Conforme o anúncio oficial, os desenvolvedores do openSUSE consideram melhor substituir ferramentas mais antigas, como SUSEPrime, Bumblebee e bbswitch, pelo switcherooctl. Essa nova solução oferece vantagens claras:
- Melhor desempenho em tarefas que exigem alto poder de processamento gráfico;
- Gerenciamento aprimorado de energia, ajudando a economizar bateria em laptops;
- Compatibilidade com sessões Wayland e X11;
- Melhor integração com drivers proprietários da NVIDIA e com o driver de código aberto Nouveau.
O switcherooctl funciona automaticamente em muitos casos. Quando você inicia um aplicativo que requer mais desempenho gráfico, a ferramenta troca para a GPU dedicada sem necessidade de intervenção do usuário. Em situações onde isso não acontece automaticamente, as interfaces GNOME e KDE oferecem opções práticas para alternar manualmente.
Como funciona o novo gerenciamento de GPU do openSUSE
No GNOME
No GNOME, você pode clicar com o botão direito em um aplicativo e selecionar “Launch using Discrete Graphics Card”. Essa ação força o uso da GPU dedicada para aquela execução específica. Vale notar que o GNOME não salva essa configuração para lançamentos futuros do mesmo aplicativo.
No KDE Plasma
Já no KDE Plasma, o processo é um pouco mais detalhado. Clique com o botão direito no aplicativo, escolha “Editar Aplicativo…”, vá até a aba “Aplicação” e clique em “Opções Avançadas”. Lá, você encontrará a opção “Executar usando a placa gráfica dedicada”, que pode ser marcada antes de confirmar a alteração. A configuração será mantida toda vez que for utilizar o aplicativo.

Por que essa atualização importa?
Distribuições populares como Ubuntu e Fedora já utilizam o switcherooctl para gerenciar sistemas multi-GPU, então a adoção da ferramenta traz o openSUSE a uma tendência de grandes distros. Com o crescimento do uso de Wayland, ao mesmo tempo que o X11 permanece em computadores de usuários que prezam por estabilidade, o suporte ao switcherooctl para ambos os ambientes se torna um diferencial significativo.
Além disso, esta atualização coloca o openSUSE em pé de igualdade com outras distribuições voltadas para jogos, enquanto continua oferecendo sua reconhecida estabilidade e flexibilidade.
Se você busca uma distribuição Linux robusta para jogos e outras tarefas exigentes, o openSUSE agora é uma escolha ainda mais competitiva. A inclusão do switcherooctl simplifica o gerenciamento de GPUs, melhorando o desempenho gráfico e a eficiência energética. Seja para jogar ou executar aplicativos pesados, esta ferramenta é um grande passo para manter o openSUSE relevante e versátil.
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