Notícias

ONLYOFFICE 7.1 melhora suporte ao macOS e recebe muitos novos recursos

O ONLYOFFICE 7.1 foi lançado com um grande número de melhorias para todos os editores da suíte, suporte melhorado para o macOS e muitas outras novidades que reforçam o software como um dos melhores pacotes de aplicações para escritório da atualidade.

Com esse lançamento, os apps do ONLYOFFICE para Linux, Windows e macOS possuem a maioria das funcionalidades que estão presentes na versão online, além de terem recebido algumas melhorias exclusivas.

Melhor performance ao abrir e salvar documentos

Graças às atualizações da “engine” JavaScript do Google e a implementação do Microsoft Visual Studio 2019, o ONLYOFFICE 7.1 é muito mais rápido na hora de abrir e salvar arquivos pesados de planilhas, apresentações e textos.

Segundo os nossos testes, arquivos de texto leves são salvos em cerca de 1 segundo, após ter pressionado o atalho “Ctrl + S”. No momento em que o comando de salvar é dado, o software exibe uma animação mostrando o progresso do salvamento.

salvar documento onlyoffice

O processo é ainda mais rápido quando o seu documento está salvo na nuvem do ONLYOFFICE 7.1. Chegando a ser instantâneo, a animação de salvamento nem sequer é exibida.

Suporte completo a idiomas no macOS

A partir do ONLYOFFICE 7.1, o aplicativo para macOS suporta todos os idiomas que já estavam disponíveis nas versões de Linux e Windows. Além disso, o idioma desejado pode ser selecionado, diretamente, nas configurações do software. Desta forma, sendo possível utilizar o sistema operacional em um idioma e o ONLYOFFICE em outro.

Caso você fale um idioma que ainda não está disponível no ONLYOFFICE, é possível contribuir com a tradução da suíte para o mesmo entrando em contato com a equipe através do email “[email protected]”.

Implementado o suporte a dispositivos ARM

Outra novidade importante do ONLYOFFICE 7.1 é o recém implementado suporte a dispositivos equipados com processadores baseados na arquitetura ARM.

Segundo o que foi divulgado pelos desenvolvedores do projeto, o ONLYOFFICE não foi portado para ser apenas funcional, mas, para oferecer alta performance, eficiência energética e um alto nível de segurança ao rodar em equipamentos ARM.

O novo visualizador de arquivos com suporte a vários formatos

O ONLYOFFICE 7.1 recebeu melhorias no visualizador de documentos, que agora consegue trabalhar com diversos formatos, além dos tradicionais “.docx” e “.odt”. O novo app, integrado ao editor de documentos, é capaz de exibir arquivos nos formatos .pdf, .xps e .DjVu.

pdf djvu xps

Além disso, a nova versão do visualizador de documentos recebeu as seguintes melhorias:

  • Visualização das páginas em miniaturas;
  • Uma barra de navegação que exibe os conteúdos do documento aberto;
  • Suporte a links externos e internos (segure o botão CTRL e clique com o mouse para abrir o link);
  • A possibilidade de escolher entre o “modo cursor” e o “modo mão”, para trabalhar com o mouse ou com o touch screen.

Novidades no editor de planilhas do ONLYOFFICE 7.1

O editor de planilhas do ONLYOFFICE 7.1 foi um dos principais alvos de melhorias. Recebendo a funcionalidade de visualização de impressão e diversas novas opções na aba “Ver”.

Visualização de impressão e novas opções na aba “Ver”

O app, finalmente, consegue exibir uma visualização de como o documento ficará após ser impresso.

visualização de impressão

A aba “Ver” também recebeu diversas novas opções, correspondentes à funcionalidades que já existiam no software e não possuíam atalhos. Dentre essas novas opções estão: o controle de exibição da barra de ferramentas, a funcionalidade de combinar planilhas e a possibilidade de alterar o tema da interface.

nova aba ver

Dicas para o uso de fórmulas

O ONLYOFFICE 7.1 facilitou o uso de fórmulas. Agora, ao começar a digitar uma fórmula, ele irá exibir uma lista com todas as opções disponíveis que combinam com o que você começou a escrever.

tabelas formulas onlyoffice

Além disso, ao lado da fórmula selecionada, são exibidas pequenas caixas de texto que contém informações sobre a mesma.

Outras novidades do editor de planilhas

O editor de planilhas do ONLYOFFICE 7.1 recebeu um novo classificador de texto. Com ele, você poderá importar dados de outros documentos para a sua tabela, de forma automática.

O classificador de texto pode ser encontrado em: “Aba Dados > Obter Dados > De um arquivo TXT/CSV local > Selecionar o arquivo > Opções Avançadas na janela de importação de texto > Classificador de texto”.

Além disso, também foi adicionada uma lista extensa de formatos de moedas, de acordo com a ISO 4217. As formatações de moedas podem ser encontradas em: “Página Inicial > Estilo contábil > Mais Formatos > Símbolos”.

Melhorias no editor de apresentações

O editor de apresentações do ONLYOFFICE 7.1, também, recebeu algumas melhorias exclusivas, como:

  • Uma nova aba onde você pode adicionar e ajustar animações de formas básicas, como estrelas e corações;
  • A opção de duplicar um slide;
  • A possibilidade de mover slides para o começo ou fim da apresentação através de uma opção no menu de contexto, que aparece ao clicar com o botão direito do mouse sobre um slide.
onlyoffice animações

Melhorias em todos os editores

Além das melhorias específicas para cada editor, também foram implementadas algumas novidades que estão presentes em todos os apps da versão 7.1 do ONLYOFFICE.

Suporte a novos modelos de gráficos

O ONLYOFFICE 7.1 trouxe diversos novos modelos de gráficos, para você poder escolher a forma mais apropriada de demonstrar os seus dados.

onlyoffice graficos

Dentre os novos tipos de gráficos estão:

  • Gráficos  em forma de pirâmide;
  • Gráfico de pirâmide com barras;
  • Gráfico de cilindros horizontais e verticais;
  • Gráficos de cones horizontais e verticais (conforme imagem acima).

Trabalho com formas geométricas mais completo

O menu para adicionar e editar formas geométricas foi redesenhado. Agora, é possível ver ícones de todas as formas disponíveis. Além disso, as últimas formas que você usou aparecem no topo da janela, na seção “utilizados recentemente”.

formas basicas

Além disso, agora, as formas geométricas podem ser editadas com o cursor do mouse, semelhante ao que você encontra em softwares de desenho vetorial. Após ter adicionado a forma desejada, clique nos pontos e arraste-os para personalizá-la como você quiser.

onlyoffice 7.1 editar formas

Outras novidades para todos os editores

Diversos outros aprimoramentos foram implementados em todos os apps do ONLYOFFICE 7.1, tais quais:

  • Controle aprimorado do efeito de degradê nas formas geométricas;
  • Novos idiomas: galego e azerbaijani;
  • Habilidade de visualizar a senha que está sendo digitada, ao invés de apenas pontos, ao abrir um arquivo protegido por senha;
  • Opções de zoom em arquivos OFORM;
  • Adição da possibilidade de filtrar comentários por grupos de usuários;
  • Função que permite converter arquivos “.pdf” para “.docx” durante o salvamento.

O melhor “custo x benefício” do mercado?

Outra funcionalidade que faz o ONLYOFFICE se sobressair em relação aos outros softwares da sua categoria, é a possibilidade de manter os seus documentos salvos na nuvem, de forma gratuita (também existem planos pagos).

Todas os recursos que o projeto vem trazendo, como os plugins e os serviços de integração com a nuvem, somados ao fato de estar disponível para todas as plataformas, faz com que seja cada vez mais difícil o ONLYOFFICE ser superado em “custo x benefício” pelos concorrentes.

Quais foram as suas impressões sobre as novidades do ONLYOFFICE 7.1 e como a suíte se sai em relação à concorrência no seu uso? Conte-nos, nos comentários.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!