diolinux-o-que-ha-de-novo-nas-ubuntu-flavors-23.04
Notícias

O que há de novo nas Ubuntu flavors 23.04?

Com o último lançamento do sistema da Canonical, já temos também as Ubuntu flavors 23.04. Hoje você conhecerá o que tem de novo em cada uma das 10 flavors que atualizaram neste novo lançamento do Ubuntu. Uma delas se oficializou agora, enquanto outra está retornando após nove anos sem atualizações.

Confira as novidades das Ubuntu flavors 23.04

As flavors oficiais precisam cumprir algumas regras para terem este título e seguem o cronograma da Canonical. Neste artigo, abordaremos principalmente as novidades que extrapolam às do Ubuntu 23.04 base.

Existem diversas características em comum entre todas as Ubuntu flavors: além de utilizarem como base, o Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster” e virem com o kernel Linux 6.2, a partir de agora, não podem mais trazer suporte nativo aos pacotes no formato flatpak.

Ubuntu Cinnamon

Este é o oitavo lançamento do Ubuntu Cinnamon, mas o primeiro como uma Ubuntu flavor oficial, trazendo a interface Cinnamon 5.6.7, além de correções de bugs e programas atualizados, como o navegador Firefox 111, LibreOffice 7.5.2 e o Thunderbird 102.10. Dentre os recursos novos que mais se destacam, temos:

  • A separação de temas claro, escuro e mais escuro (darker);
  • O usuário pode escolher exibir o ícone do sistema na aba de informações sobre o sistema;
  • Diversos novos atalhos para o teclado;
  • Controle sobre a duração de notificações.

Edubuntu

Eis o primeiro lançamento do Edubuntu em nove anos, esta distro que visa principalmente escolas, é um tanto semelhante ao Ubuntu original, trazendo, inclusive a interface GNOME 44. Dentre suas diferenças, temos o menu de aplicações organizado por ordem alfabética, com os programas educacionais contidos em pastas.

No instalador do Edubuntu, podemos otimizar o sistema para alunos da pré-escola, do ensino primário, ensino médio e universitários, cada opção vem com diferentes aplicações nativas, layout e wallpaper.

o que ha de novo nas ubuntu flavors 23.04 edubuntu jpg
Os quatro modos do Edubuntu. Fonte: Edubuntu

Através do Menu do Administrador, o administrador do sistema pode escolher quais aplicações estarão disponíveis para os demais usuários.

Kubuntu e Ubuntu Studio

O Kubuntu 23.04, assim como o Ubuntu Studio, trazem como interface gráfica, o KDE Plasma 5.27, além do KDE Frameworks 5.104 e o KDE Gear 22.12, o PipeWire no lugar do PulseAudio, como servidor de áudio padrão e aplicações do dia a dia, como o Firefox, VLC e LibreOffice atualizados.

O Ubuntu Studio não oferece mais o Studio Controls instalado por padrão e traz vários de seus programas pré-instalados, voltados à produção audiovisual, atualizados. As novidades na área de áudio são:

  • RaySession 0.13.0;
  • Carla 2.5.4;
  • lsp-plugins 1.2.5;
  • Audacity 3.2.4;
  • Ardour 7.3.0;
  • Patchance (novo programa na suíte do Ubuntu Studio) 1.0.0

Confira as novidades entre os software para produção de vídeo:

  • OBS Studio 29.0.2;
  • Blender 3.4.1;
  • KDEnlive 22.12.3;
  • Freeshow 0.8.0;
  • OpenLP 3.0.2;
  • Q Light Controller Plus 4.12.6.

Entre os softwares voltados à imagem, temos:

  • Krita 5.1.5;
  • Darktable 4.2.1;
  • digiKam 8.0.0 Beta.

Devido a um erro no instalador Calamares no Ubuntu Studio, a opção de logar automaticamente após boot não está funcionando no momento, para isso, o usuário deve recorrer ao menu de configurações do sistema após a instalação.

Xubuntu

Contendo a interface Xfce 4.18, a nova versão do Xubuntu agora conta com suporte oficial ao instalador mínimo e o PipeWire é o servidor de áudio padrão. O gerenciador de arquivos Thunar conta com as opções de desfazer e refazer as últimas 10 operações, além do novo painel de pré-visualização de imagens.

o que há de novo nas ubuntu flavors 23.04 xubuntu
Xubuntu 23.04 Fonte: Xubuntu

Lubuntu

Os desenvolvedores do Lubuntu avisaram que já estão focados na versão 23.10 do sistema, que será lançada em outubro deste ano. Sendo assim, o recém-lançado Lubuntu 23.04 receberá apenas correções de bugs e problemas de segurança críticos, além disso, recomendam que os usuários atualizem para a próxima, tão logo esteja disponível. Para quem não estiver satisfeito com esses termos, eles sugerem se manter na versão 22.04 LTS.

Vamos às novidades, o Ubuntu 23.10 traz o Calamares 3.3 Alpha 2, que os desenvolvedores afirmam estar próximo à versão final e não apresenta problemas que atrapalhem no processo de instalação. Um detalhe que demanda atenção, é que ao optar por fazer uma instalação criptografada, será necessário adicionar uma senha, ou o processo não funcionará.

Como o LXQt 1.3 foi lançado somente após o sistema ter definido como seria o lançamento, o Lubuntu 23.04 traz como interface gráfica o LXQt 1.2.0, com alguns elementos do 1.2.1. O sistema vem com o PipeWire, o protetor de tela padrão foi mudado para o GL Matrix, devido a problemas no nativo do LXQt.

Até o lançamento anterior, o Lubuntu não oferecia compositores X por padrão, trazendo o Compton como alternativa para quem queria usufruir dos benefícios do X. Agora, a versão 23.04 adotou o compositor Picom, derivado do Compton, vindo com o Xorg habilitado por padrão, com efeitos de transparência. Quem não gostar da novidade, pode facilmente desativar o X nas configurações do sistema.

Ademais, o Lubuntu vem com o Qt 5.15.8, Firefox 111, LibreOffice 7.5, VLC 3.0.18, Featherpad 1.3.5 e Discover Software Center 5.27.3.

Ubuntu MATE

Logo de cara, os desenvolvedores do Ubuntu MATE afirmam que este é o lançamento menos empolgante do sistema, pois o Ubuntu MATE 23.04 não fez muito mais do que corrigir alguns bugs, atualizar softwares, apresentar novos wallpapers bacanas, feitos por inteligência artificial. Sendo assim, vamos pelo menos curtir um desses novos papéis de parede transados:

o que há de novo nas ubuntu flavors 23.04 mate
Novo papel de parede do Ubuntu MATE. Fonte: Ubuntu MATE

O sistema vem com o MATE Desktop 1.26.1, Firefox 111, Celluloid 0.20, Evolution 3.48 e LibreOffice 7.5.2.

Ubuntu Budgie

Contendo a interface Budgie Desktop 10.7.1 o Ubuntu Budgie 23.04 trouxe applets atualizados, com traduções melhoradas, o applet de relógio agora trabalha também no formato de 24h e o de clima teve ícones retrabalhados para se adequarem melhor tanto no tema claro, quanto ao escuro. 

O organizador de janelas antes permitia apenas o ajuste rápido de janelas entre duas partes iguais na vertical ou horizontal. Agora também podemos dispor quatro janelas, ou duas de forma assimétrica, uma ocupando ⅗ da tela e outra, ⅖.

Em computadores Raspberry Pi com o Ubuntu Budgie 23.04, as configurações VNC agora se aplicam apenas ao usuário, não são mais globais, também foi adicionada uma notificação para quando uma máquina remota se conecta, entre outras facilidades para o acesso remoto

Ubuntu Unity

O Ubuntu Unity é a primeira distro a disponibilizar a interface Unity 7.7, não poderia ser diferente, afinal, a equipe responsável também mantém a interface. O Unity 7.7 traz como novidade:

  • Um novo dash, similar aos conceitos apresentados para o Ubuntu 16.04;
  • O Painel está um pouco maior, é translúcido por padrão e melhorou o aspecto para o modo claro;
  • O indicador de notificações está instalado por padrão, para que você veja as notificações que aparecem enquanto estava longe e com o computador ligado;
  • Os UWidgets agora são oficialmente suportados, mas os desenvolvedores ainda estão trabalhando na loja para eles, que deverá ser disponibilizada nas próximas semanas;
  • A interface do aplicativo de configurações foi melhorada.

Ubuntu Kylin

Por fim, vamos a flavor voltada para o público chinês, Ubuntu Kylin. Não há muitas informações sobre o que o Ubuntu Kylin 23.04 traz de novo, apenas que ele apresenta a interface UKUI melhorada, sem especificar a versão, mas uma vez que na edição anterior era UKUI 3.1, podemos supor que seja essa, ou alguma mais recente.

o que há de novo nas ubuntu flavors 23.04 kylin
Ubuntu Kylin 23.04. Fonte: Ubuntu Kylin

Ademais, sabemos que ele vem com Mozilla Firefox 111, Thunderbird 102, LibreOffice 7.5, Shotwell 0.30.17, Remmina 1.4.29 e Transmission 3.0. Na biblioteca base do sistema, temos as seguintes novidades:

  • Python 3.11;
  • binutils 2.40;
  • Ruby 3.1;
  • golang 1.20;
  • glibc 2.37;
  • GCC 13;
  • LLVM 16.

Você vai atualizar para alguma dessas Ubuntu Flavors? Conte-nos nos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus, onde você também acompanha as últimas novidades do universo do Linux e da tecnologia, na sessão e notícias!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!