Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0
Notícias

Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0

O gestor de pacotes APT 3.0 está para chegar, com uma interface remodelada, facilitando a leitura das informações pelos usuários. Ele Já está confirmado para o Ubuntu 24.10 e o Debian Tixie, vejamos quais novidades já foram confirmadas para ele.

Quem utiliza o terminal no dia a dia e gosta de distros com base Debian, já está acostumado com o comando APT. Mas sabemos que, em comparação com tantos outros aplicativos de terminal, o APT não oferece a melhor visualização possível, podendo ser um tanto cansativo interpretar o que vemos na tela.

Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0 1
APT no Pop!_OS

Um novo design para o APT 3.0

O design do APT se mantém praticamente o mesmo desde os tempos de apt-get, mas, Julian Andres Klode, engenheiro de software da Canonical, publicou no LinkedIn que, com o APT 3.0, as coisas vão mudar.

Agora, o gestor de pacotes está:

  • Ganhando uma exibição em colunas, facilitando aos usuários observarem rapidamente o nome dos pacotes sem precisar rolar tanto a tela;
  • Ainda há o suporte nativo a cores, vermelho para pacotes removidos e verde para outras mudanças, ajudando a distinguir comandos;
  • A barra de progresso também foi renovada, utilizando blocos Unicode, ela mostra um preenchimento mais suave.
  • As respostas dadas pelo APT 3.0 são mais sucintas, com um melhor espaçamento entre as informações.
  • O PT 3.0 identifica o espaço de armazenamento disponível e alerta ao usuário quando for exceder.
Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0 2
Novo APT 3.0 comparado ao antigo. Imagem: Julian Andres Klode

Por ora, já foi confirmado que o APT 3.0 será o gestor de pacotes padrão do Debian 13 Trixie, que deve lançar entre junho e julho de 2025, assim como do Ubuntu 24.10, esperado para outubro de 2024.

Quem tiver pressa, já pode testar o APT 3.0 utilizando o Debian Unstable, o primeiro lançamento dele já está disponível no repositório instável sob o nome APT 2.9.0.

Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0 3
APT 3.0 rodando no Debian Unstable

Fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia e do Linux, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!