linux mint debian edition
Notícias

O mais recente Linux Mint Debian Edition Beta já está disponível para testes

O Linux Mint é uma popular distribuição Linux baseada no Ubuntu. Porém, a distribuição conta com uma edição baseada no Debian chamada LMDE (Linux Mint Debian Edition) e acaba de liberar sua nova versão beta para testes públicos.

O que é a versão LMDE do Linux Mint?

LMDE é um projeto do Linux Mint com o objetivo de garantir que o Mint possa continuar a oferecer a mesma experiência de usuário se o Ubuntu deixar de existir por algum motivo. Isso também permite à equipe do Linux Mint avaliar o quanto é dependente do Ubuntu.

O Linux Mint Debian Edition pretende ser o mais semelhante possível ao Linux Mint, mas sem usar o Ubuntu, toda a base de pacotes é fornecida pelo Debian.

cinnamon 1

LMDE versão 5 Beta

O trabalho no LMDE 5 começou no início de janeiro de 2022, logo após o lançamento do Linux Mint 20.3, derivado da série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), mas é construído em cima de uma base Debian 11 principalmente para os desenvolvedores do Linux Mint testarem a compatibilidade de sua própria pilha de software com o Debian em preparação para o próximo grande lançamento do Linux Mint, o Linux Mint 21 com lançamento previsto para março de 2022

Baseado no Debian 11 “Bullseye”

Rodando sobre o Kernel Linux 5.10 LTS, a versão 5 beta do Linux Mint Debian Edition possui uma pilha de software atualizada presente no Linux Mint 20.3 “Una” e utiliza o ambiente desktop Cinnamon 5.2 mais recente por padrão.

2022 02 28 11 11

Semelhante a versão 20.3 “Una” do Linux Mint

Não há muita diferença entre o LMDE 5 e o Linux Mint 20.3, além da base Debian Bullseye e do kernel Linux 5.10 LTS mais recente.

“The result is a little bit underwhelming because it just looks and feels like Linux Mint 20.3. Under the surface, though, it features a Debian 11 base whose software is more recent than Ubuntu 20.04 and which gives us a preview of some of the challenges we’ll face in Linux Mint 21,“

Clemente Lafebvre

Em uma tradução livre:

“O resultado é um pouco decepcionante porque se parece com o Linux Mint 20.3. Sob a superfície, porém, ele apresenta uma base Debian 11 cujo software é mais recente que o Ubuntu 20.04 e que nos dá uma prévia de alguns dos desafios que enfrentaremos no Linux Mint 21”

Clemente Lafebvre

Experimentando o LMDE 5 Beta

Para você que deseja experimentar o beta da nova versão do Linux Mint Debian Edition, basta clicar no link abaixo referente a arquitetura do seu processador:

Vale ressaltar que se trata de uma versão beta, sendo assim, pode conter bugs críticos, use-a apenas para fins de teste e para ajudar a equipe do Linux Mint a corrigir problemas antes da liberação da versão estável.

Para saber mais sobre o LMDE 5, você pode consultar a nota oficial de lançamento.

E você aí, já conhecia a versão baseada em Debian do Linux Mint?

Um abraço, pessoal.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto

Notícias

Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

NotíciasVídeo

Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa