NotíciasResumo

Linux Mint 20.1 chegando – #18 Diolinux News

Tivemos nesta semana mais uma “calmaria” em relação a grandes lançamentos no mundo do open source, mas ao menos tivemos alguma novidade sobre os preparativos para o lançamento do Linux Mint 20.1. Chegamos ao décimo sétimo “Resumão da Semana”! Que como não poderia deixar de ser, traz os melhores assuntos do mundo da tecnologia, jogos, hardware, open source e Linux, com credibilidade e confiança que vocês sempre gostam.

Resumo da Semana ou Diolinux News

Se por acaso, você perdeu a décima sexta edição, pode conferir aqui. Esse Resumão da Semana cobre o período do dia 07 até o dia 13 de novembro.
Como sempre comentamos, pode ser que parte das notícias que vamos apresentar aqui você já tenha visto “em algum lugar”, talvez em uma das nossas lives (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana😀.

Mundo Linux, Distros e derivados

TOP 7 das distros Linux para Iniciantes

Começamos a semana com uma lista “TOP 7” muito bacana feita pelo nosso amigo Jedi, onde ele coloca quais seriam as suas sugestões de distros para quem estiver chegando ao mundo Linux. Temos algumas “surpresas” bem bacanas nesta lista que vale muito a pena conferir, que você pode dar uma olhadinha aqui.

Linux Mint 20.1 quase chegando

Depois tivemos o relatório mensal do pessoal do Linux Mint, que além dos preparativos para o lançamento do Linux Mint 20.1, trouxeram algumas novidades como: o Google Chromium sendo empacotado por eles mesmos, tal movimento meio que “obrigou” eles a investirem em um servidor para essa tarefa, pois entre as versões 18.X, 19.X e 20.X e do próprio LMDE 4, temos aproximadamente 10 versões do Mint e no estágio atual, eles levavam em média 6 horas para compilar o navegador.

Com o upgrade do servidor, eles devem reduzir esse tempo para 1 hora somente. O servidor é um AMD Ryzen 9 3900 com 128GB de memória RAM e um SSD NVMe (tamanho não informado). Fizemos um post bem completo sobre as outras novidades do Linux Mint 20.1, que você pode conferir aqui.

mint 800x450 1

elementary OS e o Dark Mode

Por último tivemos um post bem bacana feita pelo Carlos, abordando como os devs do elementaryOS estão trabalhando para implementar o Dark Mode no sistema de forma satisfatória, e como o sistema vai vir com suporte “full” para o Flatpak e como estão buscando fazê-los enxergar o Dark Mode da melhor forma possível.

Mundo projetos Open Source

Versão de testes do GIMP 2.99.2 disponível para download

Tivemos a liberação da versão  2.99.2 de testes do GIMP, versão esta que trará algumas das novidades do tão aguardado GIMP 3.0. Dentre as novidades que poderão ser testadas, destacamos a Renderização por cache  permitindo assim uma maior performance, além de podermos experimentar a interface em GTK3. Para ver as outras novidades, temos esse post falando sobre.

Diferenças entre Xorg e Wayland

Quem chega no mundo Linux fica meio perdido com esses termos novos,  muitas vezes não sabendo para que eles servem ou que são. Então, fizemos um “mega” artigo explicando as diferenças entre Xorg e Wayland e como eles são importantes no sistema. Vale muito a leitura do artigo feito pelo Carlos.

Mundo dos Games

Como no outro resumão, vamos começar falando sobre uma ferramenta que todos que chegam no mundo Linux acabam utilizando para jogar, ela sempre é a primeira a ser recomendada para instalar os jogos, estamos falando do Lutris. 

No finalzinho do mês passado (outubro/2020) tivemos o lançamento do primeiro Beta do Lutris 0.5.8 com várias melhorias e novidades, que cobrimos neste artigo. Agora tivemos a primeira RC (Release Candidate), que além das novidades já apresentadas, trouxe mais alguns polimentos e melhorias. Para conferir em detalhes você pode ver no nosso post e também tem o link para baixar a RC.

Também tivemos o anúncio de que o jogo Streets Of Rage 4, pertencente a famosa franquia com o mesmo nome, agora está disponível para Linux através da Steam. O port foi feito por Ethan Lee, criador do FNA. O anúncio você pode conferir aqui.

StreetsOfRage4DisponivelNoLinuxOficial

Agora vamos para os jogos grátis e promoções

Jogos grátis e promoções

Como de praxe vamos começar com a Epic Games, no seu tradicional período em disponibilizar games de graça em sua loja, essa semana ela só disponibiliza novamente um game, e o escolhido da semana é o The Textorcist: The Story of Ray Bibbia

, estando disponível até o dia 19/11/2021 até às 13:00. Lembrando mais uma vez, esse game também está disponível na Steam custando R$28,99. E segundo o ProtonDB ele ta classificado como Platinum, então quer dizer ele funciona no Proton.

Falando na Steam, ela está fazendo a “semana” dos jogos de luta! Que  vai do dia 12 até o dia 16 de novembro até às 15 hrs (horário de Brasília).

2020 11 13 13 23

Entre os jogos disponíveis temos o Gang Beasts (nativo Linux), Mortal Kombat 11 (Silver no protonDB), Street Fighter V (Platinum no protonDB) entre outros. A página da promoção você pode conferir aqui.

Temos também o site Nuuvem, que de tempos em tempos lança promoções bem bacanas e se você está “namorando” aquele game há tempos vale a pena ficar de olho,. Você pode acessar o link aqui.

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Google Fotos não será mais ilimitado no começo do 2º semestre de 2021, para saber o que vai acontecer até lá confira a nossa reportagem sobre;
  • A ferramenta de compatibilidade Wine chegou na sua versão 5.21 trazendo algumas melhorias e também alguns bugs corrigidos em alguns jogos, como: League of Legends 8.15+ (referente ao anticheat), Path of Exile, Microsoft Flight Simulator, Fallout 76, GOG Galaxy, Mu Online (referente ao login) entre outros. O post completo você confere aqui;
  • Quem usa AMD no Linux deve sentir falta do Adrenalin, que infelizmente não tem uma versão nativa. Mas saiba que temos o CoreCtrl, e fizemos um artigo bem completo abordando ele, podendo ser conferido aqui.
  • Tivemos um artigo bem completo falando sobre o CUPS, serviço esse responsável pela sistema de impressão nos sistemas MacOS e Linux. Vale muito a pena conferir o conteúdo e entender como o CUPS funciona.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que houve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Medium não recompensará conteúdo feito por inteligência artificial

    Notícias

    Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0

    Notícias

    Preparado para o retorno da computação analógica?