NotíciasSoftwares

Lançada a versão estável 0.92.4 e primeiro Alpha do Inkscape 1.0

Em uma postagem em seu blog oficial, a equipe do Inkscape surpreende e lança duas versões do seu famoso editor de imagens vetoriais,prometendo melhorias e novidades para a atual e a futura versão do seu editor.

Muitos que trabalham com imagens vetoriais já ouviram falar ou trabalharam com a poderosa ferramenta Inkscape,  agora ela chega a sua versão 0.92.4 (estável) com várias melhorias e correções de bugs, porém,, o que realmente chamou a atenção é que junto com ela, os desenvolvedores e também lançaram a primeira versão Alpha da versão 1.0, indicando maturidade do projeto.

Principais melhorias na versão 0.92.4

A equipe do Inkscape menciona as melhorias em desempenho nas extensões, renderização dos filtros e na ferramenta de medidas. 

As mudanças principais são:

● Alinhar vários objetos como um grupo em relação a um único objeto;

● Grave dados de imagem na saída padrão e leia a partir dela;

● Extensões trabalham mais rápido em documentos complexos

●Maior velocidade ao desmarcar um caminho com muitos nós;

● Capaz de imprimir  o tamanho correto do papel nas impressoras (especialmente Canon, EPSON, Konica Minolta)

● Desempenho aprimorado da ferramenta de medida quando as grades estão visíveis;

● Veja a opacidade adequada de imagens de bitmap incorporadas parcialmente transparentes na exportação de PDF;

● Correção do bug que impedia a utilização do Shift/Ctrl+clique do seu mouse para manusear as formas geométricas, que anteriormente causavam o crash do software.

● O Inkscape agora foi compilado usando a biblioteca Popler atualizada, na versão 0.72, o que é útil para usuários que macOS que instalando a ferramenta via Homebrew (Homebrew é a ferramenta de gerenciamento de pacotes do macOS via linha de comando)

● Atualização da tradução da interface do usuário (UI) foi atualizada nas línguas islandesa, húngara, portuguesa, romena e espanhola  e as documentações nas línguas  ucraniana e húngara também foram atualizadas.

4VvxntC 5dkizBu7o228Ah27AXfeXZScUwzWGujjQ3a1zJJOLNz7pvFLvi 2jRsXm8VA5Sv4Cpwkixl9U2ZOvrHyykBea6bGv1pbomvaVn93tFrZeQpJIvJL5A5dL13SznP QR1v

Como instalar o novo Inkscape?

Para instalar o Inkscape você pode fazer de 3 formas diferentes. A primeira é via a loja da sua distribuição favorita e aí vai depender dela atualizar ele ou não.

Já a segunda, são duas formas de empacotamentos recentes, snap e flatpak, basta você clicar nos nomes dos formatos e no site do Inkscape vai dar o passo a passo para instalar via esses pacotes.

E a terceira e última forma é via PPA, então esse método só é possível em distros que aceitem PPA, como o Ubuntu e o Mint por exemplo. Para isso vamos usar o terminal, mas se preferir adicionar via interface gráfica temos esse artigo mostrando como fazer, mas se quiser continuar via terminal basta digitar os seguintes comandos.

sudo add-apt-repository ppa:inkscape.dev/stable -y && sudo apt-get update && sudo apt install inkscape -y

Aí é só esperar terminar o processo de instalação e procurar o Inkscape no seu menu.

Versão 1.0 Alpha

Como se trata de uma versão Alpha, eles estão pedindo para quem estiver interessado em ajudar o projeto baixar a versão AppImage e que reportar os bugs no GitLab deles. A equipe de desenvolvedores também pedem que antes de reportar os erros, que seja feita a consulta se o seu erro já foi reportado, assim evitando duplicidade de reports.

As novidades até o momento são:

● Suporte a temas;

● Origem no canto superior esquerdo (opcional);

● Rotação de tela e espelhamento;

● Melhor suporte de tela HiDPI;

● Largura de controle do PowerStroke com tablet gráfico sensível à pressão;

● Fillet/chamfer LPE e (sem perdas) Operação booleana LPE;

● Novas opções de exportação para PNG;

● As operações de caminho e a desmarcação de um grande número de caminhos são muito mais rápidas agora;

● Fontes variáveis ​​(somente se compiladas com a versão da biblioteca do pango > = 1.41.1)

Se você quiser baixar o AppImage para testar e ajudar no feedback, pode acessar aqui.

É muito bom ver que um aplicativo tão importante para uma grande maioria das pessoas, está pensando na evolução e melhoria da sua ferramenta e assim trazendo recursos, otimização e correções para que o mesmo se torne estável para o trabalho das pessoas.

Agora nós conte aí nos comentários, se você usa o Inkscape no seu dia a dia e se curtiu as mudanças que chegaram e as que estão por vir.

Espero você no próximo post, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos