O Kali Linux, uma das distribuições mais populares para testes de segurança e hacking ético, encerrou 2024 com sua versão de final do ano, a 2024.4. Essa atualização trouxe 14 novas ferramentas, mudanças significativas na arquitetura do sistema, suporte ampliado para dispositivos Raspberry Pi e outras melhorias.
Novas ferramentas para profissionais de segurança
Como de costume, as novas ferramentas são estão entre os maiores destaques. Com esta versão, 14 utilitários foram adicionados ao arsenal do Kali, incluindo ferramentas voltadas para análise forense, segurança em redes, e ataques em ambientes corporativos. Dentre elas:
- bloodyad: Um framework para escalonamento de privilégios em Active Directory;
- findomain: Ferramenta rápida para reconhecimento de domínios;
- linkedin2username: Gera listas de nomes de usuários a partir de empresas no LinkedIn;
- web-cache-vulnerability-scanner: Verificador de vulnerabilidades de envenenamento de cache web;
- zenmap: Uma interface gráfica para o popular mapeador de rede nmap.
Fim do suporte a i386
Com a decisão do Debian, base do Kali Linux, de descontinuar certas imagens e kernels de 32 bits em outubro de 2024, o Kali também deixa de oferecer suporte para a arquitetura i386. No entanto, pacotes i386 ainda podem ser executados em sistemas 64 bits, seja por meio do gerenciador de pacotes APT ou de imagens Docker específicas.
Python 3.12 como novo padrão
A versão 2024.4 também traz o Python 3.12 como interpretador padrão. Junto a isso, o uso do comando pip para instalar pacotes Python no sistema foi desabilitado por padrão. A mudança visa evitar conflitos com o gerenciador de pacotes APT e reforça o uso do pipx para isolar pacotes de terceiros.
Essa decisão não é recente e vem sendo comunicada pela equipe do Kali há mais de um ano. Para aqueles que ainda necessitam do pip, o uso do pipx garante maior segurança e estabilidade ao sistema.
Novidades para Raspberry Pi
O suporte ao Raspberry Pi Imager foi ampliado. Agora, é possível pré-configurar definições, como credenciais de login, configuração de rede Wi-Fi e até mesmo personalizar o hostname antes de gravar a imagem no cartão microSD. Essa funcionalidade simplifica a implantação em projetos que utilizam o hardware.

Atualizações no desktop
Com o ambiente GNOME 47, o Kali Linux oferece suporte a personalização das accent colors, permitindo ajustar a aparência do desktop conforme suas preferências pessoais. Além disso, um novo painel de monitoramento do sistema e um tema atualizado para login foram introduzidos.

Fim do suporte a Chaves SSH DSA
Outra mudança importante está no fim do suporte às chaves SSH DSA no OpenSSH (versão 9.8p1). Para usuários que ainda necessitam de suporte para sistemas legados, a equipe do Kali incluiu o cliente SSH1, baseado na versão 7.5. Contudo, ferramentas que utilizam SSH indiretamente podem não reconhecer este cliente.
Como Atualizar para o Kali Linux 2024.4
Usuários do Kali podem atualizar seus sistemas para a nova versão executando os seguintes comandos:
echo "deb http://http.kali.org/kali kali-rolling main contrib non-free non-free-firmware" | sudo tee /etc/apt/sources.list
sudo apt update && sudo apt -y full-upgrade
cp -vrbi /etc/skel/. ~/
[ -f /var/run/reboot-required ] && sudo reboot -f
Para aqueles que utilizam o Kali no Windows Subsystem for Linux (WSL), a recomendação é migrar para o WSL2 para uma experiência mais completa.
Caso queira instalar o sistema do zero em seu computador, ou testar em uma máquina virtual, baixe a imagem atualizada no site oficial.
Mostre ao mundo seu estilo Geek: visite nossa loja e vista a camisa do pinguim!