Entenda a parceria entre Ubuntu e Qualcomm
Notícias

Google lança novas ferramentas de inteligência artificial com código aberto

O evento Google Coud Next tem gerado bastante rebuliço na mídia pelo anúncio de ferramentas de inteligência artificial para ler e-mails no Gmail, criar e traduzir legendas em reuniões do Meet em tempo real, além de fazer um resumo no final, e o que tem mais chamado a atenção, o Google Vids, capaz de ajudar a criar e editar vídeos via IA. 

Todas essas novidades, embora muito interessantes, continuam em fase de testes, seguindo indisponíveis ao grande público. Mas outra coisa importante foi pouco comentada, as novas ferramentas de inteligência artificial com código aberto que já podem ser utilizadas por todo mundo com conhecimento e equipamento necessários.

São novas ferramentas de IA, mas não novas IAs

Atualmente existem muitos modelos de inteligência artificial disponíveis, diversos já tem código aberto. Criar novos modelos sem grande diferença aos demais não é mais algo realmente relevante. As novas ferramentas de inteligência artificial com código aberto do Google parecem seguir essa lógica.

Comecemos com o MaxDiffusion, ele referencia um agregado de modelos de criação de imagem via difusão escritos em Python/Jax, como o Stable Diffusion 2, 2.1 e XL. A ideia do projeto é ajudar desenvolvedores durante treinamentos, ajustes e disponibilização de inteligências artificiais

Similar é o MaxText, que reúne os modelos de IA de texto, Llama2, Mistral e Gemma, buscando facilitar escalar a implementação em computadores comuns até grandes servidores, reduzindo o trabalho da equipe técnica. 

O Jetstream também reúne modelos de IA de texto, mas neste caso, para buscar o máximo de eficiência durante a geração de resultados. Segundo a companhia, o Jetstream gera 3x mais inferência por dólar gasto do que outros motores, como o Cloud TPU. 

Por fim, o Optimum-TPU foi criado em parceria com o Hugging Face como um pacote otimizado para o PyTorch, ajudando a treinar modelos de IA com mais facilidade e desempenho utilizando TPUs.

Falando em TPU, sigla para Tensor Processing Units, esta é uma tecnologia de circuito integrado para aplicação específica desenvolvida pelo Google para acelerar cargas de trabalho de aprendizado de máquina. A companhia anunciou que o Google Cloud agora conta com uma nova versão, chamada Cloud TPU v5p, com desempenho entre duas a quatro vezes superior do que o anterior.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre Linux e tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!