Notícias

Como adicionar temas GTK em aplicações Flatpak

O surgimento das aplicações em Flatpak trouxe um grande número de vantagens, tanto para usuários domésticos quanto para desenvolvedores.

Os criadores “agora” podem empacotar os seus softwares em um formato que pode ser instalado em praticamente todas as distros Linux, enquanto os usuários podem instalar versões atualizadas dos seus apps favoritos até mesmo nas distros mais “conservadoras”, como o Debian.

Essas e muitas outras vantagens têm tornado este formato de distribuição de softwares cada vez mais popular, mas, como sempre, não existe software à prova de falhas.

Apps utilizando o tema incorreto?

Para poderem utilizar o tema GTK correto, os apps em Flatpak precisam que as versões corretas dos mesmos estejam instaladas no seu sistema. O problema é que, dependendo de qual tema você esteja utilizando, pode não existir uma versão em Flatpak do mesmo.

Desta forma a aplicação instalada terá que utilizar um tema diferente, destoando do restante do sistema.

Instalando temas GTK para os seus apps em Flatpak

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site Gnome Look e baixar o mesmo tema que você está utilizando no seu sistema.

Feito isso, abra a sua pasta “Home” (na maioria dos casos esta é a pasta inicial do seu gerenciador de arquivos), pressione “Ctrl + H” para exibir os arquivos ocultos e localize a pasta “.themes”. Caso não exista, basta criá-la.

pop os themes

Feito isso, rode o comando a seguir para dar permissão aos seus Flatpaks para utilizar os temas da pasta “.themes”.

sudo flatpak override --filesystem=$HOME/.themes

Agora cole a pasta do tema que você baixou no diretório “.themes” e, então, rode o comando abaixo substituindo MEUTEMA pelo nome da pasta do seu tema, aquele que você acabou de colar dentro de “.themes”.

sudo flatpak override --env=GTK_THEME=MEUTEMA
flatpak

Lembrando que o nome da pasta contendo o tema não deve conter espaços.

Por fim, caso a aplicação que estava utilizando o tema incorreto esteja aberta, feche-a e inicie-a novamente. Pronto, os seus apps em Flatpak já devem estar utilizando o tema correto.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!