Notícias

Fim do Google fotos Ilimitado

Os serviços do Google fazem parte do dia a dia de várias pessoas ao redor do mundo, seja através de um vídeo no YouTube, uma simples pesquisa na internet, ou quem sabe o sistema Android presente na maioria dos dispositivos móveis.

Um serviço bastante conhecido e utilizado por vários usuários da Google é seu aplicativo “Fotos” que vem instalado na maioria dos aparelhos Android e possui uma infinidade de recursos, incluindo o backup com armazenamento online, cuja capacidade“ilimitada”  chegou ao fim no início deste mês.

Se você utilizava esse recurso e quer saber o que mudar após o encerramento dele, prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o fim do Google Fotos.

Um recurso inovador

Bem, não sei vocês, mas posso garantir que eu já tive alguns álbuns com fotos impressas e até mesmo um CD (um tipo de “pendrive” redondo que não é regravável) com fotos da infância e eventos como o casamento dos meus pais e parentes.

pexels mati mango 4734714

Brincadeiras a parte, hoje eu posso dizer que não tenho metade destas fotos comigo, mas até hoje eu tenho acesso à primeira foto que eu tirei quando comprei meu primeiro Android em 2015.

O fato de existir um aplicativo que realizasse um backup em nuvem de forma gratuita e automática, sem que o usuário tivesse que realizar o upload manualmente (como ocorreu por algum tempo no software Picasa) era de fato inovador e conquistou o coração de várias pessoas.

Um dos principais motivos deste aplicativo ter se tornado tão popular (além de ser do Google), era o fato dele oferecer backup “ilimitado” para todas as suas fotos, contanto que ele pudesse alterar a resolução sem que a qualidade da imagem fosse perdida.

Como tudo no Google, nada é para sempre

Bem, o Google possui a fama de não ser uma empresa que mantém projetos por muito tempo (como visto no Orkut e Google+) e após alguns anos, o backup ilimitado iria ter algum limite, já que vários recursos são gastos para manter suas fotos no ar.

A mudança anunciada pela empresa é de que todas as fotos e vídeos que forem enviados a partir do dia 1º de junho de 2021 irão consumir o armazenamento padrão de 15GB disponível em seu Google Drive.

Se você possui fotos e vídeos que foram enviados durante o período anterior a esse, não precisa se preocupar, estes arquivos não irão ocupar o seu armazenamento gratuito.

Quanto tempo de armazenamento eu tenho?

Alguns usuários possuem uma frequência de backups alta, enquanto outros nem tiram tantas fotos assim.

Para que os usuários tenham uma estimativa de quanto do armazenamento do Google Drive é utilizado para backups de fotos, a empresa desenvolveu uma ferramenta que mede quanto tempo o usuário terá “espaço livre” para realizar os backups de mídias, que pode ser acessado no site do Google Fotos.

Economizando espaço

Para te ajudar a economizar o precioso espaço no Google Fotos, o Google está lançando uma ferramenta que é capaz de identificar:

  • Vídeos e fotos que ocupam bastante espaço;
  • Imagens borradas ou fora de foco;
  • Capturas de tela enviadas de forma automática.

Esse recurso pode te ajudar bastante caso você esteja excedendo o seu armazenamento no Google Drive, além de permitir manter seu backup mais organizado e com menos arquivos desnecessários.

Outra mudança que você pode realizar é alterar o backup para fazer o upload das imagens no modo “Storage Saver” (economizador de espaço em tradução livre), ao invés do modo original.

Vale dizer que o modo economizador de espaço irá comprimir suas imagens para que tenham resolução maior que 16 megapixels e os vídeos serão comprimidos para até FullHD 1080p.

Existe uma boa alternativa ao Google Fotos?

Alguns usuários podem estar pensando em migrar de aplicativo, porém, essa tarefa pode ser bem mais complexa do que parece. Embora o Google Fotos seja muito utilizado para backups, ele vai muito além, trazendo inúmeras funções, como, por exemplo:

  • Compartilhamento de álbuns e fotos com outros usuários, de forma automática;
  • Organização cronológica de imagens, como um aplicativo de galeria;
  • Criação de montagens, animações e pequenos filmes;
  • IA que reconhece locais, pessoas e até mesmo formas de como a imagem foi capturada, separando-as para que o usuário possa encontrá-las através da ferramenta de busca.

Caso você não precise dos recursos citados acima e esteja disposto a migrar para outra plataforma, algumas opções são os serviços de armazenamento como o OneDrive, Apple iCloud, MegaSync, Dropbox, entre outros.

Caso você deseje se manter no Google Fotos e necessitar de mais espaço, a empresa fornece pacotes de armazenamento por um valor bastante atrativo, com planos a partir de R$ 6,99 (seis reais e noventa e nove centavos).

Você utiliza o Google Fotos? O que achou do fim do armazenamento ilimitado? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos