NotíciasResumo

Fedora 33 está entre nós – #16 Diolinux News

A semana que passou tivemos um grande lançamento que movimentou o mundo do open source. Chegamos ao “esplêndido” décimo sexto “Resumão da Semana”!, com destaque para o lançamento do Fedora 33. E como não poderia deixar de ser, traz os melhores assuntos do mundo da tecnologia, jogos, hardware, open source e Linux, com credibilidade e confiança que vocês sempre gostam.

Resumo da Semana ou Diolinux News

Se por acaso, você perdeu a décima quinta edição, pode conferir aqui. Esse Resumão da Semana cobre o período do dia 24 até o dia 30 de outubro.

Como sempre comentamos, pode ser que parte das notícias que vamos apresentar aqui você já tenha visto “em algum lugar”, talvez em uma das nossas lives (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana 😀.

Mundo Linux, Distros e derivados

Aqui no mundo das distros Linux tivemos o tão aguardado lançamento do Fedora 33, que trouxe como novidade o BTRFS como sistema de arquivos por padrão, o novíssimo GNOME 3.38, o Kernel 5.8, o Mesa Driver 20.2.1 e o driver da NVIDIA na versão 455.28. Tivemos este artigo cobrindo as novidades e este outro mostrando como atualizar o seu Fedora, muito bom por sinal.

fedora33 lancamento 1

Tivemos também o lançamento do Pop!_OS 20.10, que seguindo o seu sistema “irmão” Ubuntu 20.10, também trouxe as mesmas melhorias “por debaixo do capô”. A novidade fica por conta do suporte a monitores externos para quem tem notebook híbrido. 

Falando no Ubuntu, já tivemos disponibilizado tanto o cronograma quanto o codinome da próxima versão do sistema, que será Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo. As matérias falando sobre você pode conferir aqui e aqui respectivamente.

NomeDefinidoDoUbuntu2104HirsuteHippo

Mundo projetos Open Source

Youtube-dl barrado no GitHub pelo DMCA

Tivemos uma polêmica que agitou a comunidade open source essa semana. A remoção da ferramenta Youtube-dl lá no GitHub, esse que por sua vez é de propriedade da Microsoft. A remoção veio depois que o site recebeu uma “cartinha” das autoridades norte-americanas, com a famosa lei DMCA (Digital Millennium Copyright Act) sendo aplicada. Para maiores detalhes, temos essa matéria cobrindo o assunto.

ytdl 800x450 1

Laptops Híbridos AMD e ZeroRPM com novidades no Linux

Sim galera, o mundo das híbridas não é somente composto por Intel+NVIDIA, temos também o mundo AMD (que eu ainda não fui inserido e desafiado 😁😂), que tinha um problema muito “chato” acontecendo com quem tinha modelos da arquitetura Renoir. Esses laptops estavam apresentando alto consumo de energia e assim ocasionando travamentos depois de saírem do estado de suspensão. O erro foi corrigido e já incorporado ao driver AMDGPU (que já vai no Kernel Linux)

Outra novidade é o ZeroRPM finalmente ter chegado ao Linux, tecnologia presente nas GPUs mais recentes que utilizam arquiteturas a partir da série Polaris. Essa tecnologia já estava presente no Window 10 e agora chega também ao Linux. Basicamente deixa as fans desligadas até que a temperatura atinja um determinado valor e assim sendo colocadas para funcionar.

O link da matéria completa abordando os dois temas, você confere aqui.

Wine 5.20

Tivemos mais um lançamento da ferramenta de compatibilidade Wine  (“Wine Is Not an Emulator”) chegando na versão 5.20 e trazendo algumas novidades como: esforços redobrados em cima dos servidores de criptografia DSS, Uma série de correções para a não exibição da janela do RichEdit, suporte para callbacks do FLS e redimensionamento da janela de um novo console host.

Alguns bugs também foram corrigidos como : vários games tinham um mal funcionamento no input do mouse, causando invisibilidade do cursor do mouse (Chronology, Mount & Blade II: Bannerlord); CPU-Z 1.92 travando na inicialização; Vários games tendo a movimentação do mouse quebrada “Broken” (Alan Wake, Hard Reset, Battlefield 3, Watch Dogs, Sniper Elite V2 Remastered) e The Sims Complete Collection estavam com a apresentação da intro travando.

Mundo dos Games

Como estamos chegando perto do Halloween (dia 31/10) as duas maiores empresas do ramo, Epic Games e Steam, resolveram entrar na brincadeira e fazer as suas promoções relacionadas ao tema.

Jogos grátis

Começando com a Epic Games, no tradicional período em que ela disponibiliza dois games de graça na sua loja, os jogos escolhidos seguiram a temática do “Halloween”. Os jogos são Blair Witch (Bruxa de Blair) que é inspirado no filme de mesmo nome de 1999 e o Ghostbusters: The Video Game Remastered também inspirado no filme clássico Ghostbusters (OS Caça-Fantasmas) lançado em 1984. Os jogos ficam “de grátis” até o dia 05 de novembro de 2020 até às 13:00. Uma menção aqui, o jogo Blair Witch tem na Steam que custa R$57,99 e no ProtonDB ele ta como Borked (não funciona), mas os relatos são de 7 meses atrás, então se você quiser testar o game no Linux, tenha em mente que ele pode ou não funcionar.

Captura de tela de 2020 10 30 13 26 19

Na Steam, temos uma sessão exclusiva para o período. A página é “Promoção de Dia das Bruxas do Steam”, que vai do dia 29 de outubro até o dia 05 de novembro de 2020 até as 15hrs (horário de Brasília). O link da página para você acessar é este aqui.

Captura de tela de 2020 10 30 00 21 40

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades bem interessantes! E você aproveita aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Ubisoft lança novo serviço para unificar contas e conquistas dos seus usuários. O novo serviço vai se chamar Ubisoft Connect e você confere aqui o nosso post falando sobre.
  • Uma tão aguardada versão para Linux do app de geradores de códigos aleatórios, o 1Password, agora conta com suporte oficial para o sistema, em fase Beta. Para mais detalhes você pode conferir aqui a nossa cobertura.
  • Se você tem uma empresa e usa o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes, fique de olho nessas novidades que podem chegar na versão voltada para o meio empresarial do WhatsApp. Todas essas novidades você confere aqui.
  • A ferramenta para buscas de preços do Google, o Google Shopping, veio com várias novidades para os consumidores neste final de ano, principalmente para os períodos de Black Friday e Natal. Você confere quais novidades a ferramenta terá neste post aqui.
  • Para forçar mais ainda os usuários comuns a migrarem para o Microsoft Edge, a gigante de Redmond começara uma migração “forçada” de quem ainda usa o Internet Explorer, tirando mais de mil sites da compatibilidade do navegador. A matéria completa você confere aqui.

Por fim, tivemos uma matéria super bacana do editor Carlos (conhecido como Carlinhos), abordando porque a distro da empresa System76, o Pop!_OS, ficou tão popular e famosa nos últimos tempos. Vale a pena a leitura.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que houve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!