Mais de 8 mil emuladores de Nintendo Switch foram derrubados
Notícias

Mais de 8 mil emuladores de Nintendo Switch foram derrubados

A Nintendo é incansável na luta pela defesa de sua propriedade intelectual, e como quem faz, consegue, ela derrubou mais de 8 mil repositórios no GitHub de emuladores de Nintendo Switch. Entretanto, há quem permaneça fora do radar da Big N. Hoje, entenderemos qual foi o critério para essa grande ação, quem ficou de fora e porque isso aconteceu.

8 mil cabeças da Hidra cortadas, menos algumas

Sejamos diretos, o critério da derrubada de emuladores pela Nintendo, foram todos baseados no código-fonte do Yuzu. O Yuzu é um emulador de Nintendo Switch com código aberto que fez muito sucesso, mas chamou atenção da fabricante de videogames possivelmente por, em canais oficiais, endossar a pirataria de certos jogos.

O Yuzu sofreu um processo jurídico pela Nintendo que foi fatal, os desenvolvedores admitiram que agiram fora da lei, pagaram indenização, entregaram todos seus endereços na web relacionados ao projeto para a Nintendo e se comprometeram a nunca mais se envolver no desenvolvimento de emuladores de videogames da empresa.

Ainda não sabemos qual será o impacto desse precedente para os demais emuladores, mas tem o potencial de fechar ainda mais o cerco contra a prática. Entretanto, por ter o código aberto, o Yusu acabou se protegendo contra seu fim – vão-se os desenvolvedores, permanece o software para quem quiser seguir seu legado.

Antes do repositório oficial do Yuzu ser deletado do GitHub, ele foi baixado por outras pessoas e elas publicaram com outros nomes, com modificações, ou até mesmo exatamente como era, tanto no próprio GitHub, quanto em outros sites.

A Nintendo percebeu o problema, entrou com uma ação baseada na lei norte-americana DMCA, aceita em grade parte do mundo, contra o GitHub, e numa tacada só, conseguiu derrubar 8.535 repositórios de emuladores de Nintendo Switch com código-fonte baseados no Yuzu. Mas isso não significa que todos desapareceram.

Quais códigos-fonte de emuladores de Nintendo Switch restaram?

Emuladores de Nintendo Switch não baseados no Yuzu estão sobrevivendo, um exemplo é o Ryujunx. Talvez eles tenham alguma estratégia para se manterem fora de vista melhor. Além disso, há um emulador baseado no Yuzu que está demonstrando ter um planejamento bem embasado, o Suyu.

Inicialmente, o repositório do Suyu foi mantido no GitLab, mas rapidamente a plataforma o excluiu, evitando problemas posteriores. Então eles decidiram dobrar a aposta no código aberto e criaram seu próprio repositório Git, utilizando o Forgeio.

Com um repositório auto-hospedado, uma nova marca, moderação rígida em seus meios de comunicação oficiais, nenhum meio de colaborar financeiramente com o desenvolvimento e a remoção de chaves de firmware, o Suyu tem resistido.

Para além dos emuladores

Não apenas emuladores de Nintendo Switch sofrem com ações recentes da Nintendo. O jogo Garry’s Mod precisou remover vários conteúdos criados pela comunidade no Steam Workshop, baseados em personagens da empresa japonesa.

Todos os conteúdos do tipo ficaram indisponíveis por lá, então nada de jogar Garry’s Mod com o Mario, o Link, a Zelda, ou a Kangaskhan.

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo da tecnologia e do open source, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!