EditorialNotícias

Diolinux completa 10 anos – Comunidade Pinguim!

Hoje o Diolinux completa 10 anos. 

Essa é quarta vez que eu tento começar este texto, já escrevi diversos parágrafos e apaguei. Ao que me parece, não existe uma forma certa de lidar com algo com que se está sentimentalmente ligado dessa forma.

Uma década é tempo demais, e para mim, quando se trata do Diolinux, ainda assim parece que foi que ontem que eu escrevi o meu primeiro artigo de dois parágrafos. 

O projeto que começou de forma amadora, mas acabou se tornando grande parte da minha vida profissional. É até difícil me imaginar acessando a internet sem ter o Diolinux para me expressar, ou para compartilhar informações.

Eu fico feliz em ver que, o mesmo sentimento que eu tinha há 10 anos em relação ao compartilhamento de conhecimento, de torná-lo acessível, continua existindo até os dias de hoje, dessa vez, claro, com ajuda de muito mais pessoas que tornam tudo isso possível.

Um novo posicionamento

Apesar de sermos uma empresa há alguns anos, é natural que ela reflita aspectos da personalidade das pessoas envolvidas, e como eu estive pessoalmente ligado a ela durante todo esse período, de certa forma, o Diolinux tem muito da minha personalidade, porém, as coisas estão mudando.

Atualmente, o nosso feliz crescimento faz com que uma única pessoa não seja mais o suficiente para criar essa ponte de informações e amizade entre o projeto e as pessoas dessa comunidade pinguim, como carinhosamente chamamos os que nos acompanham há tanto tempo.

Não faz muito tempo, toda a equipe do Diolinux se reuniu para conversarmos sobre aspectos técnicos do projeto, mas também, sobre os aspectos filosóficos. E, apesar te praticarmos tudo isso há vários anos, nunca nos ocorreu dizer em voz alta quais são os nossos objetivos.

Talvez, porque leve 10 anos para entender o que você realmente faz. Talvez, até mais. Mas estamos cientes de uma coisa: Tecnologia Transforma. Ela transformou a minha vida,  sei que transformou a vida de inúmeras outras pessoas. Tenho certeza de que continuará transformando.

Da mesma forma que aconteceu conosco, ter acesso à informação, à tecnologia, ter a mente aberta para novas experiências e entender o nosso papel como agente de mudança em nossa sociedade, é um entendimento extremamente importante para qualquer pessoa.

Nossa missão é te ajudar a construir um mundo melhor através de tecnologia, e para isso, não podem existir pré-conceitos contra ferramentas de nenhum tipo, não deve haver discriminação de qualquer tipo. Só o ser humano com ajuda de suas ferramentas pode construir um futuro melhor, com mais liberdade de conhecimento e escolhas.

A comunidade pinguim 🐧

Pinguins são seres extremamente curiosos e particulares. Sim, o pinguim (Tux) é o símbolo do Linux também, um dos assuntos que mais abordamos aqui durante este tempo todo, mas ele, na verdade, representa muito mais do que isso.

Comunidade Pinguim - Diolinux

Eles são muito versáteis, como qualquer amante de tecnologia deve ser,  e alguns são super ágeis nas águas, são muito fiéis e companheiros, como toda boa comunidade deve ser. E algo que é apreciado em qualquer amizade duradoura: eles enxergam muito bem em águas turvas ou escuras, o que é essencialmente para poder “ver além”, e dadas as condições, eles conseguem viver em quase qualquer ambiente.

Pinguins tem tamanhos e cores diferentes, e ainda que não realmente voem, isso não os impede de sucederem com seus objetivos dentro de sua sociedade.

Eu diria que tive a sorte de ser rodeado por “pinguins” a minha jornada toda. Pessoas que me deram apoio, me aconselharam, colocaram a mão na massa e ajudaram a construir a empresa que temos hoje, uma empresa de mídia e educação, que leva a transformação através da tecnologia para as pessoas.

O grande problema de agradecimentos é acabar deixando alguém de fora, são incontáveis as pessoas que participaram deste projeto ao longo dos 10 anos, direta ou indiretamente. Então eu me refiro a você que já participou do Diolinux de alguma forma durante essa década maravilhosa, muito obrigado! A seu tempo, tenho certeza que as suas contribuições fizeram toda a diferença.

Naturalmente, um agradecimento especial para as pessoas que hoje formam a equipe do Diolinux e estão no projeto neste marco tão importante. 

Sei que eu comecei o projeto, mas seria uma pena se um dia ele acabasse comigo, por isso, hoje temos pessoas que compartilham da nossa missão como empresa e projeto, para garantir que possamos fazer mais aniversários como este.

Somos todos codependentes, membros da equipe, membros da comunidade, pinguins, unidos por uma única causa, fazer do mundo um lugar melhor através de conhecimento e tecnologia.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!