Deepin 23 recebe UOS AI 1 5 será que agora funciona
Notícias

Deepin 23 recebe UOS AI 1.5: será que agora funciona?

A equipe do Deepin segue em busca de surpreender com atualizações significativas, e a mais recente versão 1.5 do UOS AI, presente no Deepin 23, promete mudar a maneira como interagimos com o sistema. Esta nova atualização trouxe aprimoramentos potencialmente notáveis na funcionalidade de IA, que agora conta com as ferramentas UOS AI FollowAlong e UOS AI Writing, além de melhorias no assistente do sistema.

No entanto, é importante relembrar que nossa experiência anterior com o UOS AI teve uma grande lacuna. Durante os testes com versões anteriores da IA no Deepin, percebemos algumas limitações que nos impossibilitaram de realmente utilizá-la. Será que amadureceu o suficiente para merecer uma nova chance? Exploremos as novidades.

Novas Funcionalidades

Com a versão 1.5, o UOS AI destaca duas novas funcionalidades: o UOS AI FollowAlong e o UOS AI Writing. Essas ferramentas visam simplificar o dia a dia do usuário, oferecendo mais interatividade e automatização para tarefas comuns.

UOS AI FollowAlong: ao alcance de um toque

O UOS AI FollowAlong promete ser uma das funções mais úteis da IA no Deepin 23, ajudando o usuário a navegar com mais facilidade entre diferentes aplicações e conteúdos. A ideia é simples: ao selecionar um texto em uma página da web ou editor, a função é ativada automaticamente, oferecendo resumos inteligentes, traduções ou respostas mais profundas.

Deepin 23 recebe UOS AI 1.5: será que agora funciona? 3
Imagem: Deepin

Isso é especialmente útil em situações onde é necessário lidar com grandes volumes de informação ou superar barreiras de idioma. Por exemplo, ao selecionar um parágrafo longo, o UOS AI FollowAlong pode gerar um resumo rápido, destacando os pontos mais importantes. Além disso, ele pode fornecer explicações detalhadas de termos ou contextos, agindo como uma “enciclopédia” no sistema.

UOS AI Writing: Criatividade automatizada ao seu alcance

Outra função interessante introduzida no Deepin 23 é o UOS AI Writing, que visa facilitar a criação de textos. Com um simples atalho (Super+espaço), o usuário pode ativar a função em caixas de texto em algumas aplicações. O UOS AI Writing oferece diversos modelos de escrita, desde artigos e relatórios até esboços e projetos criativos.

Deepin 23 recebe UOS AI 1.5: será que agora funciona? 5
Imagem: Deepin

Essa funcionalidade pode ser particularmente útil para quem trabalha com produção de conteúdo ou frequentemente precisa lidar com relatórios e textos técnicos. O uso de modelos automatizados promete eliminar barreiras criativas, permitindo ao usuário focar no conteúdo principal, enquanto a IA auxilia na organização e estruturação.

Melhorias na Experiência de usuário

Além das novas funcionalidades, o UOS AI 1.5 traz diversas melhorias de experiência para o usuário. O Personal Knowledge Assistant e o Deepin System Assistant agora suportam citações rastreáveis, garantindo maior rigor nas respostas. Isso pode ajudar em contextos mais técnicos ou acadêmicos, onde a precisão é fundamental.

A preservação do formato original de conteúdo, como códigos e outros elementos importantes, também foi aprimorada. Isso significa que, ao solicitar uma explicação ou resumo de um trecho específico, o formato deverá ser mantido.

Por fim, a segurança dos dados foi fortalecida com o suporte a modelos de implantação privada, incluindo a possibilidade de integração com serviços de grandes modelos preditivos, como os oferecidos pelo OpenAI, Baidu e Xunfei. A inclusão de suporte para modelos locais também oferece maior flexibilidade para quem deseja uma solução offline e segura. Ainda assim, pode ocorrer das funcionalidades próprias do sistema só funcionem com o modelo original do UOS AI.

O que mudou na prática para nós?

Em nossa última análise do UOS AI, mencionamos alguns desafios significativos. A distro exigia dados e documentos que apenas chineses possuem, além das instruções de uso estarem disponíveis apenas em chinês. Sendo assim, demos uma nova chance de testar a IA da distro.

Para isso, fizemos uma instalação do zero em uma máquina virtual, a princípio, o UOS AI seguia inoperante para nós. Após uma longa atualização dos aplicativos, demos uma nova chance, e o resultado?

Dessa vez, ao menos a IA do Deepin funcionou sem muitos problemas. Agora conseguimos incluir a API gratuita do Gemini para testar. Mantendo uma conversa simples, como faríamos pelo próprio site do Gemini, ele funciona perfeitamente. Entretanto, ao tentar utilizar os assistentes do sistema, quando funcionam, oferecem respostas em chinês.

Deepin 23 recebe UOS AI 1.5: será que agora funciona? 6

Embora a princípio não tão funcional para nós brasileiros, ao menos a atualização já dá um “gostinho” do que o sistema oferece. Talvez com algumas configurações mais técnicas seja possível deixar o UOS 1.5 totalmente em português.

Deepin 23 recebe UOS AI 1.5: será que agora funciona? 7

UOS AI merece uma nova chance?

Com tantas melhorias e promessas de um desempenho mais eficiente, será que o UOS AI 1.5 finalmente está pronto para ser uma ferramenta indispensável no Deepin 23? Deixe-nos saber o que você acha nos comentários! 

Você ama tecnologia e Linux? Mostre ao mundo no melhor estilo do pinguim com nossas estampas exclusivas!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!