Hoje, no Diolinux News, conheça uma possível nova linha de chips para inteligência artificial, o fim do 2G e 3G no Brasil, mudanças de regra no upgrade do Windows e mais!
Chips da OpenAI
OpenAI, empresa dona do ChatGPT e Dall-E está cogitando desenvolver seus próprios chips, em busca de diminuir os custos de processamento.
Atualmente, mais de 80% do mercado de GPUs para inteligência artificial, está nas mãos da NVIDIA, promovendo-a ao patamar de empresas que valem mais de 1 trilhão de dólares. Manter uma IA generativa é custoso, gerenciar a produção dos próprios chips promoveria estabilidade na oferta.
Ainda nada foi decidido. Segundo a Reuters, a OpenAI considera: comprar uma fabricante de chips; desenvolver seu próprio chip; ou até mesmo trabalhar próxima a alguma fabricante.
Fim do 2G e 3G
Em breve, poderemos ver o fim do 2G e do 3G no Brasil. A Anatel discute a possibilidade de desligar essas duas redes até 2028, liberando faixas entre 800MHz e 1,8GHz para tecnologias mais modernas, como o 4G e 5G.
Segundo Vinícius Caram, superintendente na Anatel, a rede 2G hoje em dia é utilizada principalmente por internet das coisas e M2M, como maquininhas de cartões.
Fim do upgrade gratuito do Windows 7 e 8
Você se lembra quando a Microsoft anunciou o Windows 10 e liberou o update gratuito do Windows 7 e 8 para a nova versão sem nenhum custo adicional? Originalmente, ficaria disponível por apenas 1 ano, encerrando em julho de 2016. Mas curiosamente ele ainda é válido, mesmo depois do lançamento do Windows 11.
Não por muito tempo; a Microsoft anunciou o fim dessa possibilidade, ainda sem data definida. Se você ainda tem uma chave do Windows 7 ou 8, a hora de fazer o upgrade chegou. A empresa também deixou claro que os upgrades do Windows 10 ao 11 seguem gratuitos.
Bottles Next
Já ouviu falar no Bottles? É uma aplicação que promete facilitar o uso do Wine, rodando jogos e softwares de Windows no Linux, desenvolvido por Mirko Brombin, também responsável pelo Vanilla OS.
Nesta semana ele anunciou o próximo passo da aplicação: o Bottles Next. A ideia é facilitar o uso da ferramenta para novos usuários, além de trazer infraestrutura para expandir a plataforma.
Agora a arquitetura é dividida em 3 partes diferentes: cliente, a interface na qual você interage, o servidor local, e o agent que conversa diretamente com o Wine.
O cliente receberá um redesign completo, agora desenvolvido em Electron e VueJS 3, permitindo que o Bottles também seja lançado para macOS. Para quem preferir, a edição GTK continuará sendo distribuída. Na verdade, com a nova arquitetura, fica ainda mais fácil para qualquer pessoa desenvolver um front end.
Haverão dois modos de uso:
- Classic Mode, a mesma maneira como funciona hoje, mas com algumas funcionalidades novas
- Next Mode, recomendado para quem busca uma experiência mais fácil, onde tudo o que você instalar será gerenciado pelo próprio Bottles.

Ainda não há data de lançamento, provavelmente ainda levarão alguns meses para a gente ver alguma novidade mais concreta.
Diolinux Ofertas
Agora, em nosso site, você encontra uma nova página de ofertas, onde listamos produtos mostrados em vídeos, como CPU, GPU, monitores e periféricos, junto a outras recomendações!
Por lá, ainda pode conferir o setup de toda a equipe do Diolinux, com produtos que utilizamos no dia a dia!
Tiling no novo Cosmic
No final de setembro, a System76 liberou mais novidades sobre o novo COSMIC, interface do Pop!_OS.
Uma das funcionalidades mais populares do Pop!_OS é a sua ferramenta de tiling. A ideia é que a interface não fique no seu caminho, para que você foque no que realmente é importante.
Com um atalho de teclado, você poderá entrar no modo de “troca de janela”, permitindo modificar a posição da janela mais rápido e fácil.

Também trouxeram algumas adições visuais que, apesar de pequenas, ajudam a manter o sistema mais confortável de utilizar. Os ícones simbólicos têm tamanhos e cores que consideram o contexto de onde foram aplicados. A cor dos ícones será determinada pelo tema do usuário.
Para quem possui trackpad, o Cosmic também tem suporte para gestos, como a pinça para zoom em programas suportados.
As configurações de painel foram implementadas, você poderá customizar tudo. Dá para alterar a posição dos painéis, se será oculto ou não, o tamanho e até mesmo o nível de transparência.
Thunderbird 115 no Ubuntu LTS
Já faz tempo que falamos sobre o redesign trazido pelo Thunderbird 115. Se você for usuário do Ubuntu 20.04 ou 22.04, finalmente poderá aproveitar essas novidades pelo repositório da distro.

Já era possível utilizar a versão em flatpak no Ubuntu, mas para quem prefere usar do próprio repositório, finalmente chegou a sua vez!
PS5 Slim
A Sony acabou de anunciar o seu “PS5 Slim”. Ele não tem esse nome oficialmente, mas o visual é bem parecido com a versão original, agora as placas laterais são divididas em quatro, e a versão digital permite adicionar um leitor de Blu-Ray.

Essa nova versão tem uma redução de volume de mais de 30%, pesando entre 18% e 24% menos que o anterior. Ele não vem com um suporte para deixar o console de pé, caso você queira, precisará comprar separadamente por 30 dólares.
O novo PS5 tem o mesmo poder de processamento e roda os exatos mesmos jogos que a versão oficial. Ele vem com um SSD de 1TB e deverá substituir completamente a edição original.
Pretendo
A Nintendo declarou que em abril de 2024, o 3DS e o Wii U finalmente terão seus serviços online encerrados. Mas e se eu te disser que esses consoles podem ser salvos pelo open source?
Pretendo é basicamente uma reposição grátis e de código aberto dos servidores tanto do Wii U quanto do 3DS.
Apesar disso, o projeto ainda não está completo. Segundo a própria Pretendo, ele está em 67%, a área de amigos e o chat do Wii U já estão prontos, com todos os outros elementos a caminho.
Promoção da semana
Se você curte programas de reforma de casa, no jogo House Flipper, você precisa comprar, consertar e reformar casas em estado deplorável. Depois, poderá vender mais caro para lucrar!
O jogo está com 90% de desconto no Steam, saindo por menos de 8 reais. É possível jogar no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, ele tem ranking platina no ProtonDB.
Se quiser receber mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.