NotíciasVídeo

Sam Altman retorna ao cargo de CEO da OpenAI, iMessage interoperável

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Nesta semana, no mundo da tecnologia e do Linux: após conflitos entre funcionários e conselho administrativo, Sam Altman retorna ao cargo de CEO da OpenAI, entenda a decisão da Apple de tornar o iMessage interoperável, além de novidades de vários projetos de código aberto.

Reviravolta com CEO da OpenAI

OpenAI, empresa desenvolvedora de inteligências artificiais, responsável pelo ChatGPT e Dall-E, tem passado por um período conturbado. Na sexta-feira (24), foi repentinamente anunciado que Sam Altman deixaria o cargo de CEO da empresa. O motivo alegado foi que ele não se comunicava de forma adequada com o conselho administrativo. Até então, Mira Murati, CTO da empresa, seria a CEO interina da OpenAI.

Porém, a demissão foi mal aceita dentro da empresa, revoltando funcionários de todos os níveis. Um deles, Greg Brockman, co-fundador da empresa, anunciou a sua rescisão em solidariedade ao Sam Altman. Além disso, quase todos os 770 funcionários assinaram uma carta pedindo a recontratação do Sam Altman, ameaçando se demitir.

Pouco depois, Satya Nadella, CEO da Microsoft, empresa detentora de 49% da OpenAI, anunciou que contrataria Altman para coordenar um novo grupo independente dentro da empresa, focado em inteligência artificial.

Contudo, no último dia 21, Sam foi readmitido pela OpenAI e o conselho reestruturado, aumentando de 4 para 9 membros, com maior participação da Microsoft, onde apenas um antigo integrante será mantido. O acordo para a mudança, envolve uma investigação independente para entender a demissão do executivo.

Nothing Chat e iMessage interoperável

Nos Estados Unidos, o iMessage da Apple é um dos aplicativos de mensagem mais populares do país. Ao conversar de iOS para iOS, a mensagem é enviada por um protocolo da própria Apple, e a bolha de mensagem é azul. Conversando com alguém que usa Android, é utilizado o protocolo SMS, e a bolha de mensagem é verde. Com SMS, existem alguns problemas como a impossibilidade de marcar a mensagem como vista e os arquivos de mídia extremamente compactados, com baixa qualidade. Com esta diferença, os EUA há relatos de bullying com as pessoas da tal da “bolha verde”.

Uma empresa está tentando resolver esse problema: a Nothing, criadora do smartphone Nothing Phone, fez parceria com uma empresa chamada Sunbird para lançar o Nothing Chat, aplicativo de mensagens que em comunicação com Android, utiliza o protocolo RCS, mas com dispositivos iOS, se passa por um dispositivo Apple de fato.

Para isso, a Sunbird tem diversos servidores Mac Mini, onde os usuários devem se logar com a conta Apple, para encaminhar todas as mensagens, servindo como um túnel. Apesar da Nothing prometer que todas as mensagens são criptografadas e o aplicativo é seguro, assim que o aplicativo chegou na Play Store, especialistas já identificaram uma série de problemas de segurança, inclusive URLs que nem mesmo tinham SSL.

O aplicativo foi removido da Play Store e só voltará quando resolverem todos esses problemas. Até mesmo a Sunbird precisou anunciar uma pausa nos seus serviços, até conseguir resolver todas as brechas de segurança.

Mas o problema ganhou outra via de resolução, pois a Apple anunciou que o iMessage receberá suporte ao protocolo RCS no próximo ano. O protocolo RCS é uma evolução do SMS, já utilizado por toda a indústria, menos a própria Apple, que deve resolver todos esses problemas que o SMS causava nas conversas. Neste caso, a única coisa que realmente permanecerá, é a tal da bolha verde.

Microsoft armazena dados no vidro

Quanto você tem de armazenamento sobrando no seu dispositivo? Já pensou em armazenar seus dados em um pedaço de vidro? É isso que a Microsoft está testando com o Project Silica, uma tecnologia focada para servidores.

Uma máquina grava os dados em marcações microscópicas num pedaço de vidro, que pode ser armazenado sem a necessidade de energia elétrica constante, uma maneira muito mais barata e sustentável de guardar grande quantidade de dados.

Quando os dados forem requisitados, a máquina acessa a placa de vidro específica, e lê as marcações, transformando em um dado que o ser humano consiga entender. Não sabemos como será a velocidade de leitura e gravação, apenas que os dados não poderão ser sobrescritos.

Firefox no GitHub

Um dos navegadores mais populares no mundo Linux, o Mozilla Firefox tem uma série de novidades. A primeira delas é focada para quem desenvolve o navegador. Para desenvolver o software, o pessoal da Mozilla utiliza atualmente o Mercurial. Mas isso pode mudar em breve, já que o desenvolvimento deve migrar para o GitHub.

O motivo é basicamente custo. Manter toda a infra do Mercurial além de trabalhosa, custa bastante para a empresa. Além disso, vários outros produtos da Mozilla já são hospedados no GitHub, então é uma mudança que faz sentido.

Ademais, o Firefox também traz novidades para os usuários, já que a versão 120 acabou de chegar com algumas funcionalidades novas. Agora, se quiser prender a janela Picture in Picture em um dos cantos, é só segurar o botão ctrl e mover a janela em direção a um dos cantos. 

Para os mais preocupados em privacidade, agora existe uma nova ferramenta de “copiar link sem rastreamento do site”. Ao clicar em um link com o botão direito, essa opção estará presente na lista, garantindo copiar o link sem um monte de códigos que rastreiam algumas informações do usuário que clicarem nele.

novo botão de copiar sem rastreamento do site no Mozilla Firefox

Vivaldi no Flathub

Um navegador tão cheio de funcionalidades, que para algumas pessoas pode ser considerado quase que como um sistema operacional completo, o Vivaldi está disponível para baixar no Flathub. Apesar disso, o pacote não é distribuído pela própria equipe do Vivaldi. Então se você prefere instalar da fonte oficial, vai precisar continuar baixando diretamente do site do navegador.

Atualização do Foliate

Foliate, um leitor de RSS para Linux, recebeu um update e agora traz uma série de funcionalidades novas. A primeira e maior delas é que foi reescrito do 0 para utilizar GTK4 e libadwaita, com isso ganhou uma interface renovada e melhor desempenho.

Por trás dos panos, agora o Foliate 3.0 utiliza uma biblioteca própria para lidar com arquivos ePub, o que melhora o tempo de abertura do programa e o uso de memória.

Jogo em promoção da semana

Aproveite a Promoção de Primavera no Steam! Até dia 28, haverão jogos com até 90% de desconto. Tem Diablo 4, Gotham Knights, Witcher 3, Tony Hawk e muito mais! Todos os jogos citados rodam no Linux sem problemas, através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!