Diocast

GNOME encheu o bolso e 2024 promete muito no mundo Linux – Diocast

Neste episódio do Diocast, conversamos sobre as novidades que o Fedora 39 trouxe para os usuários de Linux, após enfrentar alguns problemas no seu lançamento. O Fedora 39 teve que adiar sua data de lançamento devido a bugs no sistema de criação de mídias e no suporte para arquitetura ARM, o que gerou certa ansiedade na comunidade. Mas, felizmente, tudo foi resolvido e o Fedora 39 chegou com muitas melhorias e novidades.

Além do Fedora Workstation, a versão principal do Fedora, todas as outras spins também foram atualizadas, incluindo uma nova spin baseada no Budgie Desktop: o Fedora Onyx. Originalmente criado como parte do Solus OS, o Budgie Desktop é um ambiente gráfico moderno e elegante, que oferece uma experiência de uso simples e intuitiva, que conquistou seu espaço entre os utilizadores de desktop Linux.

Por outro lado, a fundação GNOME recebeu uma ótima notícia: ela foi reconhecida pelo Sovering Tech Fund como um projeto de infraestrutura de interesse público, o que lhe garantiu acesso a um fundo de 1 milhão de Euros. Esse dinheiro será usado para investir em diversas áreas do projeto GNOME, que é um dos principais projetos de software livre do mundo. O GNOME não é apenas um ambiente gráfico, mas também uma plataforma de desenvolvimento e uma comunidade de colaboradores muito ativa.

O trabalho que será possível graças a este investimento pode beneficiar não apenas o GNOME Desktop, mas todo o ecossistema Linux para desktop, pois eles estão envolvidos na criação de padrões compatíveis com o FreeDesktop e em diversas melhorias no kernel Linux, necessárias para suportar tecnologias como HDR e VRR.

E por fim, chegamos ao Wayland! O Wayland é um protocolo que define a comunicação entre o servidor gráfico e as aplicações. Ele é uma alternativa ao X11, que é o protocolo mais usado atualmente no Linux. O Wayland promete ser mais seguro, eficiente e moderno que o X11, mas ainda enfrenta alguns desafios para se tornar o padrão no desktop Linux. No entanto, muitos projetos e distros estão trabalhando para melhorar o suporte ao Wayland, e algumas já anunciaram que adotarão ele como padrão. As conversas na comunidade estão bastante aquecidas sobre esse assunto. Será que estamos vendo o “ano do Wayland” se aproximando? Nós damos nossa opinião sobre isso e muito mais neste episódio do Diocast!

Apoiadores deste episódio

StreamYard é um estúdio virtual que permite que você faça lives profissionais, interagindo com seus convidados e seu público nas principais redes sociais.

Escolha onde ouvir o Diocast

O Diocast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Você pode ouvir diretamente do Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, Deezer ou em vídeo, no Diolinux Labs e Spotify! Você também pode acompanhar os lançamentos em qualquer outro aplicativo utilizando o feed RSS.

Se preferir, também é possível ouvir diretamente no portal Diolinux através do player acima ou na página dedicada ao Diocast.

Participantes

Links Relevantes

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
187 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Diocast

Um papo de nerds sobre IA em desktops e o fiasco do Windows Recall - Diocast com Coisa de Nerd

Diocast

Essa Computex pode ter mudado o Desktop para sempre - Diocast

Diocast

App Showcase - Apps Essenciais para sua máquina - Diocast