cemu 2
Notícias

CEMU 2.0: emulador de Wii U é lançado e ganha suporte ao Linux

O CEMU é um emulador de Wii U que foi lançado em 2015 apenas para Windows, recentemente, o principal desenvolvedor do projeto revelou que, após cerca de 7 anos, o software finalmente terá o seu código aberto, lançado oficialmente para Linux.

As novidades do CEMU 2.0

Além da grande novidade que é o lançamento para Linux e o código se tornando livre, diversas outras correções de bugs e melhorias foram implementadas para a nova versão do CEMU, como:

  • Resolvido um “crash” que acontecia ao utilizar a decodificação de vídeo H264;
  • Corrigido um “crash” ao rodar o jogo “Call of Duty: Black Ops II”;
  • Resolvido um “crash” que ocorria quando o caminho para “Cemu.exe” contém caracteres unicode;
  • Melhorada a latência relacionada aos controles “wiimotes”;
  • Corrigido um bug que impedia o funcionamento dos modos online para jogadores da américa do norte e muito mais.

A lista completa pode ser encontrada (em inglês) no site oficial do CEMU.

Por que o código foi aberto e o CEMU 2.0 lançado para Linux?

Segundo o desenvolvedor e fundador do projeto, o crescimento acelerado do CEMU nos últimos anos torna o projeto impraticável para ser mantido por apenas uma pessoa. Com isso, o passo lógico seria abrir o código para possibilitar o desenvolvimento cooperativo do mesmo.

O desenvolvedor ainda revelou que tornar o software código livre e portá-lo para Linux sempre foi o plano, a longo prazo, para o projeto. Segundo o que foi dito, o desenvolvedor não pretende abandonar o projeto, mas, apenas diminuir o tempo dedicado ao mesmo.

Já é possível utilizar o CEMU 2.0 no Linux?

Embora o CEMU 2.0 já tenha sido lançado com compatibilidade com as distros Linux, o mesmo ainda não pode ser empacotado em um formato de fácil instalação. Isso significa que, atualmente, o software só pode ser instalado no Linux através de compilação manual.

Todavia, o desenvolvedor já afirmou estar trabalhando na distribuição do software em flatpak e appimage, o que deve tornar a sua instalação fácil em qualquer sistema Linux.

Um passo importante para o futuro do CEMU

É, certamente, muito bom ver mais um software de sucesso tendo o seu código aberto e sendo portado para as distribuições Linux. O desenvolvimento comunitário irá tirar o trabalho todo das “costas” de apenas uma pessoa e é provável que, a partir de agora, a evolução do CEMU seja acelerada de uma forma significativa.

Quais foram as suas impressões sobre as mudanças apresentadas no CEMU 2.0 e o que você pensa sobre softwares de Windows tendo o seu código e desenvolvimento abertos à comunidade?

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!