Canonical pretende abrir o capital da empresa

Canonical pretende abrir o capital da empresa

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, a empresa que desenvolve o Ubuntu, deu uma entrevista no OpenStack Summit comentando que está considerando um “IPO” para a empresa que tem atualmente capital fechado.

Canonical poderá abrir seu capital

A Canonical é uma empresa com pouco mais de 10 anos de mercado, foi financiada diretamente pelo seu criador, Mark Shuttleworth, o cara que foi pro espaço, voltou e pouco tempo depois criou o Ubuntu, é… tem muita história sobre esse cara.

Falamos bastante dele em nosso homenagem aos 10 anos de Ubuntu.

Na entrevista ele comentou que estava “inclinado a” abrir o capital da Canonical embora não tenha tomado a decisão final, ele alegou que a decisão não é só dele e que precisava conversar com toda a sua equipe, comentou também que a ideia estava sendo debatida internamente nos últimos meses.

Mark comentou que a ideia está em pauta pois agora a Canonical tem algo para mostrar ao mercado, investindo a cada dia mais em tecnologia, a empresa ainda não dá lucro por completo mas a sua solução OpenStack para computação em nuvem sim dá lucro, e muito.

A Canonical conquistou este mercado e conquistou várias grandes empresas do setor de tecnologia através de seus servidores e suporte, empresas como AT&T (Maior empresa de telecomunicações dos EUA), Walmart, Microsoft e VMware trouxeram suas soluções em nuvem para servidores que rodam Ubuntu.

Segundo seu comentário, Shuttleworth afirma que em 2014, 55% dos servidores OpenStack rodaram à partir do Ubuntu e que outras grandes empresas de telecomunicações de outros países estariam adaptando o Ubuntu neste momento.

Nem só de nuvem vive a Canonical

Apesar de ter ressaltado o sucesso absoluto neste segmento do mercado, o criador da Canonical afirmou que a empresa tem ambição de conquistar ainda mais um mercado diferente, investindo dinheiro e tempo em desenvolver tecnologias que vão acabar “no colo” de usuários comuns, desktops, Smartphones e “coisas” de maneira genérica, como as geladeiras com Ubuntu que mostramos há poucos dias.

Assim, enquanto Mark Shuttleworth não está pronto para anunciar ainda o IPO da Canonical, graças ao papel dominante da empresa na nuvem OpenStack será apenas uma questão de tempo até que isso aconteça.

Fonte


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
App brasileiro é premiado pela Google
Continue lendo

App brasileiro é premiado pela Google

A conferência anual para desenvolvedores, Google I/O, além de apresentar novidades do Android Q e novos aparelhos da Google. Também foi palco para prêmios e aplicativos inovadores. Entre várias aplicações, um app brasileiro destacou-se e foi um dos vários contemplados pela empresa.