Notícias

Canonical pretende abrir o capital da empresa

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, a empresa que desenvolve o Ubuntu, deu uma entrevista no OpenStack Summit comentando que está considerando um “IPO” para a empresa que tem atualmente capital fechado.

Canonical poderá abrir seu capital

A Canonical é uma empresa com pouco mais de 10 anos de mercado, foi financiada diretamente pelo seu criador, Mark Shuttleworth, o cara que foi pro espaço, voltou e pouco tempo depois criou o Ubuntu, é… tem muita história sobre esse cara.

Falamos bastante dele em nosso homenagem aos 10 anos de Ubuntu.

Na entrevista ele comentou que estava “inclinado a” abrir o capital da Canonical embora não tenha tomado a decisão final, ele alegou que a decisão não é só dele e que precisava conversar com toda a sua equipe, comentou também que a ideia estava sendo debatida internamente nos últimos meses.

Mark comentou que a ideia está em pauta pois agora a Canonical tem algo para mostrar ao mercado, investindo a cada dia mais em tecnologia, a empresa ainda não dá lucro por completo mas a sua solução OpenStack para computação em nuvem sim dá lucro, e muito.

A Canonical conquistou este mercado e conquistou várias grandes empresas do setor de tecnologia através de seus servidores e suporte, empresas como AT&T (Maior empresa de telecomunicações dos EUA), Walmart, Microsoft e VMware trouxeram suas soluções em nuvem para servidores que rodam Ubuntu.

Segundo seu comentário, Shuttleworth afirma que em 2014, 55% dos servidores OpenStack rodaram à partir do Ubuntu e que outras grandes empresas de telecomunicações de outros países estariam adaptando o Ubuntu neste momento.

Nem só de nuvem vive a Canonical

Apesar de ter ressaltado o sucesso absoluto neste segmento do mercado, o criador da Canonical afirmou que a empresa tem ambição de conquistar ainda mais um mercado diferente, investindo dinheiro e tempo em desenvolver tecnologias que vão acabar “no colo” de usuários comuns, desktops, Smartphones e “coisas” de maneira genérica, como as geladeiras com Ubuntu que mostramos há poucos dias.

Assim, enquanto Mark Shuttleworth não está pronto para anunciar ainda o IPO da Canonical, graças ao papel dominante da empresa na nuvem OpenStack será apenas uma questão de tempo até que isso aconteça.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!