NotíciasSistemas operacionais

7 dicas para melhorar o seu Inglês através do seu computador

Sabemos que o Inglês é a língua mais importante para o mercado de trabalho atualmente, e especialmente na área de tecnologia, entender e falar o idioma deixou de ser uma vantagem para ser uma obrigação. Hoje, iremos sugerir alguns hábitos que você pode mudar, que irão te ajudar a melhorar o seu Inglês.

De forma geral, aprendemos algo quando nos colocamos em constante contato com o nosso objeto de estudo. Se a intenção é aprender Inglês, é importante fazer com que qualquer lugar que você olhe, o idioma esteja presente, ou ao menos, em grande parte do seu dia.  

Mudar o idioma do seu smartphone

Pode parecer algo simples, mas mudar o idioma do seu smartphone para Inglês pode trazer muitas vantagens. Primeiramente, estar exposto à língua traz familiaridade e te faz aprender novas palavras. E com a presença do Google Assistente no Android e a Siri no iOS, é possível realizar algumas ações falando apenas em inglês.

O Smartphone está presente na maior parte do dia de muitas pessoas, e se tudo o que você for observar estiver em Inglês (ou grande parte estiver em Inglês), isso vai te ajudar a se habituar.  Para mudar a linguagem do seu dispositivo Android para Inglês é bem simples: basta entrar nas configurações, ir na opção Sistema, selecionar Idiomas e entrada e clicar na opção Idiomas. Feito isso, basta clicar em Adicionar um idioma e na lista procurar por English e depois selecionar a região de sua preferência, como Estados Unidos, Austrália ou Reino Unido.

Deixe seu Smartphone em Inglês

Mudar o idioma do seu desktop

Além de mudar o idioma do smartphone, alterar no desktop aumenta ainda mais a exposição com à língua. Se você não passa tanto tempo assim no Smartphone, mudar o idioma do seu sistema operacional no computador pode trazer maiores resultado. Este processo pode variar conforme o seu sistema operacional ou interface, então busque as informações referentes a isso com o suporte do sistema que você usa.

Idioma do Ubuntu

No Ubuntu, por exemplo, para alterar o idioma, é bem simples: primeiramente no menu superior direito, clique no botão de Configurações . Feito isso, basta selecionar a opção Região & idioma, e na opção Idioma selecionar Inglês de acordo com a região desejada. Simples, não?

Outra forma de fazer isso seria pesquisando no menu por “Idioma”, e a opção será exibida.

Praticar conversação

Praticar é a parte mais importante na hora de aprender o idioma, então para isso é muito importante perder a vergonha de falar. A parte complicada, é que, provavelmente você não tem algum fluente em casa para dialogar, e mesmo tenha, ainda assim, você vai acabar se habituando a falar com uma única pessoa, e é importante forçar um pouco mais, afinal, as pessoas falam de forma diferente e é importante entender e conseguir se comunicar com todos e não com apenas algumas pessoas.  

Conversar com as pessoas sobre assuntos diversos em Inglês é o que te traz realmente a famosa “fluência”, ao menos quando nos referimos à troca de informações. Você pode usar a tecnologia para te ajudar com isso.  

O Cambly é um site e aplicativo que conta com professores nativos de países de língua inglesa para todos os níveis, e muitos deles também falam Português, o que torna o processo ainda mais tranquilo.

Seleção de professores da Cambly

É possível praticar a qualquer hora do dia, já que o Cambly possui professores disponíveis 24 horas. Caso preferir, também é possível reservar um horário específico para a sua aula. Disponível através da web e de aplicativos para smartphone, você pode treinar a qualquer momento e em qualquer lugar. Baixe o aplicativo para Android ou iOS e experimente.  

Realizando um cadastro no Cambly com o código DIOLINUXBLOG você tem direito a uma aula inteiramente grátis para experimentar a plataforma. O Cambly também conta com aulas para crianças a partir de 3 anos através do Cambly Kids, e é possível experimentar uma aula de 30 minutos por apenas R$1,00!

Recentemente publicamos um vídeo no canal sobre essa temática e você pode conferir logo abaixo. Neste vídeo eu comento sobre como aprendi Inglês:

Ao experimentar o Cambly, percebi que existem muitas outras pessoas que estão em situações parecidas da minha, que precisam praticar com maior frequência a conversação. A interface do site é muito simples de utilizar, permitindo a pesquisa por experiências que você queira ter, como praticar conversação, praticar comunicação para apresentações mais formais, estudar hábitos e costumes de algum país ou local em específico.

Eu, por exemplo, procurei por pessoas da área de tecnologia, que eu sabia que teria mais em comum para conversar, como você pode ver no vídeo acima. As ferramentas disponíveis durante a conversa e também no pós, como a ferramenta de replay/review, são realmente importantes para te ajudar na experiência.  

Corre experimentar o Cambly, não perde essa oportunidade!

Consumir conteúdos em inglês

Uma estratégia que vai te ajudar muito a aprender inglês é a de consumir conteúdos neste idioma. Pode parecer uma medida simples (talvez por ser simples muitos subestimem), mas, assistir a séries e filmes com legendas podem te ajudar a aumentar o vocabulário e se acostumar com a pronúncia da língua. Quando estiver mais confiante, mude a legenda para inglês também, até finalmente conseguir consumir sem legenda alguma.

That '70s Show

Tente assistir algo que você gosta muito e não vai se importar de rever algumas vezes, assistindo uma vez com as legendas em Português, depois com as legendas em Inglês e finalmente sem legendas, você acaba se aprendendo a compreender mais facilmente o que está sendo dito, além de aprender novas palavras e a sua grafia.  

Ouvir músicas em Inglês

Ouvir músicas em Inglês também é uma ótima estratégia para aprender em casa (ou onde você estiver), o mesmo vale para podcasts. Para a melhor absorção da língua, acompanhe a tradução da música enquanto ouve. Isso vai deixar o seu vocabulário ainda mais rico!

Tradução do início da música "Patience" do Guns n' Roses

Inclusive, músicas em especial costumam ajustar o tom das palavras para que ocorram rimas eventualmente, ou tem algumas “licenças poéticas” e pronunciam as palavras ou conjugam verbos de forma “errada” propositalmente, então é bom ficar atento, no entanto, se você já for capaz de entender as músicas com facilidade, significa que a sua capacidade de ouvir e entender já está ficando aprimorada.  

Quando você se sentir mais confiante com a língua, um ótimo exercício é pegar uma música e tentar fazer a tradução dela apenas ouvindo. Após isso, compare com a letra original e a tradução para ver o quanto você acertou.

Mude os seus games para Inglês também

Aposto que muitos de vocês aprenderam suas primeiras palavras em Inglês com games, mesmo na época que nem faziam ideia do que elas significavam realmente, mas aprenderam pelo contexto, por exemplo, que o “Start” começava uma partida, e o “Quit” fechava a aplicação.

Red Dead Redemption 2 com legendas em Inglês

Hoje em dia, especialmente games com história, possuem também legendas em Inglês, e você pode tornar o seu tempo de diversão ainda mais rico se praticar o idioma enquanto joga. Games, diferente de músicas, vão prover, geralmente, um contexto para as palavras, o que te ajuda a entender melhor as coisas.

Uma forma de se comunicar com o mundo

O que torna o Inglês realmente interessante para mim, é que ele é uma forma de você se comunicar com o mundo todo, ou ao menos, a maior parte dele. Através da comunicação você literalmente tem várias portas abertas para oportunidades de trabalho, lazer e educação, que, de outra forma, você não teria acesso pleno.  

Apesar das vantagens claras, confesso que uma das coisas que me deixa mais satisfeito é entender o contexto das conversas nos conteúdos que assisto em Inglês, que são a maioria do meu dia, existem expressões e até mesmo piadas que não fazem o menor sentido ou nem tem a menor graça quando traduzidas, e não estou falando somente dos “tiras” nos filmes de ação, que aliás é um desses casos de tradução forçada.  

Fica como uma curiosidade para você que nunca se perguntou sobre isso: A palavra Inglesa geralmente usada nestas circunstâncias é “cops”, que significa “policiais”, porém, “cops” é uma palavra muito rápida para ser dita e na hora de fazer a dublagem para o Português brasileiro, falar “Policiais” tiraria muito o “lip sync”, ou seja, a sincronia labial, por isso a palavra “Tiras” foi escolhida, mesmo que ninguém nunca tivesse ouvido ou usado. Felizmente hoje em dia é algo mais histórico do que realmente usado, mas isso é só um exemplo.  

Aproveite as oportunidades e faça pequenos ajustes, isso vai te ajudar a ficar melhor no Inglês aos poucos.  

See you later, folks!  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!