diolinux analise de tv boxes revela virus
Notícias

Perigo: análise de TV boxes vendidas no Brasil revela múltiplos vírus

Os sistemas operacionais inteligentes como o Android embarcados em TV Boxes estão cada vez mais presentes em nossa vida cotidiana – a facilidade de uso, ampla disponibilidade de aplicativos e a capacidade de se adaptar a diversos tamanhos e tipos de tela tornam os dispositivos inteligentes mais acessíveis, mais flexíveis, e capazes de oferecer mais recursos quando comparados aos modelos tradicionais. 

No entanto, para algumas categorias, o custo extra na compra da versão smart pode ser difícil de tolerar, como as smart TVs que podem chegar a custar mais de mil reais a mais que os modelos tradicionais já presentes na sala da maioria dos brasileiros. Esse cenário justifica a explosão em popularidade em uma categoria particular de pequenos dispositivos: as TV boxes. 

Cada vez mais comuns no Brasil, esses aparelhos pequenos, baratos e portáteis prometem converter qualquer televisor comum em uma TV Android completa – mas atenção, nem todas as TV boxes são iguais e, de acordo com um recente relatório de especialistas, o prejuízo pode ser enorme. 

TV boxes e Televisões Android infectadas com vírus

A mudança de tendência de consumo de conteúdo saindo dos canais tradicionais de televisão ao vivo e migrando para plataformas de streaming justificou a necessidade de obter, de algum modo, acesso a aplicativos como Netflix, Amazon Prime, Spotify e HBO na televisão – e para muitos consumidores brasileiros, o preço por um modelo novo é injustificável. 

As setup boxes oferecem todos os aplicativos e se conectam em qualquer TV, resolvendo o problema. Atualmente modelos abaixo da casa dos duzentos reais podem ser encontrados até mesmo em mercados de esquina, bancas e lojas de celulares. 

diolinux tv boxes infectadas virus netflix

Alguns modelos também oferecem recursos de IPTV grátis para tentar seduzir consumidores, prometendo centenas de canais de televisão à cabo grátis ou por assinaturas mensais baratas. No entanto, a promessa é boa demais para ser verdade: uma recente análise publicada no GitHub encontrou diversos tipos de vírus em TV boxes popularmente encontradas no mercado, usando chips AllWinner e Rockmedia – apesar dos nomes variados, os modelos são idênticos e oriundos das mesmas fábricas. Essa descoberta se alia a outros relatórios fornecidos anteriormente, principalmente durante a pandemia em 2020. 

Os ataques são diversos: em algumas media boxes, o código QR para login em apps como o Netflix é substituído por uma versão falsa – um golpe bem comum, como já alertou a ExpressVPN – que leva o usuário a uma página falsificada que busca roubar o e-mail, senha e até mesmo cartão de crédito da vítima.

Em outros casos, a media box é utilizada para coletar informações pessoais do usuário através de sua Conta Google, incluindo calendário, contatos, e-mails, fotos do Google Photos e localização. Foram encontrados, também, arquivos relativos à mineração de criptomoedas – assim o aparelho consome energia elétrica para gerar moedas enviadas ao fabricante, com os custos nas mãos do consumidor. 

Alternativas e soluções

Em nosso canal temos vários vídeos ensinando como montar um servidor multimídia completo usando um computador antigo que você tenha disponível. O que pode ser uma alternativa com custo quase zero e com recursos bastante flexíveis.

De forma geral, ao usuário comum o método para descobrir se a TV box está infectada é pouco acessível, exigindo conhecimento técnico sobre o funcionamento do sistema de arquivos do Android. No entanto, a recomendação de especialistas é parar de utilizar imediatamente qualquer TV box genérica vendida popularmente e, além de remover suas contas, alterar todas as senhas utilizadas nestes aparelhos.

A boa notícia é que há uma alternativa ao mercado cinza de TV boxes: aparelhos oficiais do Google, Amazon e Roku oferecem os mesmos recursos com segurança, garantia ao consumidor, suporte técnico, atualizações periódicas e integração com aparelhos inteligentes como assistentes virtuais e lâmpadas automáticas. 

Modelos de Google Chromecast e Amazon Fire Stick são frequentemente encontrados em períodos promocionais pelo mesmo preço que uma TV box genérica, e possuem tamanho menor, maior poder de processamento e qualidade de imagem, além de menor custo energético. 

Assim, comprar um dispositivo para converter uma TV comum em modelo inteligente ainda é uma ótima opção para economizar e evitar a obsolescência de uma tela que ainda funciona perfeitamente – no entanto, é preciso comprar modelos originais de marcas conhecidas, evitando que uma tentativa de economia gere mais prejuízos.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
211 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos