Notícias

Adobe vai notificar usuários que usam produtos piratas da empresa

Ainda não é uma caça à pirataria de forma aberta, mas é uma medida para tentar resgatar o cliente que está usando software pirata. A Adobe, uma empresa muito famosa no ramo de produção artística por conta de softwares como Photoshop, After Effects, entre outros, agora vai notificar os usuários que estão usando software pirata.

A proposta da Adobe é simplesmente chamar a atenção do usuário, informando que o software que está rodando não é genuíno, semelhante ao que a Microsoft faz com o Windows, quem sabe limitando algumas funções do mesmo.

“A Adobe faz testes de validação e notifica as pessoas que estão usando softwares não genuínos. Nossos testes verificam a adulteração de softwares e licenças inválidas. Se você recebeu uma notificação, isso significa que o software em seu computador não é um produto genuíno da Adobe. Ele não é coberto por uma garantia, nem por nossos programas de suporte. E por ser possível que ele não tenha o desempenho que queremos, ele pode ser um risco para você e seu trabalho”.

notificação da Adobe
Exemplo de notificação da Adobe

A Adobe já demonstrou interesse em transformar o ser serviço em algo semelhante ao Streaming do Netflix, de fato, já funciona de uma forma parecida para quem usa o Adobe Creative Cloud, porém, a ideia é dar uma passo adiante, como mostra a iniciativa da empresa, juntamente com a Google, para portar o Adobe Photoshop para o Chrome OS.

Leia também: Motivos que fazem do GIMP a melhor alternativa ao Adobe Photoshop

O interessante desta iniciativa é que sistema operacionais baseados no Linux, que atualmente não possuem uma versão nativa do Photoshop, poderão usar o mesmo através do Chrome, aparentemente, usuários dos EUA dentro do programa educacional da Adobe, já estão podendo testar o “Project Photoshop Streaming”.

Leia também: Como instalar o Adobe Photoshop no Linux pelo Wine

Com a mudança na forma de distribuição dos programas da Adobe é natural que empresa tente converter a sua base pirata, que não traz lucro para empresa, para uma base assinante do programa.

Leia também: Conheça o projeto PhotoGIMP

Acredito que a Adobe não tome medidas drásticas para inibir a pirataria de maneira ativa muito em breve, afinal, isso seria basicamente “brigar” com um possível futuro cliente.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!