O Pop!_OS é uma das distribuições Linux com maior destaque nos últimos tempos, desenvolvido pela System76, o projeto que conta com um ambiente customizado sobre a base GNOME vem ganhando espaço nos corações e discos de usuário Linux. Confira nesse artigo um pouco de como foi o desenvolvimento nesses 5 anos de Pop!_OS.
Sobre a System76
Fundada em 2005, por Carl Richell e Erik Fetzer, a empresa fabricante de computadores nas categorias de notebooks, desktops e servidores, sempre optou e acreditou no software livre, desenvolvendo a sua própria distribuição Linux, o Pop!_OS, baseado no famoso Ubuntu, mantido pela empresa Canonical.
O número 76 foi escolhido como referência ao ano da revolução americana, já que a empresa tinha o ideal de fazer uma revolução com o sistema de código aberto. Mostrando aos usuários comuns ser possível oferecer um sistema de qualidade sem uma licença proprietária.
Por que o Ubuntu como base?
Os fundadores revelam que em 2005 ponderaram utilizar como base do Pop!_OS distribuições como o Red Hat Enterprise, Yoper e openSUSE. Porém, acabaram ficando com o Ubuntu, já que gostaram muito do modelo de negócios adotado pela Canonical. Uma curiosidade é que os primeiros computadores da System76 foram vendidos com o Ubuntu 5.10 como sistema operacional pré-instalado.
O início do Pop!_OS
A System76 em conjunto com os seus desenvolvedores, vem trabalhando para que o Pop!_OS ofereça um melhor fluxo de trabalho e desempenho, para os usuários dos mais simples até os mais exigentes.
Buscando desenvolver um sistema que entregasse uma experiência muito mais harmônica entre o software e o próprio hardware, foi lançada a primeira versão do Pop!_OS, a 17.10, através dela foram estabelecidos padrões para o sistema.
Melhorias iniciais
Na versão 18.04, o Pop!_OS recebeu o seu próprio instalador, ilustrado com imagens de um robô amigável, o seu backend usava o Distlnst. Na mesma época houve uma mudança do inicializador GRUB para o famoso systemd.
Houveram também melhorias no uso da bateria, os “perfis de energia” foram adicionados, contando com perfis diferentes de energia com foco no desempenho e também o modo de “vida útil da bateria”, proporcionando uma maior duração da carga.
Integrações e atualizações importantes
Uma das principais integrações feitas nestes 5 anos de Pop!_OS pela System76 foi o Repoman, uma aplicação com interface gráfica que permite o gerenciamento de repositórios, dando mais liberdade na hora de instalar pacotes e programas.
Na sua versão 19.04, o sistema recebeu o recurso de atualização de instalação, permitindo a reinstalação do sistema operacional, enquanto mantém todo o conteúdo da pasta Home do usuário. Nesta mesma versão a interface ganha o modo escuro parcialmente.
O recurso de atualização de sistema via interface gráfica (GUI), chegou na versão 19.10 do sistema, permitindo também as atualizações offline, onde o sistema baixava as atualizações e depois instalava de forma offline.O Tensorman chegou como um gerenciador de versões do tensorflow que é uma biblioteca de código aberto, muito utilizado para aprendizado de máquina aplicável. Permitindo a usuários executar scripts Python dentro de contêineres com suporte de GPU NVIDIA.
O recurso de autotilling, presente desde a versão 20.04, ofereceu aos usuários uma experiência muito mais fluida, tendo diversas configurações de ajustes, o recurso organizava inteligentemente as janelas dos aplicativos na tela. Na versão 20.10 foi adicionado o empilhamento de janelas, permitindo que as janelas de aplicativos pudessem ser agrupadas como abas de um navegador web.
Launch Keyboard
A System76 inovou também na área de periféricos com o Launch Keyboard, um teclado mecânico com um design voltado à ergonomia que funciona nos sistemas Windows, MacOS e Linux. Com ele é possível configurar todas as teclas e podendo salvar as configurações em até 4 perfis diferentes, todos eles salvos diretamente no teclado.
Um ponto que chama bastante a atenção é a disposição das teclas como “CRTL”, “ALT”, “FN” e a barra de espaços dividida, tudo para proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Essa versão ainda conta com um HUB USB de 4 portas com alta velocidade de transferência.
![System76 celebra 5 anos de Pop!_OS 2 launch keyboard](https://diolinux.com.br/wp-content/uploads/2022/11/diolinux-5-anos-de-pop-os-launch-keyboard-1024x477.jpg)
COSMIC DE
A COSMIC DE é o ambiente de desktop do Pop!_OS, construída usando Rust. A System76 espera ter uma versão alfa para uso interno até o ano de 2023. O foco principal, assim como nas outras implementações, é entregar um produto de qualidade, sem pressa em seu desenvolvimento.
Pop!_OS 22.10 cancelado, mas calma é por um bom motivo
A System76 segue o ciclo de lançamento da Canonical, já que o Pop!_OS é baseado no Ubuntu. Um lançamento é feito aproximadamente a cada 6 meses, as versões LTS (longo suporte de duração) são lançadas a cada 2 anos, com 5 anos de suporte.
Após os 5 anos de Pop!_OS, com muitos avanços em seu desenvolvimento, principalmente a COSMIC DE e também por algumas novidades ainda não anunciadas, o sistema da System76, acaba criando uma certa distância do Ubuntu, e por os seus desenvolvedores precisarem de mais tempo para trabalhar no projeto, pessoas próximas à empresa comentaram que a System76 está optando por não lançar a versão 22.10. Confira mais detalhes sobre a versão 22.10 no vídeo abaixo:
5 anos de Pop!_OS, 5 anos de muito trabalho
Com o apoio dos desenvolvedores e da comunidade de usuários, a System76 vem trabalhando para inspirar e alcançar mais pessoas através das ferramentas open source. Acreditar ser possível é o que inspira os devs da System76.
![System76 celebra 5 anos de Pop!_OS 3 Equipe de devs, comemorando os 5 anos de Pop!_OS](https://diolinux.com.br/wp-content/uploads/2022/11/diolinux-5-anos-de-pop-os-equipe-de-desenvolvimento-1024x682.png)
Procurando um podcast para ouvir enquanto trabalha? Então ouça o Diocast, o melhor podcast sobre Linux e o mundo open source. O Diocast está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio, você pode ouvir também diretamente da página do nosso site.
Até a próxima!