O Glaxnimate tem ganhado bastante espaço entre os programas de animação 2D, conheça nesse artigo um pouco mais sobre essa ferramenta incrível.
Origem do Glaxnimate
Criado por Mattia Basaglia, o Glaxnimate é uma alternativa de código livre e multiplataforma para a criação de animações com elementos vetoriais e imagens, um dos seus pontos principais é trazer uma interface de fácil uso. O programa é bem similar a outras alternativas como o Synfig Studio e o Adobe Animate.

Recursos do Glaxnimate
O Glaxnimate permite ajustes finos de animações, facilitando alterar o comportamento individual da interpolação dos keyframes, com opções de transições mais suaves conhecidas como “Tweening”. É possível criar lower thirds e figurinhas para aplicativos como o Discord e Telegram.

A organização dos elementos do projeto fica ainda mais fácil com o sistema de camadas, podendo assim agrupar formas, objetos e textos. As camadas ainda podem ser aninhadas, ou seja, você pode usar camadas dentro de outras camadas.

As pré-composições também estão presentes, com elas é possível colocar animações dentro de outras animações, alterando algum elemento de uma pré-composição, os elementos ligados a ela também serão alterados. Esse recurso está presente também em outros programas de edição de vídeo como o Adobe After Effects e o Adobe Premiere.
O programa possui integração com animações em rawr JSON e também animações do site LottieFiles, um serviço web gratuito que permite o compartilhamento de animações para web integrado com as principais ferramentas do mercado como WordPress, Elementor, Figma entre outros.

O programa trabalha com a exportação de projetos em diversos formatos: .JSON, .MP4, .GIF, .PNG, .LOTTIE, entre outros formatos. É possível criar plugins ou até manipular animações usando a linguagem Python. No site oficial do Glaxnimate você encontra uma documentação bem completa sobre o assunto.
Integração com os editores de vídeo Kdenlive e Shotcut
Nas suas atualizações mais recentes os programas de edição de vídeo KDenlive e Shotcut, os desenvolvedores adicionaram o suporte ao Glaxnimate. A integração desses programas proporciona um fluxo de trabalho muito mais completo.
As animações criadas no Glaxnimate, podem ser importadas nos projetos de ambos os editores de vídeo. Esse tipo de interação é bem comum em grandes softwares do mercado como, por exemplo, o DaVinci Resolve e sua integração com o Fusion, ou entre o Adobe Premiere e After Effects.
Essas integrações são de grande importância para profissionais do audiovisual, que na maioria das vezes precisam criar animações pequenas e rápidas, seja usando um logotipo para fazer uma intro ou até mesmo animar legendas em lower third, aquelas “barras” mostrando o nome do entrevistado, como no exemplo abaixo.
Avanços desse tipo, mostram o quanto os desenvolvedores e sistemas de código livre estão fazendo um bom trabalho para atender o mercado de criação e animação, de forma nítida, é possível observar a consolidação de uma “suite de código livre”, com a integração entre os softwares como KDenlive, GIMP, Audacity e o Glaxnimate.

Ficou interessado no Glaxnimate? Gostaria de contribuir com o desenvolvimento do projeto, mas não sabe como? No site do programa você encontra uma página especial explicando todas as formas de contribuição para o projeto.
Trabalha com produção audiovisual e gostaria de melhorar o seu trabalho? No Diolinux Play, a nossa plataforma exclusiva para membros contamos com conteúdos de produção e criação, você encontra um curso completo sobre storytelling, faça a sua assinatura e se torne um especialista em contar histórias.
Até a próxima!