É hora de parar de usar o Ubuntu 18.10!

É hora de parar de usar o Ubuntu 18.10!

Canonical anuncia o fim do suporte de atualizações para o Ubuntu 18.10, versão “intermediária”, lançada em Outubro do ano passado (2018). Usuários são encorajados a fazer o upgrade para a versão 19.04 ou migrar para a 18.04 LTS.

O Ubuntu tem um ciclo de desenvolvimento que premia o público com uma versão de longo suporte a cada dois anos, as chamadas versões LTS (long term support), entretanto, a cada seis meses é lançada uma “versão intermediária”, que traz tecnologias novas e testes abertos para estabilidade de coisas que serão implementadas na versão LTS.

Se você tem dúvidas sobre os ciclos de desenvolvimento do Ubuntu, confira o vídeo abaixo onde eu explico para você como tudo funciona:

O Ubuntu 18.10, Cosmic Cuttlefish, lançado em Outubro de 2018 atingiu o fim de seu tempo oficial de suporte, de modo que, usuários dessa versão não receberão, à partir de agora, atualizações de segurança. O último dia de suporte será 18 de Julho de 2019.

Para onde ir agora?

Atualmente você tem duas opções, o Ubuntu 18.04 LTS e o Ubuntu 19.04. Geralmente indicamos a utilização das versões LTS, elas tendem a ser mais estáveis à longo prazo e vão evitar que você se preocupe em fazer upgrades por um bom tempo, já que elas tem 5 anos de suporte, entretanto, se você, única e exclusivamente, usa a versão GNOME (principal do Ubuntu) pode ser interessante considerar  a versão 19.04 também por questão de otimizações de desempenho do GNOME Shell.

Essa concepção é debatível por alguns motivos: 

– Pode ser que você precise de uma release que perdure por mais tempo e não se importante tanto com as novidades do Ubuntu 19.04;

– Como o 19.04 também é uma “point release“, assim como o Ubuntu 18.10, seu suporte é menor e você terá de deixar de utilizar essa versão por volta de Janeiro de 2020. Até que esse momento chegue, o Ubuntu 19.10 já deverá ter sido lançado e a nova LTS (20.04) estará à caminho. E obrigatoriamente será necessário fazer o upgrade para a versão 19.10, a fim de manter suporte a atualizações de segurança.

O que eu estou fazendo?

Não encare isso como uma recomendação necessariamente, mas eu estou usando o Ubuntu 19.04 desde seu lançamento, apesar de considerar o Ubuntu 18.04 LTS bem estável, eu percebo o seu GNOME pouco otimizado, se comparado com o 19.04, e isso me fez querer trocar. Provavelmente utilizarei o Ubuntu 19.10 também e seguirei assim até que o 20.04 LTS chegar no próximo ano, o qual eu pretendo ficar por mais tempo.

Meus planos são esses agora, mas obviamente que nada é imutável. Participe da discussão no nosso fórum.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Você não poderá mais fazer sistemas operacionais baseados em Linux através do SUSE Studio
Continue lendo

Você não poderá mais fazer sistemas operacionais baseados em Linux através do SUSE Studio

A liberdade de usar o software para qualquer finalidade, juntamente com a liberdade de redistribuir as suas modificações formam alguns dos pilares do software livre e a SUSE soube como oferecer ao público essas possibilidades da forma mais simples possível através do SUSE Studio, uma ferramenta que agora está com os dias contados.