UbuntuSistemas operacionais

É hora de parar de usar o Ubuntu 18.10!

Canonical anuncia o fim do suporte de atualizações para o Ubuntu 18.10, versão “intermediária”, lançada em Outubro do ano passado (2018). Usuários são encorajados a fazer o upgrade para a versão 19.04 ou migrar para a 18.04 LTS.

O Ubuntu tem um ciclo de desenvolvimento que premia o público com uma versão de longo suporte a cada dois anos, as chamadas versões LTS (long term support), entretanto, a cada seis meses é lançada uma “versão intermediária”, que traz tecnologias novas e testes abertos para estabilidade de coisas que serão implementadas na versão LTS.

Se você tem dúvidas sobre os ciclos de desenvolvimento do Ubuntu, confira o vídeo abaixo onde eu explico para você como tudo funciona:

O Ubuntu 18.10, Cosmic Cuttlefish, lançado em Outubro de 2018 atingiu o fim de seu tempo oficial de suporte, de modo que, usuários dessa versão não receberão, à partir de agora, atualizações de segurança. O último dia de suporte será 18 de Julho de 2019.

Para onde ir agora?

Atualmente você tem duas opções, o Ubuntu 18.04 LTS e o Ubuntu 19.04. Geralmente indicamos a utilização das versões LTS, elas tendem a ser mais estáveis à longo prazo e vão evitar que você se preocupe em fazer upgrades por um bom tempo, já que elas tem 5 anos de suporte, entretanto, se você, única e exclusivamente, usa a versão GNOME (principal do Ubuntu) pode ser interessante considerar  a versão 19.04 também por questão de otimizações de desempenho do GNOME Shell.

Essa concepção é debatível por alguns motivos: 

– Pode ser que você precise de uma release que perdure por mais tempo e não se importante tanto com as novidades do Ubuntu 19.04;

– Como o 19.04 também é uma “point release“, assim como o Ubuntu 18.10, seu suporte é menor e você terá de deixar de utilizar essa versão por volta de Janeiro de 2020. Até que esse momento chegue, o Ubuntu 19.10 já deverá ter sido lançado e a nova LTS (20.04) estará à caminho. E obrigatoriamente será necessário fazer o upgrade para a versão 19.10, a fim de manter suporte a atualizações de segurança.

O que eu estou fazendo?

Não encare isso como uma recomendação necessariamente, mas eu estou usando o Ubuntu 19.04 desde seu lançamento, apesar de considerar o Ubuntu 18.04 LTS bem estável, eu percebo o seu GNOME pouco otimizado, se comparado com o 19.04, e isso me fez querer trocar. Provavelmente utilizarei o Ubuntu 19.10 também e seguirei assim até que o 20.04 LTS chegar no próximo ano, o qual eu pretendo ficar por mais tempo.

Meus planos são esses agora, mas obviamente que nada é imutável. Participe da discussão no nosso fórum.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!