“Arrastar e Soltar” apps para pastas, pode estar chegando ao Gnome-Shell

"Arrastar e Soltar" apps para pastas, pode estar chegando ao Gnome-Shell

O Gnome-Shell não é conhecido por embarcar incontáveis recursos em seu ambiente, essa fama fica com o Plasma do KDE, muitas vezes sua simplicidade demasiada pode não agradar todo tipo de usuário. Seu menu de aplicativos é composto por uma grade de apps, e alguns estão em pastas, porém, o usuário não tem a liberdade de criar novas pastas ou adicionar apps as existentes (ao menos não por padrão).

Parece bobagem dar foco a algo tão “trivial”. Afinal, são apenas pastas na grade de aplicativos. Por mais absurdo que isso pareça, o recurso é esperado há muito tempo. Será que agora vai? Aparentemente graças ao desenvolvedor brasileiro do GNOME, Georges Stavracas, o recurso “Arrastar e Soltar” de apps para pastas já existentes em outras interface, está chegando ao Gnome-Shell. Até o momento o que podemos ver no gitlab do Gnome são algumas funcionalidades planejadas, e outras “funcionando razoavelmente bem”. Veja logo abaixo uma demonstração, do canal baby WOGUE do recurso.

Arrastar e soltar apps em pastas

  • Mover aplicativos da grade para pastas (implementado);
  • Mover aplicativos de pastas para a grade de ícones (implementado);
  • Crie uma nova pasta ao passar o mouse no ícone de um aplicativo (em desenvolvimento).

Animações adicionadas

  • Escala nos ícones movidos para pastas (implementado);
  • Escala e ícone de posição ao passar o mouse (em desenvolvimento).

Infelizmente não é possível criar as pastas nativamente, apenas mover os apps. Provavelmente o recurso chegará ao Gnome-Shell 3.34 de forma oficial. 

Extensão para os “apressadinhos” (utilizo há tempos) 

O recurso ainda não chegou oficialmente ao Gnome-Shell, na real ele “até existe”, mas está bem “escondidinho” e nativamente ainda é bem complicado utilizá-lo. Como no Gnome-Shell as extensões podem “quebrar aquele galho” e caso você queira utilizar essa função, pode instalar a extensão Appfoldes management extension.

apps-pasta-folder-gnome-shell-extensão-linux-ubuntu-apppfoldes-management-extension

Com ela você poderá criar pastas, adicionar e remover aplicativos de forma bem prática (como deveria ser por padrão 😉😉😉). Não sabe como adicionar extensões ao seu Gnome-Shell? Essa postagem é perfeita para você, um ótimo passo-a-passo.

Aprendi a gostar do GNOME, mas confesso que algumas opções seriam válidas. Compreendo a filosofia de minimalismo do projeto, no entanto, algumas coisas deveriam ser reavaliadas. Felizmente o Georges Stavracas vem fazendo um ótimo trabalho dentro da comunidade, e o GNOME aparenta estar mais aberto.

Participe de nossa comunidade, e fique por dentro de todas as novidades através do fórum Diolinux Plus.

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE!

Fonte: OMG Ubuntu, Gitlab GNOME.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
13 frases épicas de John McAfee
Continue lendo

13 frases épicas de John McAfee

John McAfee é uma das figuras mais curiosas do mundo da tecnologia, ao longo do tempo ele se envolveu em muitas polêmicas com drogas e se autodenomina o "hacker dos hackers". Vamos conhecer hoje 13 frases memoráveis do criador do popular antivírus McAfee.
Lançado Ubuntu 14.04.4, veja as novidades
Continue lendo

Lançado Ubuntu 14.04.4, veja as novidades

A Canonical anunciou hoje o lançamento da mais nova atualização para o Ubuntu 14.04 LTS, como sabemos, de tempos em tempos a distro recebe upgrades, que podem ser encarados como Service Packs, assim que for baixá-lo não terá de baixar alguns GB de atualizações que aconteceram desde seu lançamento original em 2014.
Divulgue o seu canal no YouTube gratuitamente no Diolinux
Continue lendo

Divulgue o seu canal no YouTube gratuitamente no Diolinux

A equipe do Diolinux vai dar uma oportunidade muito bacana para quem está pensando em iniciar um canal no YouTube para falar sobre Linux ou que já tem um canal que envolve o sistema de alguma forma, vamos ajudar você a ser conhecido pelo público, e o que é melhor... GRATUITAMENTE!