Games

Street Fighter 6: jogue o open beta e conheça novas mecânicas

O jogo Street Fighter 6 será lançado pela Capcom no dia 2 de junho de 2023, mas neste final de semana, entre hoje, dia 19 e 21 de maio, todo mundo tem a oportunidade de testar gratuitamente este título tão esperado. Neste artigo, você conhecerá as novidades que te esperam no universo de Street Fighter 6 e se você vai conseguir aproveitar o título em sistemas baseados em Linux.

O que é esperado para o Street Fighter 6?

A franquia Street Fighter cresceu nos anos 90, especialmente nos arcades, plataforma onde conseguiu demonstrar toda a sua capacidade gráfica. Street Fighter II revolucionou os jogos de luta e moldou o gênero da forma como conhecemos até hoje, gerando muita nostalgia em quem viveu aquela época.

Street Fighter 6, tem uma experiência focada na jogabilidade e resgata o ambiente dos fliperamas. Cada jogador cria seu próprio avatar, com o qual pode transitar pelo Battle Hub, que remete ao conceito do metaverso, onde há salas entre as quais, as categorias de jogo se dividem. Temos três ambientes de fliperama distintos, onde o avatar do jogador se senta diante de uma máquina, ou assiste outros jogadores em um dos seguintes modos de jogo:

  • Partida da central de batalha (Battle Hub Match): Se inicia quando dois jogadores se reúnem em um fliperama, é o modo de jogo clássico, com todo o gráfico e jogabilidade introduzidos por Street Fighter 6;
  • Batalha Extrema (Extreme Battle): Por aqui, as regras mudam todos os dias;
  • Game center: Nesta área, você pode curtir jogos clássicos da Capcom, até o momento foram demonstrados não apenas jogos de lutas PvP, mas também os tradicionais briga de rua com rolagem lateral.

Em todos os modos, o jogador pode praticar com seu lutador preferido enquanto aguarda o início da partida. Caminhando até o balcão, o jogador pode se inscrever em torneios realizados periodicamente. Durante o jogo, você será introduzido aos desafios que te recompense com Bilhetes de Drive, similares aos emitidos por alguns fliperamas, os quais você poderá trocar por equipamentos para seu avatar.

O jogo conta com um modo single player chamado World Tour, onde o jogador trilha uma aventura com seu avatar, com o qual viaja pelo mundo e aprende golpes dos personagens da franquia em lutas e minigames. No Battle Hub, você pode entrar em lutas de avatares com outros jogadores.

treine com o ryu street fighter 6
Treine seu avatar com o Ryu. Fonte: Capcom

Se você só quer jogar com mais uma pessoa na mesma tela, entrar em lutas single player sem se comprometer com o modo história, praticar com algum lutador, ou participar em lutas online sem precisar entrar no Battle Hub, escolha o modo Battle Ground. Por aqui também há uma modalidade de jogo denominada Arcade, com um modo história similar aos jogos clássicos, onde você acompanha uma série de lutas contextualizadas para cada jogador.

O beta aberto deste final de semana será uma forma da Capcom testar seu jogo em condições reais, para realizar ajustes e balancear os personagens antes do lançamento final, então eles pedem compreensão dos jogadores que passarem por algum problema.

Para participar do beta aberto de Street Fighter 6, o jogador deve se cadastrar na Capcom e vincular a plataforma por onde irá jogar, que por ora, pode ser o PlayStation 5, Xbox Series X|S ou Steam.

Neste teste, o jogo não será disponibilizado por completo, poderemos optar apenas entre os personagens:

  • Luke;
  • Jamie;
  • Ryu;
  • Chun-Li;
  • Guile;
  • Kimberly;
  • Juri;
  • Ken.
personagens street fighter 6
Fonte: Capcom

Neste momento, os cenários jogáveis são Centro de Metro City, Templo de Genbu, Porta-aviões Byron Taylor, Tian Hong Yuan, Ringue Másculo e Sala de Treinamento.

Durante o beta, você pode personalizar seu avatar quando jogar pela primeira vez, por enquanto, Street Fighter 6 está apenas em inglês, contará com diversos narradores e comentaristas e os jogadores poderão transmitir sua jogatina, desde que siga a Política de Vídeo da Capcom.

Quais são os requisitos para Street Fighter 6 e como jogar pelo Linux?

Street Fighter 6 está disponível para consoles de última geração, dessa forma, é esperado que ele exija uma configuração robusta para o computador. As configurações mínimas são:

  • CPU: Intel Core i5-7500 ou AMD Ryzen 3 1200;
  • RAM: 8 GB;
  • GPU: GTX1060 ou Radeon RX 580 com 4 GB de VRAM;
  • 25 GB de espaço em disco.

Já as especificações recomendadas são:

  • CPU: Intel Core i7 8700 ou AMD Ryzen 5 3600;
  • RAM: 16 GB;
  • GPU: RTX2070 ou Radeon RX 5700XT;
  • 25 GB de espaço em disco.

A Capcom ressalta que como o jogo está em beta, as configurações mínima e recomendada podem mudar com o tempo, além disso, é esperado que hajam quedas na taxa de quadro em momentos mais intensos.

O jogo já havia sido testado anteriormente em dois betas fechados, o conteúdo apresentado agora será essencialmente o mesmo, com correções, na época, quem jogou pelo Linux relatou que foi necessário utilizar a camada de compatibilidade Proton e geralmente tudo correu bem, com alguns pequenos bugs principalmente na tela inicial e em cutscenes, nada que realmente atrapalhou o jogo em si, de forma que o título tem ranking ouro no ProtonDB.

Quer ficar por dentro das últimas notícias do mundo da tecnologia e do Linux? Assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!