Mozilla Firefox ganha versão beta em flatpak

Versão Flatpak chegando

O navegador Mozilla Firefox vem ao longo dos últimos anos, surpreendendo com novidades muito bacanas, e fizemos uma cobertura sobre elas aqui no blog.

Agora parece que mais uma novidade está vindo por aí. O nosso parceiro Renato, do canal fastOS, postou lá no nosso fórum, um tópico com o link do bugzilla, falando que os engenheiros da Mozilla já estavam oferecendo uma versão beta do navegador Firefox.

Esse tópico do bugzilla tinha sido aberto há 2 anos e estava recebendo updates constantes sobre o estado em que se encontrava a versão flatpak do navegador. Até que o engenheiro Mihai Tabara, publicou um comentário hoje, dia 9 de fevereiro de 2020, que a equipe do Firefox tinha conseguido criar a versão flatpak com sucesso e publicaram no canal beta do Flathub.

wwoAwdKOQKK0CYXm8JOnfEArGkj7tNay3VBE2eE9mgT3VFlmp9ORIZjA2aOSyoJ7SdLR7fLhcbOjOR0qsLFtithp8Zq9aAc6BC SvXeeTA PWZShnyKqqUhy2LyqthAk0YoVNjvr

Por padrão, ele já vem com alguns codecs importantes habilitados, como:

  • H.264;
  • WebM com suporte ao VP8 e VP9;
  • MP3 e AAC suportados;
  • WebM com suporte ao Vorbis e Opus;

Além de ter o DRM habilitado também, facilitando a execução de alguns serviços como Netflix, Amazon Vídeo, Twitch, YouTube entre outros.

HNJMnnFqpkGTjyPNPHoogd2UO5LeQ9I51M8a8YgKsKNwaNCSwN40fYQ m9821XTOxRRRUl3esd7AELppwYGJrepN9RFfSSO t6LRu Oa8LQ8qzBtrLrYuh7J00 tBhNRtku3iXm0
mVLcgAfEbqmmNerTIZMDtwOL4nb fX9ZADw8 jrb82aKRZB4eYWMx4yhqhO7pIuBPeEGX0TSPVKMq JfxwCjOijIH0wTQX5YZBI6mqfCcaU8F 0pJzdK NA6sUUKoOr PgFXgD8

Ainda segundo Mihai Tabara, eles vão continuar trabalhando nele no “trem” beta da versão 75 do Firefox e querem disponibilizar o mais breve possível no canal Stable do Flathub, assim tendo uma interface UI de instalação do Flathub.

Como instalar o beta 

Se você estiver disposto a testar a versão beta, pode realizar de duas maneiras. A primeira é através deste link https://flathub.org/beta-repo/appstream/org.mozilla.firefox.flatpakref, que dependendo da sua distribuição, quando você acessar ele já vai abrir o método de instalação, que geralmente é via a loja de software. A segunda é através do seguinte comando no terminal:

flatpak install --user https://flathub.org/beta-repo/appstream/org.mozilla.firefox.flatpakref

Espero você até a próxima, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus e um forte abraço.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linux Mint 18.2 "Sonya" vem aí!
Continue lendo

Linux Mint 18.2 “Sonya” vem aí! Confira as novidades!

Como é tradicional, entre os dois meses após um lançamento do Ubuntu, o Linux Mint prepara uma atualização para o sistema, a série 18 do Mint chega à sua segunda release baseando-se novamente no Ubuntu 16.04 LTS, trazendo várias novidades interessantes para o projeto e para o sistema em si.
Aprenda a INSTALAR e CONFIGURAR o GENTOO Linux
Continue lendo

Aprenda a INSTALAR e CONFIGURAR o GENTOO Linux

Se você estava procurando por um material completo à respeito do Gentoo, uma das distribuições Linux com maiores místicas em seu entorno, agora você terá algo para colocar nos seus favoritos com detalhes importantes da instalação do Gentoo, compilação do Kernel no Gentoo e um guia de pós-instalação, para deixar o sistema funcionamento de forma perfeita para você.