Recentemente fizemos uma matéria cobrindo as principais novidades do projeto KDE e o que isso iria impactar nos outros projetos sob o “guarda-chuva”.
Um “produto” famoso do “leque” KDE é o Kdenlive, um editor de vídeo não-linear muito usado por mim, pelo Henrique (OSistemático) e por muito anos pelo Dio no canal do Diolinux. Ele é um editor muito bom e bem completo.
Com o lançamento do KDE 19.08 várias melhorias foram feitas, com o Kdenlive as recebendo também. Porém, recentemente houve um novo update, o KDE Applications 19.08.1, com várias melhorias e correções de bugs, lançado no dia 5 de setembro e só agora chegando ao Kdenlive. As correções e melhorias no editor foram:
- Corrigido a desativação no clipe, quando desabilita uma parte do áudio;
- Corrigido a quebra do redimensionamento da linha do tempo;
- Corrigida a desativação do autoscroll;
- Efeitos antigos customizados serão convertidos em uma novo, com o seu nome customizado também;
- Ao usar o efeito de redimensionar (Ctrl+) em um clipe, a imagem sempre será mantida centralizada na tela;
Para ver mais detalhes, você pode acessar aqui.
Se você quiser usar essa nova versão do Kdenlive, você pode acessar aqui e escolher o melhor método para a sua distro. Se você escolher instalar via Flatpak, vale a pena conferir o nosso tutorial de como ativar essa funcionalidade na sua distro, caso ela não tenha.
Feito isso, você pode instalar o Kdenlive via Flatpak de duas formas. A primeira, buscando na sua “lojinha de apps” por Kdenlive e instalando por lá. Ou via terminal, com o seguinte comando:
flatpak install flathub org.kde.kdenlive
Aí é só seguir as instruções na tela e esperar a instalação. Depois é só procurar pelo Kdenlive no “Menu” da sua distro.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.
Espero você até a próxima, um forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.