Você provavelmente já sabe que Canonical é uma das maiores empresas do mundo com foco em Linux e tecnologias open source, o que nem todos sabem é que a empresa inglesa é responsável pelo desenvolvimento de várias outras tecnologias além das versões para computadores domésticos e servidores do Ubuntu.

O que é o Ubuntu Frame?

O Ubuntu Frame é um “shell” gráfico baseado em Wayland em que você poderá rodar aplicações em tela cheia de forma compatível com interação via “touch screen”, teclado e mouse.

Sendo mais uma das tecnologias baseadas em Linux produzidas pela Canonical que fazem um grande sucesso dentro do seu nicho, o Ubuntu Frame é um software que tem a sua utilização focada em quiosques de autoatendimento e dispositivos de “internet das coisas”.

A tecnologia “debaixo do capô”

A tecnologia incorporada no software encontra-se em desenvolvimento há mais de sete anos e está em produção há cinco anos. Isso fez com que o software chegasse a um estágio avançado de maturidade, trazendo consigo muitas funcionalidades e grande estabilidade.

ubuntu frame

O Ubuntu Frame pode rodar aplicações desenvolvidas utilizando diversas tecnologias renomadas como GTK 3 e 4, Qt 5 e 6, Electron, Flutter, SDL2 e HTML5. Aplicações essas que podem ser criadas especificamente para, por exemplo, o quiosque de autoatendimento da sua loja.

Onde o software pode ser instalado?

O sistema operacional que a Canonical recomenda para rodar o Ubuntu Frame é o Ubuntu Core Linux. Todavia, por ser distribuído no formato snap o mesmo também pode ser instalado nas versões do Ubuntu para desktop e servidores, bem como em qualquer outra distro Linux da sua preferência.

Como se todas as vantagens mencionadas até agora não fossem o suficiente, o Ubuntu Frame é um software livre e gratuito.

Como instalar o Ubuntu Frame

Para instalar o Ubuntu Frame, primeiro você precisa ativar o suporte a aplicações em snap na sua distro preferida. Feito isso, basta rodar os comandos a seguir no terminal:

Primeiro instale o pacote “ubuntu-frame”:

snap install ubuntu-frame

Depois instale algumas dependências necessárias para o funcionamento do mesmo:

snap install wpe-webkit-mir-kiosk

E por fim, apenas se você não estiver utilizando o Ubuntu Core:

snap set wpe-webkit-mir-kiosk daemon=true

snap set ubuntu-frame daemon=true

Informações mais avançadas sobre a utilização do Ubuntu Frame podem ser encontradas nas páginas do software na Snap Store ou no Github.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Porque o React é tão popular?
Continue lendo

Porque o React é tão popular?

Saiba um pouco mais sobre a tecnologia React e descubra alguns dos motivos que a tornaram tão popular entre os desenvolvedores front-end.