O mercado de desenvolvimento está cada vez maior, com novas vagas surgindo diariamente e novos profissionais surgindo, uma vez que pessoas que se interessam no assunto podem estudar de forma autônoma.

Uma tecnologia que vem fazendo bastante sucesso entre os desenvolvedores é o React, uma biblioteca JavaScript de código aberto focada na criação de interfaces de usuário.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esta tecnologia de sucesso e o como aprendê-la, para que você possa usá-la em seus projetos futuros.

Uma tecnologia Facebook (ou Meta)

Criado em 2011 pela equipe do Facebook (que agora se chama Meta), o React é uma tecnologia de front-end utilizada inicialmente na rede social de Zuckerberg e que após um ano passou a ser utilizada pelo Instagram e outras ferramentas da empresa.

Percebendo que a tecnologia criada pela sua equipe era realmente revolucionária, no ano de 2013 a equipe do Facebook abriu o código do projeto para a comunidade, oficializando o lançamento da biblioteca.

O que é o React?

O React é uma biblioteca para o JavaScript, um “pedaço de código” que pode ser utilizado como base para outros projetos, através da implementação de códigos, fazendo com que os programadores não percam tempo escrevendo um código que já existe.

Em outras palavras, ele é um conjunto de códigos JavaScript cheio de funções que pode ser editado por desenvolvedores front-end para a criação de interfaces de usuários (UI).

Ele é uma das bibliotecas de JS mais prestigiadas do mercado, devido à facilidade de criação de interfaces front-end e o fato de ser open source, que permite aos desenvolvedores o controle total da biblioteca.

O React ficou bastante popular durante estes últimos anos, e podemos dizer que sua popularidade está sendo guiada por alguns conceitos fundamentais que são:

Flexibilidade dos componentes

Ao contrário do HTML onde todo o código de uma página está disponível em um único arquivo, no React, todo o código é separado em pequenas partes que se mantêm em arquivos diferentes.

Esse modo de trabalhar permite aos desenvolvedores reutilizar componentes de uma interface em outras de uma forma bastante simples, como, por exemplo, utilizar o menu superior do blog Diolinux no site do Diolinux Play.

Uma vez que um desenvolvedor esteja familiarizado com o modo de trabalhar do React, o trabalho de criação de interfaces se torna muito mais fácil, além de rápido, já que um tempo menor será gasto na criação das aplicações.

Eficiência nas atualizações de página

Outra vantagem que o React possui, é o modo como ele trabalha com o DOM (Document Object Model) e atualiza os componentes do site de acordo com seu estado, tornando a interface mais fluida.

Em uma aplicação que utiliza apenas o JS, o programador precisa descobrir quais dados mudaram para alterar o DOM, tornando o processo um tanto quanto trabalhoso e ineficiente.

O React propõe a criação de um DOM próprio nos componentes, o Virtual DOM. Isso torna o processo mais eficiente, uma vez que o React atualiza o Virtual DOM de cada componente buscando por mudanças, de forma automática e como apenas os componentes são atualizados, o processo é bastante leve.

Uma linguagem de programação declarativa

Diferente de outras linguagens de programação existentes no mercado, o React não é imperativo, mas sim declarativo, ou seja, ele se preocupa com o que o programador deseja fazer.

Não é necessário descrever todos os passos que serão tomados para que uma ação seja executada no React, diferente de uma linguagem imperativa, que precisa de todos os passos descritos. 

Aprenda mais na React Dev Week

Caso você esteja iniciando no mundo da programação e deseje saber mais sobre o React, ou queira se aperfeiçoar para seguir em sua carreira como desenvolvedor, a EBAC pode te ajudar.

Entre os dias 22 e 26 de novembro, teremos a React Dev Week, onde em cinco dias, você será totalmente capacitado a desenvolver uma aplicação utilizando o React, para que você possa partir rumo ao sucesso na carreira de desenvolvimento web.

Vale dizer que além de aprender mais sobre essa tecnologia, este workshop também irá oferecer um certificado de participação, que pode ajudar a incrementar seu currículo.

Você já pensou em iniciar na carreira de desenvolvimento? Conhece o React? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste