Existem tecnologias que chegaram para ficar e independente de seu tempo de criação, não ficam obsoletas ou perdem mercado para novas soluções e sem dúvida nenhuma, o e-mail continua sendo uma destas tecnologias.

Criado ainda no século XX, nos primórdios da conexão com a internet, os e-mails são utilizados até hoje em dia, seja para enviar documentos, receber instruções de trabalho e até mesmo se manter informado através de Newsletters, como a que temos no blog Diolinux.

Independente do uso que você faz em seus e-mails, um cliente de e-mail pode te ajudar a se manter produtivo e organizado, pensando nisso, no artigo de hoje, você irá conhecer 5 clientes de e-mail para Linux.

Thunderbird, um dos mais completos clientes de e-mail para Linux 

Quando o assunto são clientes de e-mail, é impossível não falar de uma das melhores e mais completas soluções disponíveis no mercado, o Mozilla Thunderbird.

Desenvolvido pela Mozilla Foundation, mesma empresa que desenvolve o navegador Firefox, o Thunderbird é uma solução de e-mail bastante poderosa e gratuita, sendo altamente utilizada no mundo corporativo e em muitos casos, ganhando o espaço do Microsoft Outlook.

image 28

Ele é repleto de recursos, sendo alguns deles:

  • Suporte a múltiplas contas;
  • Suporte a feeds RSS;
  • Suporte a temas e plugins;
  • Agenda e aplicativo de tarefas embutido;
  • Suporte a trabalho de forma offline.

Além disso, o Thunderbird é uma aplicação totalmente gratuita e multiplataforma, algo que gera bastante conforto para diversos usuários, visto que não estarão presos a um único sistema operacional para utilizar a aplicação.

Ele está disponível para Linux através dos repositórios de sua distribuição favorita, além de contar com versões em Snap e Flatpak.

Mailspring, simples e poderoso

Se você não precisa de um software com tanto poder de fogo como o Thunderbird, mas deseja um cliente de e-mail para Linux que te permita ter um bom gerenciamento de suas mensagens com um visual bacana, o Mailspring pode ser a solução.

Possuindo sua interface gráfica escrita em TypeScript com Electron e React, com seu mecanismo de sincronização em C++, ele é uma solução multiplataforma bastante robusta que irá embelezar a tarefa de responder e-mails.

image 7

Vale dizer também que o software possui um plano Premium que conta com recursos como:

  • Adiamento de mensagens;
  • Gerenciamento de lembretes;
  • Confirmação de leitura;
  • Modelos de resposta rápida;
  • Suporte a contatos e perfis de empresa.

Caso você deseje utilizar este cliente de e-mail para aumentar sua produtividade em sua distribuição favorita, temos um artigo no blog em que falamos mais sobre o Mailspring e te ensinamos a instalá-lo em seu sistema.

BlueMail, um cliente de e-mail elegante

O BlueMail é um dos clientes de e-mail para Linux mais simples e elegante, que possui um visual minimalista para você que deseja apenas ler e enviar e-mails, sem a necessidade de diversas funções e plugins instalados para gerenciamento.

image 27

Com ele você pode gerenciar várias contas de e-mail e possui a capacidade de unificá-las em uma lista única ou separá-las por conta, ideal para pessoas que irão utilizar e-mails pessoais e profissionais no Bluemail.

Aqui no blog Diolinux, temos um artigo sobre o Bluemail, onde falamos sobre alguns recursos fornecidos pelo software, além de explicar como funciona o processo de instalação do software em sua distribuição favorita.

Geary, o modo GNOME de trabalhar

Com um visual moderno e totalmente alinhado ao projeto GNOME, o Geary ganhou uma boa fama após se tornar o cliente de E-mails padrão do elementary OS, e de fato, existe um belo trabalho neste aplicativo.

Escrito em vala e baseado na tecnologia WebKit, o Geary oferece um visual simplista e elegante. E por ser uma aplicação oficial do projeto GNOME, sua integração com a interface é excelente.

image 6

Dentre os diversos recursos que ele oferece temos:

  • Configuração rápida utilizando as contas do GNOME;
  • Organização de e-mails por conversas;
  • Suporte completo a HTML;
  • Notificações na área de trabalho;
  • Pesquisa completa de texto e palavras-chave.

Caso você queira dar uma chance ao Geary como seu cliente de e-mail padrão e você esteja usando GNOME, basta verificar se ele já não está instalado. Caso não esteja instalado, o Geary está disponível nos repositórios da maioria das distribuições.

Se você deseja ter acesso à versão mais recente do software, a melhor forma de instalar o software é através do repositório Flathub, para isso, certifique-se que seu sistema possui suporte a Flatpak.

KMail, uma solução KDE

Desenvolvido pela comunidade KDE, o KMail é um cliente de e-mail que não deixa a desejar quando o assunto são opções para o usuário, assim como a interface gráfica, o Plasma.

Ele se integra com vários provedores de e-mail utilizados atualmente, como o Gmail e Outlook, além de suportar vários protocolos de e-mail, como o POP3, IMAP, Microsoft Exchange e outros.

image 26

Ele oferece diversas funcionalidades que visam maximizar sua produtividade, como:

  • Gerenciamento de contas de e-mail;
  • Suporte a feeds RSS;
  • Integração com agenda;
  • Listas de tarefas.

Caso você queira dar uma chance ao KMail e utilizá-lo como seu cliente de e-mail padrão, basta procurar por ele na loja de aplicativos de seu sistema operacional.

Evolution, o mais poderoso cliente de e-mail para Linux?

Para finalizar esta lista com chave de ouro, temos um dos mais antigos e completos clientes de e-mail para Linux, estou falando do Evolution. Criado no primeiro semestre dos anos 2000, o Evolution passou a ser uma parte oficial do ambiente GNOME em sua versão 2.0, quando foi incluído no GNOME 2.8, lançado no ano de 2004.

Ele oferece recursos como:

  • Gerenciamento de e-mails;
  • Calendário;
  • Lista de tarefas;
  • Anotações;
  • Filtragem de e-mails;
  • Evolution data server;
  • Conectividade com o Microsoft Exchange.
image 25

O Evolution está disponível na maioria dos repositórios de distribuições Linux, mas caso você queira utilizar a versão mais recente do software, eu recomendo o uso de sua edição em Flatpak

Embora eu tenha falado apenas sobre 6 clientes de e-mail para Linux, existe uma infinidade de softwares com este intuito para a plataforma do pinguim, como o Claws Mail, Sylpheed e muitos outros.

Qual destes programas é o seu favorito? Que outra alternativa você colocaria nesta lista?

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste