O ONLYOFFICE é uma suíte office moderna e cheia de funcionalidades desenvolvida na Letônia pela Ascensio System SIA. Sendo, na atualidade, um dos softwares mais completos da sua categoria, a aplicação traz consigo características interessantes como: integração com a “nuvem”, ser multiplataforma, proteção de documentos por senha e suporte a um grande número de plugins.

O domínio de mercado do MS Office

Embora ainda predominante, o domínio de mercado do Microsoft Office já não é mais o mesmo que era há alguns anos. Cada dia mais surgem novas aplicações à altura, e, talvez até melhores do que o produto da dona do Windows.

É claro que uma das melhores opções que temos atualmente nesta categoria é o ONLYOFFICE, e, hoje iremos abordar mais a fundo os plugins que são capazes de ampliar em muito o número de funcionalidades do software.

O suporte do ONLYOFFICE a plugins

O ONLYOFFICE é o que podemos chamar de “um software modular”. A sua versão “padrão” traz as aplicações de textos, apresentações e tabelas com um número bastante grande de funcionalidades, tanto básicas como avançadas. Porém, isso não necessariamente é o suficiente para atender várias necessidades específicas que muitas pessoas que utilizam o software de maneira mais profissional podem ter.

É exatamente para atender a essa demanda que foi criado um sistema de plugins denominado ONLYOFFICE Apps.

Como instalar e utilizar plugins no desktop

Os plugins para o ONLYOFFICE podem ser facilmente encontrados em uma loja de apps no site oficial do projeto.

Uma vez que você tenha encontrado o plugin desejado na loja de apps, verifique se o mesmo possui compatibilidade com a versão para desktop do software (caso seja esta a que você utiliza).

deepl plugin onlyoffice

Depois clique no botão “Install Now”. Isso irá abrir a página do mesmo no GitHub. Clique em “Code” e depois em “Download ZIP” para baixar o plugin.

github

Extraia o arquivo “.zip” que você acabou de baixar, acesse a pasta extraída e adicione todos os arquivos e pastas à um novo arquivo compactado em “.zip”.

arquivo compactado zip

Renomeie o arquivo que você acabou de compactar substituindo a sua extensão de “.zip” para “.plugin”.

arquivo plugin

Por fim, abra o ONLYOFFICE, na aba “Plugins” clique em “Settings”, na janela que se abriu clique em “Add Plugin”, selecione o arquivo que você acabou de renomear com a extensão “.plugin” e pressione “OK”.

installing plugins
Instalando plugins no ONLYOFFICE para desktop.
onlyoffice plugin
Localização dos plugins instalados.

Pronto! Feito isso, o plugin que você acabou de instalar já estará acessível na aba “Plugins”.

Quais plugins estão disponíveis?

Confira uma lista com alguns plugins muito interessantes que você pode utilizar no ONLYOFFICE.

  • DeepL: um plugin que utiliza o “DeepL Translator” para traduzir o texto selecionado para um grande número de idiomas;
  • LinkedIn: como o nome já sugere, este plugin permite conectar o ONLYOFFICE com a sua conta do LinkedIn para facilitar o procedimento de “login”, de forma que não é necessário inserir as suas credenciais a cada nova sessão;
  • Dropbox: conecte-se à sua conta do Dropbox para editar os documentos que você possui armazenados no serviço, e, também tenha acesso a arquivos de imagem e vídeo diretamente pelo ONLYOFFICE;
  • DocuSign: envie documentos para os seus parceiros de negócios e receba-os assinados eletronicamente no formato PDF;
  • Bitly: encurte URLs longas diretamente no seu ONLYOFFICE;
  • Autocomplete: utilize este assistente de entradas para autocompletar palavras enquanto você digita (semelhante à funcionalidade presente nos teclados dos smartphones).

Além dos plugins mencionados acima, muitos outros estão disponíveis na loja de apps do ONLYOFFICE.

Pensou que era tudo? Ainda tem mais!

Como para o ONLYOFFICE “recurso pouco é bobagem”, confira a seguir quais são as cinco funcionalidades favoritas do Dio no software.

O quê você acha do ONLYOFFICE e as muitas possibilidades que o mesmo proporciona? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Porque o React é tão popular?
Continue lendo

Porque o React é tão popular?

Saiba um pouco mais sobre a tecnologia React e descubra alguns dos motivos que a tornaram tão popular entre os desenvolvedores front-end.