public - diolinux - jornada python
Editorial

Sua jornada para mergulhar no Python começa agora 

Você já pensou em aprender uma das linguagens de programação mais versáteis e populares do mundo? Python é uma linguagem que permite criar desde scripts simples até aplicações complexas, passando por automação de tarefas, análise de dados, desenvolvimento web e inteligência artificial. 

Python: uma linguagem versátil e universal 

Python é uma linguagem fácil de aprender, com uma sintaxe clara e concisa, que favorece muito a legibilidade e a produtividade. Além disso, ela possui uma grande comunidade de desenvolvedores e uma vasta biblioteca de módulos e pacotes que oferecem soluções para os mais variados problemas. E é a linguagem de programação mais popular do mundo, segundo o índice TIOBE, e é usada por empresas como Google, Netflix, Spotify e NASA.

Tabela demonstrando as linguagens mais buscadas segundo o índice TIOBE, o Python ocupa o primeiro lugar há dois anos consecutivos.
Tabela demonstrando as linguagens mais buscadas segundo o índice TIOBE, o Python ocupa o primeiro lugar há dois anos consecutivos.

O índice TIOBE é uma forma de medir a popularidade das linguagens de programação, baseada na frequência de busca por elas na internet. O índice é atualizado mensalmente e usa dados de vários sites, como Google, Bing, Wikipedia e YouTube. Ele não indica qual é a melhor linguagem ou a mais usada, mas sim o nível de interesse e demanda por elas e pode ser usado para verificar se suas habilidades de programação estão atualizadas ou para escolher uma linguagem para um novo projeto de software.

Alguns exemplos de projetos famosos que usam a linguagem Python são: 

  • Instagram: a rede social de fotos e vídeos utiliza o Django como framework web, escrito inteiramente em Python. O Instagram precisa processar grandes quantidades de dados e interações entre seus mais de 400 milhões de usuários ativos. 
  • Spotify: o aplicativo de streaming de música utiliza Python para analisar os dados dos usuários e oferecer recomendações personalizadas. E também para testar novos recursos e integrar com outras plataformas. 
  • Google: a gigante da tecnologia é uma das maiores entusiastas da linguagem Python no mundo, ele utiliza a linguagem em diversos projetos, como o algoritmo de busca, o Gmail, o Google Maps e o Google App Engine. 

Além disso, o Python também é a base de vários sistemas operacionais e programas, como Linux, Mac OS, Windows, Django, Flask, TensorFlow, PyTorch e muitos outros. Python é uma linguagem versátil, poderosa e divertida, que pode abrir muitas portas para quem quer se aventurar no mundo da programação. 

Usando Python, você poderá entrar de cabeça no mercado de inteligência artificial, usando umas das mais requisitadas ferramentas do momento, o Tensorflow. Ele é uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina, que pode ser usada para criar e treinar modelos de inteligência artificial. Algumas aplicações possíveis para o Tensorflow são:

  • Reconhecimento de imagem: o Tensorflow pode ser usado para identificar objetos, rostos, emoções, gestos e cenas em imagens ou vídeos.
  • Processamento de linguagem natural: o Tensorflow pode ser usado para analisar textos, traduzir idiomas, gerar resumos, responder perguntas e criar conteúdos.
  • Detecção de anomalias: o Tensorflow pode ser usado para detectar atividades suspeitas, fraudes, erros ou falhas em dados, ou sistemas.
  • Recomendação de produtos ou serviços: o Tensorflow pode ser usado para personalizar ofertas, sugestões ou anúncios com base nas preferências, histórico ou perfil dos usuários.
  • Previsão de séries temporais: o Tensorflow pode ser usado para prever tendências, demandas, preços ou eventos futuros com base em dados históricos, ou atuais.

Comece agora sua jornada no Python 

Se você quer conhecer mais sobre essa linguagem e suas possibilidades, não perca a Jornada Python, um evento online e gratuito promovido pela Hashtag Treinamentos, nosso apoiador de hoje.  

A Jornada Python vai acontecer entre os dias 25 e 28 de setembro, e você vai poder acompanhar tudo pelo seu computador, seja ele Linux, Windows ou macOS. Durante o evento, você vai construir quatro projetos práticos usando Python, e aprender na prática como essa linguagem pode te ajudar a resolver problemas reais e se destacar no mercado de trabalho.  

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de programação, basta ter vontade de aprender algo novo e divertido.  

Para participar da Jornada Python, basta acessar o site do evento e se inscrever gratuitamente. Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre essa fantástica linguagem e se tornar um programador mais completo e criativo. Esperamos você na Jornada Python! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
186 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoEditorial

Vale a pena utilizar aplicativo de anotação para ser mais produtivo?

EditorialVídeo

Vale a pena assinar o Microsoft 365? Quais são as alternativas?

Editorial

As 5 mudanças esperadas no TikTok em 2024