Se você trabalha com edição de imagens, já deve saber que o processo de criação e edição nem sempre são mil maravilhas, com tarefas que podem ser extremamente chatas e cansativas como a remoção de fundo de imagens para a criação de uma arte.
Embora hoje em dia existam ótimas bibliotecas de arquivos .png que não possuem fundo, muitas vezes precisamos realizar o processo de remoção de fundo de uma imagem autoral, como o produto exclusivo de uma loja, uma foto sua que você deseja usar em um post do Instagram ou até mesmo um thumbnail do YouTube.
No artigo de hoje, você irá conhecer o Remove-bg, uma ferramenta gratuita que te permitirá remover o fundo de suas imagens de forma simples e rápida, economizando boas horas de trabalho.
A importância de uma imagem chamativa
Seja você o dono de uma loja online ou um criador de conteúdo que está dando os primeiros passos na carreira, já deve saber que uma imagem chamativa atrai cliques e estes cliques podem te gerar um cliente em potencial.
A imagem não precisa estar sobrecarregada de informações, mas com um fundo conciso, fontes legíveis e cores que chamam a atenção, uma imagem bem apresentada em um feed do Instagram pode impactar bastante seu público alvo.
Facilitando o processo de edição
Até alguns anos, remover o plano de fundo de imagens era um processo manual e complexo, exigindo a utilização de vários pincéis diferentes e paciência de sobra para que os trabalhos não ficassem com muitos defeitos.
Com o passar dos tempos e o avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial, diversos serviços de automação de tarefas começaram a aparecer e um destes serviços é o de remoção de fundo em imagens.
Serviços como o Canva Pro começaram a apresentar o recurso de remover fundos de imagens para os seus usuários, fazendo bastante sucesso. Porém, caso você não utilize o Canva em seu dia-a-dia, pagar por “apenas” este recurso pode não ser uma ideia tão interessante.
Diversos oferecem este serviço, falando sobre valores e funções, o remove-bg é uma das opções mais interessantes que temos atualmente, graças a gratuidade e a disponibilização de uma API que pode ser utilizada em diversos serviços.
Remover background de imagens gratuitamente, porém, com modo “pro” disponível
As imagens exportadas no modo grátis do remove-bg possuem uma resolução pequena, geralmente 500×500 e caso você queira as imagens na melhor resolução possível, pode ser que você precise desembolsar alguns reais.
Com valores mensais que iniciam em R$ 35,00 e podem chegar em até R$ 1.590,00 vale pensar o uso do remove-bg e caso você não precise de imagens na melhor resolução para criar suas artes, ele pode ser um ótimo aliado dos criadores de conteúdo digital.
Instalando o Remove-BG no Linux
Embora o aplicativo possa ser utilizado de forma online através de sua página oficial, a equipe de desenvolvimento optou por criar versões para desktop que podem realizar a remoção de fundo de imagens em massa e serem instaladas no Windows, macOS e Linux, para distribuições baseadas no Debian.
O primeiro passo para utilizar o remove-bg em sua distribuição Linux favorita é realizar o download do instalador através desta página. Em alguns segundos, um instalador no formato .deb estará na pasta de downloads de seu sistema.
Dê um clique duplo no arquivo .deb para que o instalador de pacotes do sistema possa realizar a instalação do mesmo, caso você não possua um instalador de pacotes no sistema, o GDebi pode ser uma boa opção. Ele pode ser instalado através da loja de aplicativos do sistema ou o comando abaixo:
sudo apt install gdebi
Após instalar o software, um ícone do remove-bg irá aparecer em seu menu de aplicativos, basta clicar nele para abrir o software.
Ele irá pedir que você realize login ou entre com uma API do serviço, para isso, clique em “Get Started” e insira seu login.
Agora basta arrastar as imagens que você deseja remover o fundo e realizar algumas configurações como definir o local de salvamento, o fundo a ser utilizado, o tamanho final e local de salvamento das imagens.
Após definir as configurações, basta clicar em “Start” para iniciar o procedimento.
As imagens serão convertidas e enviadas para a pasta de saída, onde você poderá trabalhar com elas a vontade.
Já conhecia o Remove-bg? O que acha desta ferramenta?
Até o próximo artigo pinguim!