O Penpot 1.16 é um aplicativo online para design e prototipagem de código livre que permite importar os principais formatos de imagem do mercado como o PNG, o PDF, o JPEG e o SVG. Só por isso já vinha conquistando os usuários, mas com a compra do Figma pela Adobe, tornou-o um dos mais procurados pelos designers.
A sua presença multiplataforma (Linux, Android, Mac, iOS e Windows), a compatibilidade com a maioria das ferramentas vetoriais (por exemplo, Adobe XD, Sparks, Figma e Inkscape) e a sua interface amigável, facilitam o aprendizado dos usuários que migram para a plataforma.
Participe da nova versão com sugestões ou pedidos
Este processo participativo torna ainda mais atraente o uso do Penpot: o aplicativo pode ter a sua cara ou melhorar o seu próprio fluxo de trabalho, incorporando as novidades e correções.
Você não precisa ser um desenvolvedor para participar e contribuir com o aplicativo: basta fazer a sua sugestão ou o seu pedido de uma nova função, descrevendo em termos simples o comportamento que você esperava do aplicativo, e os responsáveis pelo projeto estudam e encaminham as soluções.
Veja alguns exemplos na seção “Contribuições da comunidade” mais abaixo.
Novidades no Penpot 1.16
Se você já conhece as poderosas ferramentas do aplicativo, gostará de saber das novidades que estão sendo testadas no Penpot 1.16 Beta, que dividimos aqui em 3 grupos.
Novos recursos e funções
O Penpot 1.16 intensifica a abordagem para o trabalho colaborativo, e várias mudanças facilitam a entrada de novos membros nos projetos.
- Melhorias no fluxo das mensagens de boas-vindas (onboarding) aos novos usuários após a validação do e-mail de inscrição;
- Possibilidade de convidar e adicionar novos membros no painel de projetos;
- Novo botão de criação de arquivos em projetos;
- Melhorias no fluxo de convites e colaboração;
- Capacidade de abrir links com uma configuração específica de zoom;
- Melhoria na visualização das interações com placas aninhadas;
- Melhorias no Modo Tela Cheia, permitindo agora ocultar todos os elementos;
- Novas caixas delimitadoras (destaques de contorno) nas camadas flutuantes permitem que o usuário identifique facilmente para qual camada está olhando;
- Nova ação que permite clicar duas vezes no ícone no painel de navegação para focar no objeto ou prancheta;
- Desagrupar quadros e quadros aninhados ficou tão rápido e fácil quanto desagrupar elementos;
- Novas opções de adesão e cancelamento ao boletim informativo (newsletter);
- Impressão de e-mails no console por padrão se o protocolo SMTP estiver desabilitado;
- Adicionado um sinalizador do estado de verificação do e-mail;
- As miniaturas gráficas (thumbnails) agora carregam em segundo plano;
- Nova aba para adicionar Bibliotecas e Modelos.
Correção de bugs
Como não podia deixar de ser, os desenvolvedores corrigiram falhas no funcionamento do aplicativo, sendo que várias delas foram reportadas pelos próprios usuários.
- Correção da falha no envio do convite para usuários que ainda não adicionados a uma equipe;
- Corrigida a ação de alteração de várias cores com SVG;
- Corrigida a ação de desagrupamento em tipografias;
- Corrigida a ordem da ação de desfazer na página de exclusão;
- Corrigida a remoção inesperada de guias ao copiar e colar;
- Corrigido o alinhamento dos textos ao copiar e colar;
- Corrigido o desagrupamento inesperado ao mover camadas;
- Corrigido o erro de página não encontrada (404) e a mensagem inconsistente ao excluir uma biblioteca vinculada a outros arquivos excluídos;
- Corrigido o movimento indesejado das pranchetas na seção de comentários.
Contribuições da comunidade
Por fim, algumas sugestões e correções dos usuários foram incorporadas à nova versão, como a correção na separação silábica em alguns pontos da interface.
Além dessas novidades, os desenvolvedores informaram que o suporte ao formato de blob de dados v2 foi removido, mas, isso não deve supor um problema para você, já que este formato nunca foi bem documentado nem foi adotado como um valor padrão pelo mercado.
Você utiliza o Penpot 1.16 ou colabora com as suas sugestões ao projeto? Conte para gente nos comentários e incentive outros usuários a melhorar esse aplicativo de código livre!