Aplicativos

Navegador Tor corrige falha que impedia conexão de usuários

A equipe do navegador Tor corrige falha na integração da ponte snowflake que atingia a versão 11.5.5 do aplicativo, a nova versão 11.5.6 já está disponível para download no site oficial, sugerimos que  atualize imediatamente o Tor, caso ainda não o tenha feito.

O projeto Tor representa muito bem a luta pelos direitos humanos de privacidade e liberdade online, e se caracteriza pela conscientização e luta sobre o rastreamento, a vigilância e a censura, mas especialmente pela administração de uma rede de transmissores que serve a milhões de usuários em todo o mundo.

Instalação do navegador Tor

O navegador Tor usa a rede Tor que contém mais de seis mil nós localizados em todo o mundo, ocultando a localização dos usuários e o tráfego online.

Se você ainda não usa o navegador Tor, pode seguir o nosso tutorial de instalação no Ubuntu ou utilizar a versão Flatpak em qualquer distribuição Linux. O Tor também está disponível para Windows, macOS e Android.

Navegador Tor corrige falha importante na ponte snowflake

Esta atualização de emergência do navegador Tor corrige falha que impedia o uso da ponte snowflake incorporada para conexão com a rede Tor.

O navegador Tor é um software livre baseado no navegador Firefox e utiliza uma tecnologia de conexão através de vários computadores (nós e pontes) para preservar a privacidade e evitar o vazamento de informações que permitam a identificação de um indivíduo.

Na versão 11.5.5, o protocolo uTLS não foi habilitado com sucesso para a ponte snowflake e, se você está afetado pelo bug, verá a seguinte mensagem nos logs do navegador Tor:

[WARN] SOCKS arguments can’t be more than 510 bytes (535).

Na prática, a linha de parâmetros da ponte snowflake é muito longa (mais de 510 bytes) para ser usada pela codificação das conexões e o aplicativo passa a se conectar a nós de destino comuns, como se nenhuma ponte estivesse configurada.

Para aplicar essa correção, basta atualizar o seu navegador:

  1. Clique no menu hambúrguer no canto superior direito (≡);
  2. Vá para “Ajuda” e, a seguir, “Sobre”;
  3. Clique no botão que aparece na janela.
navegador tor 11 5 6 sobre
Navegador Tor corrige falha — Última versão 11.5.6

Você também pode utilizar o seu gerenciador ou loja de aplicativos para atualizar o seu sistema.

Se você usa a versão Flatpak como usuário local, basta utilizar o seguinte comando no seu terminal:

flatpak update

Se utiliza a versão Snap, ela deve ser automaticamente atualizada em segundo plano, mas você pode digitar o seguinte comando no terminal:

sudo snap refresh

Como aplicar a atualização num navegador corrigido manualmente

Se você aplicou manualmente a correção que havida sido lançada para a versão 11.5.5, inserindo uma linha de ponte personalizada, poderá voltar a usar a opção da ponte incorporada snowflake:

1. Atualize o seu navegador para a versão 11.5.6 como indicado acima;

2. Remova a linha de ponte personalizada que você adicionou manualmente;

a) No navegador Tor para desktop, vá para menu hambúrguer no canto superior direito, depois navegue para “Configurações”, “Conexão”, “Pontes”, selecione a ponte snowflake 192.0.2.3:80 e clique no ícone dos três pontos; em seguida escolha “Remover”;

navegador tor 11 5 6 ponte snowflake
Navegador Tor corrige falha — Ponte snowflake

b) No navegador Tor para Android, toque no ícone da engrenagem (“Configurações”), depois em “Config Bridge”, selecione e exclua a ponte snowflake que você havia adicionado manualmente;

3. Volte a utilizar a ponte snowflake integrada no aplicativo.

O Tor também é utilizado para navegar na DeepWeb, saiba mais sobre ela:

Os segredos da DeepWeb

Você se preocupa com a sua privacidade? Utiliza o navegador Tor? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das últimas novidades em tecnologia.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!