Koo, Mastodon ou Hive? Depois da compra do Twitter por Elon Musk, usuários descontentes com os rumos que poderia seguir a plataforma buscaram alternativas, e as redes Koo e Mastodon experimentaram um significativo aumento no número de usuários.
A pronúncia da palavra Koo
Somente em português a palavra Koo é pronunciada como sinônimo de ânus. Ainda não se sabe se nós brasileiros pronunciaremos “cú” ou, como sugerem alguns usuários, “coo”. Outra forma de amenizar o problema seria utilizar a palavra no feminino, a Koo, referindo-se à rede social: é como passaremos a nos referir a ela neste artigo.
A rede é tão recente que dificilmente poderia passar por um processo de mudança de marca somente por essa dificuldade nos países de língua portuguesa.
Aos nossos amigos do Brasil!
Koo é o som deste lindo pássaro amarelo. Não é o que você pensa 😂🤭🤫
— Koo Brazil (@KooForBrasil)
Koo é o nome de um pássaro e a marca usa o amarelo, de tal forma que a rede vem sendo chamada de “passarinho amarelo”, assim como o Twitter é o “passarinho azul”.
Um pouco de história da rede Koo
O fundador da plataforma de microblog Koo é Aprameya Radhakrishna, ela surgiu em Bengaluru (antiga Bangalore) na Índia em março de 2020 e, no mundo inteiro, fica atrás somente do Twitter em número de usuários.
Agora em português, a Koo está disponível em onze idiomas e tem mais de 50 milhões de downloads nas lojas oficiais de aplicativos Google Play e App Store, além de poder ser utilizada diretamente no navegador.

Segundo as informações do site, a Koo é utilizada em mais de 100 países e por mais de 7.500 personalidades da política, esportes, mídia, entretenimento, espiritualidade, arte e cultura, totalizando mais de 1.000 tópicos para você explorar.
Os brasileiros na Koo
A recente explosão no número de usuários já mostrou os desafios que a Koo enfrentará em moderação e segurança, como, por exemplo, a invasão da conta do influenciador Felipe Neto. Estima-se que já há mais de um milhão de usuários no Brasil.
Em pouco tempo, surgiram vários perfis falsos, passando-se por políticos e influenciadores, a empresa informou que acelerou os seus processos de verificação de contas. Na Índia, a plataforma é acusada de favorecer o governo local e de censurar o discurso de opositores, e mesmo que afirme sustentar uma posição apartidária, mas você pode julgar por si mesmo.

No site, a Koo deixa claro que se dirige apenas a pessoas que atingiram a maioridade. Mesmo assim, já circulam vários relatos da existência de material pedófilo, os algoritmos já começam o seu trabalho de bloqueio automático das contas que infringem as regras da plataforma e as leis locais.
Como funciona a rede Koo
Como em quase todas as redes sociais, na Koo você pode postar textos, fotos ou vídeos; essas postagens são chamadas “koos” assim como os tweets no Twitter. Os koos podem ser vistos pelos seus seguidores ou por qualquer pessoa que pesquise na internet pelo seu perfil; e você também pode compartilhar um conteúdo clicando em “re-koo”.

Você pode utilizar as ferramentas da plataforma para que suas postagens sejam feitas em outras línguas, aumentando a relevância de quem só se expressa em português. A Koo é a primeira rede social que permite ditar conteúdo diretamente ao aplicativo, que o transforma em texto.
Você pode editar os seus koos antes de haver interação com os outros usuários, ou terá de excluir a postagem e fazê-la de novo. Caso o seu conteúdo gere uma quantidade significativa de engajamento, os seus koos aparecerão na seção “Tendências”.
Contas de Eminência (Accounts of Eminence)
A rede concede um escudo amarelo (Yellow Tick) a quem seja um “representante significativo das vozes do mundo”, aqueles usuários cujo impacto, conquistas, habilidades ou mérito profissional mereçam um destaque na rede.
Esse reconhecimento não pode ser comprado e a rede se reserva o direito de avaliar as inscrições ou recomendações para a concessão do “Yellow Tick of Eminence”, realizadas através do e-mail [email protected].
A rede também pode remover o Yellow Tick a qualquer momento se houver alterações nos critérios para a concessão ou descumprimento das Diretrizes da Comunidade, dos Termos de Serviço ou da Política de Privacidade.
Privacidade na rede Koo
Ao fazer a sua inscrição na rede, você obrigatoriamente precisa informar:
- Número de celular e/ou endereço de e-mail para criar um perfil exclusivo;
- Endereço de e-mail ou foto/avatar do perfil.
Além disso, opcionalmente, pode informar outros dados, como a sua data de nascimento, sexo, foto do perfil, localização, idioma, dados profissionais e estado de relacionamento. Especialmente nesses primeiros momentos, por razões de privacidade e segurança, recomendo que você restrinja as informações que fornece à rede, a menos que precise passar pelo processo de validação do seu perfil.
A rede incentiva a autoverificação voluntária das contas e afirma publicar como funcionam os seus algoritmos, mas, ao contrário do Mastodon, a Koo não é de código aberto.
Você está procurando uma alternativa ao Twitter? De qualquer forma, não precisa buscar alternativas ao nosso canal do YouTube se quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e do open source.