Linux Mint terá o “menu iniciar” redesenhado
Notícias

Linux Mint terá o “menu iniciar” redesenhado

A mais recente edição do boletim mensal do Linux Mint trouxe algumas novidades empolgantes, incluindo um redesign do “menu iniciar” do Cinnamon. Vamos mergulhar nas novidades e ver o que esperar dos próximos lançamentos de uma das interfaces gráficas favoritas de quem vem do Windows.

O fim do EDGE e a adoção do kernel HWE

Para começar, uma notícia importante: oficialmente, o Linux Mint não terá mais lançamentos EDGE. A equipe do Mint decidiu adotar o kernel HWE (Hardware Enablement) do Ubuntu 24.04.2 LTS, atualmente o Linux 6.11. Isso significa que os usuários terão suporte a hardware mais recente sem precisar de uma versão especial.

Para quem não sabe, o EDGE era uma versão do Linux Mint que vinha com um kernel mais recente para facilitar a instalação em hardware novo. Agora, com o HWE, essa necessidade desaparece, simplificando a vida de todos. 

Novo lançador de aplicativos para o Cinnamon

Agora, a cereja do bolo: o redesign do lançador de aplicativos do Cinnamon, nome adotado pelo pessoal da disto para “menu iniciar”, mas que pode ser chamado simplesmente de “menu do sistema”. A equipe do Mint, liderada por Joseph, está trabalhando em uma versão renovada que promete ser tão funcional quanto bonita.

Linux Mint terá o “menu iniciar” redesenhado 1

O que muda? Para começar, a barra lateral foi expandida. Agora, além de mostrar os ícones dos aplicativos fixados, ela exibe o nome completo de cada um, para quem não decora ícones de cor. Além disso, as pastas padrão do usuário, como Documentos, Downloads e Imagens, ganharam um lugar de destaque.

Outra mudança interessante é a relocação dos botões de bloquear tela, sair e desligar. Eles foram movidos para a parte inferior do menu, liberando espaço para exibir o nome e o avatar do usuário. Agora você pode se sentir ainda mais em casa ao abrir o menu.

O novo lançador não será exclusivo do Linux Mint. Qualquer distribuição que utilize a versão do  Cinnamon que for contemplada com ele poderá aproveitar as novidades.

Atualizações do Firefox

Enquanto isso, no mundo dos navegadores, o Firefox também ganhou atenção no boletim do Linux Mint. A partir de 14 de março de 2025, um certificado raiz usado pelo Firefox expirará. Isso pode causar problemas em versões antigas do navegador, especialmente em relação a add-ons, conteúdo assinado e reprodução de mídia com DRM.

A solução? Mantenha seu sistema atualizado. O Firefox 135.0.1 já está disponível para todas as versões suportadas do Linux Mint e foi enviado como uma atualização de emergência até para versões descontinuadas, como o Linux Mint 19.x e o LMDE 4 e 5. Se você continua usando uma dessas versões, talvez seja hora de considerar uma atualização.

Estatísticas e curiosidades

O boletim também trouxe alguns dados interessantes sobre o uso das diferentes versões do Linux Mint. O Cinnamon continua sendo o desktop favorito, representando 60% dos downloads, considerando as versões EDGE e LMDE. Xfce e MATE dividem o restante, cada um com cerca de 20%.

Linux Mint terá o “menu iniciar” redesenhado 2

Em relação às versões, o Linux Mint 22.1 lidera com 70% dos downloads, seguido pelo LMDE 6 (14%), Linux Mint 22 (8%) e Linux Mint 21.3 (também com 8%). Ou seja, mesmo as versões mais antigas ainda têm seu público cativo.

Linux Mint terá o “menu iniciar” redesenhado 3

No fim das contas, o Linux Mint continua a provar por que é uma das distribuições mais amadas. E, com essas novidades, fica ainda mais difícil resistir ao seu charme. Vamos aguardar pelo lançamento do novo menu, quem sabe, já no Linux Mint 22.2.

Fique por dentro das principais novidades da semana sobre tecnologia e Linux: assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!