Era uma vez um aplicativo que revolucionou a forma como nos conectamos com amigos, familiares e colegas de trabalho. Sim, estamos falando do Skype, um pioneiro das chamadas de vídeo e mensagens instantâneas. Mas, como diz o ditado, “nada dura para sempre”. No dia 5 de maio de 2025, o Skype será desativado, marcando o fim de uma era que começou em 2003.
O fim da linha
A Microsoft, dona do Skype desde 2011, confirmou que o aplicativo será descontinuado. Em seu lugar, a empresa está promovendo o Microsoft Teams, sua plataforma de comunicação e colaboração que já é amplamente utilizada no ambiente corporativo. A transição não será abrupta: os usuários terão até o dia 5 de maio para migrar suas contas, histórico de conversas e contatos para o Teams ou exportar seus dados.
Para quem não quer abraçar o Teams, a Microsoft oferece a opção de exportar o histórico de chats, contatos e até mesmo as imagens compartilhadas. Mas, convenhamos, migrar para o Teams parece ser a opção mais conveniente, já que o aplicativo promete manter todas as funcionalidades básicas do Skype, como chamadas individuais, em grupo e mensagens, além de adicionar recursos extras, como gerenciamento de calendários e reuniões.
Por que terminar com o Skype?
O Skype foi, sem dúvida, um marco na história da comunicação digital. Quem não se lembra da empolgação de fazer uma chamada de vídeo “de graça” para alguém do outro lado do mundo? No entanto, nos últimos anos, o aplicativo perdeu espaço para concorrentes como WhatsApp, Zoom, Discord e até mesmo o próprio Teams.
A Microsoft justifica a decisão como uma forma de “simplificar” suas ofertas de comunicação para consumidores. Em outras palavras, concentrar esforços no Teams, que já é uma plataforma consolidada, faz mais sentido do que manter dois serviços competindo entre si. Além disso, o Teams oferece integração com outras ferramentas da Microsoft, como o Office 365, o que o torna mais atraente para quem já está imerso no ecossistema da empresa.
Para quem nunca usou o Teams, a ideia de migrar pode parecer desagradável. Afinal, o aplicativo é frequentemente associado a reuniões de trabalho e ambientes corporativos. No entanto, a versão gratuita do Teams promete ser tão amigável quanto o Skype, com a vantagem de oferecer funcionalidades, como a criação de comunidades e a integração com o Microsoft Copilot.
Outro ponto positivo é que o Teams já está disponível para diversas plataformas, incluindo Linux.
E os créditos do Skype?
Se você é daqueles que ainda usam créditos do Skype para fazer chamadas internacionais, eles continuarão funcionando como você está acostumado até o dia 5 de maio. Após essa data, o recurso de discagem será descontinuado, e os usuários que ainda tiverem créditos poderão acessá-los somente pelo portal web do Skype ou dentro do Teams.
Nostalgia à parte, hora de dizer adeus
É difícil não sentir uma pontada de nostalgia ao pensar no fim do Skype. Afinal, quantas histórias, reuniões e momentos especiais foram vividos através dessa plataforma? Desde entrevistas de trabalho até chamadas de vídeo com familiares distantes, o Skype fez parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas, como dizem, quando uma porta se fecha, outra se abre. E, no caso, essa porta leva ao Microsoft Teams.
Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux: assine nossa newsletter!