Eddy no Ubuntu
Elementary OSNotíciasOpen sourcePop!_OSSistemas operacionaisSoftwaresUbuntu

Como utilizar o instalador de arquivos Eddy no Ubuntu

Pra quem vem de outro sistema operacional para uma distribuição Linux, uma das “exigências” mais comuns é a facilidade em se instalar algum programa. Nesse quesito, hoje em dia o Linux está muito mais amigável, com a adoção dos empacotamentos em Snaps, Flatpaks, AppImage, RPM ou DEB.

Nas distribuições baseadas no Debian e Ubuntu, o formato de arquivos de instalação por padrão são terminados em “.deb”, facilitando a identificação na hora de baixar algum programa, que ainda não tenha uma versão oficial ou comunitária em Snaps, Flatpacks ou em AppImage. 

Para instalar o .deb, existem algumas formas: como abrir pela loja de aplicativos (no caso do Ubuntu) ou pelo programa “Instalador de pacotes GDebi”, que basicamente é clicar em instalar, por  a senha e esperar a instalação acabar.

2020 04 29 02 31
Instalação feita através da loja de aplicativos, tipo a Gnome Software ou a Ubuntu Software
2020 04 29 02 32

Hoje vou mostrar como usar uma ferramenta desenvolvida pelo pessoal do elementaryOS e que foi adaptada pela equipe da System76 para funcionar no Pop!_OS. Estou falando do Eddy.

2020 04 29 02 40

O Eddy, vamos assim dizer, é um primo do GDebi mas com alguns “plus”. Como, por exemplo, a opção de arrastar e soltar um arquivo .deb dentro do Eddy, o que  já começa seu processo de instalação. Além das possibilidades de carregar os arquivos da pasta “Downloads” ou indicar manualmente onde está o arquivo .deb em seu computador.

2020 04 29 02 45

Instalação do Eddy

Para instalar o Eddy no Ubuntu é extremamente fácil. Basta baixar o DEB dele, que foi empacotado pela equipe do Pop!_OS, e sair usando. No momento, o Eddy está disponível para as versões 18.04/19.04/19.10 e 20.04 do Ubuntu.

Depois de baixar e esperar pela conclusão da instalação, é só usufruir do Eddy nas futuras instalações de aplicativos ✌😁✌.

Eu gostei da possibilidade de usar o Eddy no Ubuntu 20.04 LTS, pois é mais uma ferramenta para instalar facilmente aplicativos, além das opções já existentes, como a loja do Ubuntu, a Gnome Software, além do GDebi, que é muito eficiente nessa tarefa. Se você quiser dar uma olhadinha no código fonte, basta acessar o repositório dele no GitHub.

Em caso de dúvidas acessem o nosso fórum, o Diolinux Plus. Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Milhões de aplicativos foram rejeitados da Play Store em 2023

    Notícias

    GNOME 46.1 melhora compatibilidade com gráficos híbridos

    Open source

    Como novas distros entram para o DistroWatch?