Navegar na internet se tornou bastante comum em nosso dia a dia e embora seja algo tão simples, utilizar a rede mundial de computadores também tem seus perigos, como a perda de privacidade.
Se você sente que está sendo vigiado a cada passo que dá na internet ou é aficionado por privacidade, já deve ter pesquisado diversas soluções para te ajudar a ser mais anônimo na rede.
No artigo de hoje, você irá aprender a instalar o Tor Browser, um navegador de internet focado em devolver sua privacidade.
Pela sua privacidade e liberdade
O navegador Tor é um software livre baseado no navegador Firefox, que visa proporcionar aos seus usuários uma comunicação mais segura e anônima durante o acesso à rede mundial de computadores, protegendo pessoas ao redor do mundo contra a censura.
Seu nome é um acrônimo para “The Onion Router” e protege o usuário através de camadas de criptografia onde 3 computadores são utilizados para redirecionar o seu acesso, impossibilitando o rastreamento do IP de origem.
Outra funcionalidade deste navegador é a rede Onion, onde alguns usuários mais experientes (ou curiosos) podem acessar a Deep Web e outros sites que não se encontram na internet que conhecemos.
Como instalar o Tor no Ubuntu?
Sem dúvida nenhuma, o Tor é um ótimo aliado para manter sua privacidade e você pode instalá-lo em diversos sistemas operacionais, visto que o software é multiplataforma, possuindo versões para Linux, Windows, macOS e Android.
Existem diversas formas de instalá-lo no Ubuntu e sistemas operacionais derivados dele
Instalando o Tor Browser direto da fonte
Uma opção para se utilizar o navegador Tor no Ubuntu é realizar o download do software através de seu próprio site oficial, onde você sempre encontrará a versão mais recente do navegador.
Ao acessar a página de download no site oficial, você terá acesso a versões do aplicativo para todos os sistemas operacionais suportados, além de poder realizar o download de versões alfa do software.

Ao clicar em baixar para Linux, o download de um arquivo .tar.xz será realizado para você instalar o software em sua distribuição.

Tor Launcher, uma solução simples e funcional
Se você prefere algo mais simples e acredita que baixar diretamente do site é algo um pouco trabalhoso, utilizar o Tor Launcher pode ser uma boa pedida, visto que em poucos cliques você terá o navegador instalado em seu sistema.
Ele está disponível para os usuários através dos repositórios oficiais do Ubuntu e do Flathub, tornando o processo de instalação ainda mais simples para os usuários.
Caso você esteja utilizando o Ubuntu ou algum sistema derivado com uma loja alternativa à Snap Store, como o Discover ou a GNOME Software, basta procurar por Tor Launcher.

Caso você deseje utilizar o terminal para realizar este procedimento, basta digitar o seguinte comando:
sudo apt install torbrowser-launcher -y

Instalando o Tor Launcher via Flatpak
Se você prefere utilizar aplicações no formato sandbox em seu sistema operacional, instalar o Tor Launcher via Flatpak pode ser uma solução mais interessante e até mesmo mais segura.
O primeiro passo para realizar esta instalação é ter o suporte a flatpak e o Flathub instalados em seu Ubuntu, e caso você ainda não tenha realizado esta configuração, temos um artigo que te auxiliará neste processo.
Agora que você possui o flatpak e o repositório Flathub em seu Ubuntu, chegou a hora de realizar a instalação do Tor Launcher, para isso, pesquise pelo software na loja padrão do sistema ou digite o comando abaixo no terminal.
flatpak install flathub com.github.micahflee.torbrowser-launcher
Feito isso, basta abrir o Tor Launcher e esperar o download da versão mais recente do navegador em seu sistema operacional.
Você utiliza o Tor? O que acha de navegadores focados em privacidade? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!