Softwares

5 Softwares para edição imagens vetoriais no Linux

Muitos designers que tentam utilizar o Linux se deparam com a falta de alguns softwares  para edição de imagens vetoriais já consagrados no mercado como Corel Draw, Adobe Illustrator ou Affinity Design para realizarem seus trabalhos e acabam voltando ao Windows para poder utilizá-los.

Para podermos acabar de vez com o mito de que Linux não é um sistema para designers, este artigo dará continuidade a dois artigos feitos pelo Ricardo onde foram apresentados softwares para tratamento de fotos e manipulação de imagens.

Prepare um cafezinho e venha conhecer 5 Softwares para edição de imagens vetoriais no Linux.

Inkscape

Quando falamos em edição de imagens vetoriais o primeiro software que nos vem à cabeça é o Inkscape. A aplicação multiplataforma de código aberto utiliza o formato aberto SVG (Scalable Vector Graphic) do W3C como padrão.

inkscape

O Inkscape possui recursos bastante semelhantes ao Corel Draw e Adobe Illustrator, além de poder abrir e editar arquivos nos formatos SVG, AI, EPS, PDF, PS, PNG entre outros. O software é totalmente personalizável com extensões.

Ele pode ser baixado para Windows, Linux e MacOS a partir de seu site oficial, além de estar disponível nos repositórios das principais distros, via Flatpak a partir do Flathub e via Snap através da Snap Store.

Akira

O Akira é uma aplicação feita por designers e pensada para designers. Desenvolvido em Vala e GTK, ele se concentra em oferecer uma abordagem moderna e rápida, visando web designers e designers gráficos.

O software que busca ser uma alternativa viável aos softwares padrão de mercado disponíveis atualmente e totalmente nativo para Linux. Por enquanto, não temos informações quanto ao suporte a outras plataformas. Caso você queira saber mais sobre o Akira, temos um post no blog que vale a pena conferir.

akira

A aplicação se encontra em estágio alpha e não deve ser utilizada em produção por enquanto, mas pode ser baixada caso você queira testar. Aproveite para conhecer a ferramenta e quem sabe colaborar com o seu desenvolvimento.

Você pode realizar o download do Akira a partir da AppCenter no Elementary OS, via snap pela snap store ou a partir do Flathub Beta, para isso basta rodar os comandos abaixo:

flatpak remote-add flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo

flatpak install akira

Boxy SVG

Com uma interface bastante limpa e intuitiva, o Boxy SVG é a próxima aplicação da nossa lista. Ele possui foco em designers e desenvolvedores profissionais, trazendo ferramentas que auxiliam seus trabalhos.

Dentre suas principais características, temos a compatibilidade total com arquivos SVG e a possibilidade de exportação de arquivos em PNG, JPG, WebP, PDF e HTML5. O software também possui integração com as fontes do Google e o banco de imagens Pixabay.

boxysvg

O Boxy SVG é um aplicativo multiplataforma e está disponível para Windows, MacOS, Chrome OS e Linux a partir da Snap Store, além de possuir uma versão online através de seu site oficial.

Vectr

O Vectr é um aplicativo multiplataforma para usuários que precisam realizar um trabalho rápido. Com uma interface bastante intuitiva, o aplicativo permite ao usuário criar qualquer tipo de imagem vetorial, se limitando apenas a sua criatividade.

Embora ele seja uma aplicação bastante poderosa, seu foco é a produção de logotipos, cartões de visita, folders e outros trabalhos gráficos. Ele permite exportar suas criações facilmente para PNG, ou diretamente em PDF para impressão.

vectr

O Vectr está disponível para Windows, MacOS e Linux a partir de seu site oficial e da Snap Store, além de possuir uma versão online. 

Karbon

Acredito que pelo nome dá pra adivinhar a origem do software certo? O Karbon é um aplicativo de desenho vetorial que faz parte do Calligra, uma suíte office do projeto KDE. 

Ele possui uma interface de usuário fácil de usar, porém, altamente personalizável e extensível, sendo uma ótima opção para usuários que desejam explorar o mundo das imagens vetoriais.

karbon

O aplicativo possui suporte para os formatos ODG, SVG, PNG, PDF e WMF, além de poder carregar arquivos EPS. Você pode conferir todos os recursos disponíveis a partir do site do aplicativo.

O aplicativo ainda está em desenvolvimento, mas caso você queira pode realizar o download através do site oficial do Calligra.

Estas são apenas algumas aplicações que podem te auxiliar no processo de edição e criação de imagens vetoriais no Linux e irão te ajudar a economizar alguns trocados na compra de licenças.

Você já conhecia algum destes softwares? Conhece alguma outra opção para Linux? Deixe pra gente nos comentários!

Um bom dia, tarde ou noite e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

    VídeoSoftwares

    Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!

    VídeoSoftwares

    Opera GX é realmente um navegador gamer?