Elementary OS 6 , confira as novidades da próxima versão

Elementar... Meu caro leitor

Amado por uns e não compreendido por outros, o Elementary OS é um sistema que promete ser o substituto para Windows e Mac OS. Ele traz um toque minimalista, com poucos aplicativos e buscando sempre ser mais “direto ao ponto” em suas escolhas.

A interface gráfica do sistema é o Pantheon Desktop, que é desenvolvido pela própria equipe, ela é bem simplista e possui um design inspirado no sistema da maçã com um workflow bastante semelhante ao do GNOME.

Desde o lançamento da versão beta do Ubuntu 20.04, vários usuários (inclusive eu), estão aguardando ansiosamente o lançamento da versão 6 do Elementary OS. Hoje eu vou apresentar todas as informações que temos disponíveis através de postagens no blog do Elementary OS e Tweets dos desenvolvedores.

Sendo assim, prepare um cafezinho, um pendrive e vamos falar sobre o Elementary!

O Desenvolvimento do Elementary OS

O Elementary OS foi oficialmente lançado em 2011, e até 2018, o projeto era numerado como 0.1, 0.2, 0.3 e 0.4, o que passava a imagem de que o sistema não estava pronto para os usuários segundo os próprios desenvolvedores.

Em outubro de 2018, foi lançado o Elementary OS 5.0 (parece que ele deixou de ser um “zero à esquerda” hehe). Com o codinome Juno, que chegou trazendo várias novidades, entre elas o modo “picture in picture” que é um belo diferencial do sistema.

Também foram disponibilizadas várias ferramentas para os desenvolvedores que quisessem lançar seus aplicativos para o Elementary OS. A equipe incentiva fortemente uma “padronização” no design de seus aplicativos, algo semelhante com o que temos nos sistemas da Apple.

Na versão 5.1 do sistema, lançada no final de 2019, tivemos a adição do suporte a flatpak na AppCenter, além de pequenas novidades em suas releases mensais. O desenvolvimento da versão 6 do sistema já está muito avançado, e com algumas novidades para os usuários.

O que sabemos sobre a nova versão do Elementary OS?

Desde seu lançamento, os codinomes do sistema são inspirados em nomes de deuses, a versão 6 não poderia ser diferente. Com o codinome “Odin”, o Elementary OS 6 irá chegar com a base do Ubuntu 20.04, trazendo novidades na interface, mas sem perder o seu charme.

Design do sistema

Recentemente fiz uma postagem no Diolinux Plus, em que vimos um tweet de Daniel Foré, fundador e desenvolvedor do Elementary OS. Nesse tweet, é mostrada a janela de pós instalação do sistema. Dentro dela, foi adicionada a opção de escolher o entre o modo dark ou light como padrão, além da cor principal do sistema.

Nas configurações do sistema, foram adicionadas novas opções para usuários que possuem resoluções de tela maiores. Por exemplo, o tamanho da fonte do sistema pode ser alterado, sem que seja necessário o uso de escala fracionada.

Na imagem abaixo, vemos a opção de “Texto amigável para Dislexia”, que adiciona espaçamentos e deixa o texto mais legível para pessoas que sofrem com o problema. Não sabemos se essa função já será lançada no sistema, ou chegará em alguma atualização do Elementary OS no futuro.

Elementary OS adiciona suporte aos modos claro e escuro, juntamente com novas funções em sua central de configurações
Novas opções de aparência na central de configurações

Quanto ao design, a equipe está trabalhando no pacote de ícones, para que o sistema tenha um design mais coeso, não são mudanças drásticas, mas mostram a preocupação da equipe quanto ao design de seu produto.

Pequenas alterações no design do Elementary OS
O Elementary OS está trabalhando em pequenas alterações nos ícones do sistema

Caso você esteja curioso, não teremos área de trabalho ativa por padrão, mas o sistema irá mostrar algumas opções ao clicar com o botão direito. 

Novas funcionalidades

O Elementary OS confirmou uma grande atualização para os aplicativos de comunicação e de organização, que irão se apoiar no servidor de dados do Evolution a invés do Geary. A aparência do aplicativo continuará a mesma, mas irá trazer melhorias de sincronização para e-mail, calendário, e outros serviços.

Também vem por aí, um novo aplicativo de tarefas que irá suportar tarefas locais e online, contanto que estejam sincronizadas com o servidor do Evolution. Para aproveitar esses recursos, será necessária uma conta do Evolution, ao menos por enquanto, já que a equipe está trabalhando no componente de Contas Online.

O sistema também irá trazer melhorias no suporte multitouch utilizando a biblioteca Libhandy. O uso de gestos no Elementary OS serão bem melhores do que já são, e irão funcionar tanto em dispositivos Touch Screen quanto em trackpads e funções de rolagem do mouse. 

Instalação do sistema

Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, o Elementary OS trará um novo instalador por padrão. O processo de instalação deverá ser bem mais simples e rápido, já que apenas será solicitado o essencial para instalar o sistema.

Esse instalador será ótimo para OEMs já que eles podem utilizar do próprio instalador para criar imagens de dispositivos como imagens experimentais para dispositivos como o Pinebook Pro.

E por falar em Pinebook Pro, tudo indica que o Elementary OS também terá suporte a arquitetura ARM, já que o computador que o desenvolvedor Cassidy James utiliza é um Pinebook. Existe uma página no Github destinada ao Pinebook Pro, onde são destacados alguns problemas.

Vale ressaltar também que teremos uma nova tela de configuração inicial do sistema. Creio eu que esse novo instalador seja parecido com o do instalador do Pop!_OS.

Novo instalador do Elementary OS
Imagem divulgada pela equipe do Elementary OS em seu Kit Imprensa.

E a versão beta do Elementary OS?

Bem, a essa altura do campeonato, você já deve estar se perguntando se o Elementary OS 6  já possui uma iso para testes, e a resposta é sim. No entanto, essa versão não está disponível para o público, ao menos por enquanto.

As versões de acesso antecipado estão disponíveis apenas para contas autorizadas. Isso inclui OEMs, apoiadores acima de US$ 25,00 no projeto Appcenter para todos e patrocinadores de US$ 10,00 ou mais no Github.

A equipe indica que alguns problemas ainda estão presentes nas daily builds, e ao menos por enquanto, pede que os usuários não utilizem essas versões em produção, já que podem conter bugs e serem instáveis.

Caso você queira acompanhar o andamento no projeto, a equipe possui um quadro público no github para que os usuários estejam cientes do desenvolvimento do sistema.

O que esperar do Elementary OS?

O Elementary OS é um sistema que vive trazendo inovações e cada dia ele se parece menos com uma distribuição comum. O projeto já pode ser visto como uma plataforma baseada em linux e isso, na minha opinião, significa que eles estão no caminho certo.

A equipe vem trabalhando bastante para trazer novas funcionalidades para o sistema, mas sempre se preocupando com a qualidade do produto final, e isso realmente é um diferencial do sistema. Mesmo super ansioso para utilizar esta nova versão, sei que toda essa espera irá valer a pena.

Caso você queira saber mais novidades do Elementary OS e outros assuntos, fique atento na área de notícias do fórum, sempre tem conteúdo novo sobre atualizações de sistemas operacionais e novidades por lá.

Você já utiliza o Elementary OS? O que você espera para a versão 6? Deixe pra gente nos comentários, se inscreva no Feed RSS do blog para não perder as novidades. Até a próxima notícia, dica ou tutorial!

Talvez Você Também Goste
Como instalar o tema do elementary OS no Linux Mint 18 Cinnamon
Continue lendo

Como instalar o tema do elementary OS no Linux Mint 18 Cinnamon

Estive pesquisando nos últimos dias um tema bacana para usar com o Linux Mint 18 que se encaixasse perfeitamente com o tema PhotoGIMP que nós fizemos, sendo que os temas padrões que o Mint fornece não se encaixaram muito bem, calhou do tema do elementary, além de ser belo, funciona muito bem com a nossa customização do GIMP.