Resumão Semana Linux Tecnologia Hardware Distro
NotíciasResumo

Resumão da Semana #4

Mais um final de semana chegando, e o  nosso “Resumão da Semana” chega sua quarta versão! Trazendo as noticias mais atualizadas e completas que aconteceram no mundo da tecnologia, Linux, hardware, jogos, aplicativos e afins. Se perdeu a terceira edição, pode conferir aqui.

Esse Resumão da Semana #4 cobre cobre o período do dia 01 até o dia 07 de agosto.

Como comentado nos primeiros “Resumões”, pode ser que algumas das notícias aqui apresentadas você já tenha visto “em algum lugar”, talvez tenham aparecidas em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Mundo das distros linux

Nesta semana que passou, tivemos poucas movimentações nas principais distros Linux e seus derivados, mas isso não quer dizer que não houve novidades para trazermos aqui. Outra notícia que “deu as caras”, foi a ligeira queda do market share do Linux. Mas o Ubuntu foi a “estrela solitária” praticamente.

Ubuntu 20.04.1 e 20.10

O Ubuntu começou lançando as primeiras daily builds do Ubuntu Groovy Gorilla 20.10, já que o sistema deve ser lançado em aproximadamente três meses (22 de outubro de 2020). Trazendo como novidades o GNOME 3.38, Kernel 5.8 e nos drivers muito provavelmente os da NVIDIA na versão 450.57 e o Mesa Driver na versão 20.3 ou posterior. Se você quiser contribuir reportando bugs para o pessoal do Ubuntu, temos um post falando sobre como proceder. 

Já a segunda novidade vinda lá do pessoal do “lado laranja da força”, é o lançamento do Point Release do Ubuntu 20.04. Como previsto, foi lançado nesta quinta-feira (06), a primeira atualização desde versão do Ubuntu que foi postada em abril deste ano (2020). Um dos updates foi a correção do BootHole (que afetava o Grub2) e principalmente a atualização para os drivers da NVIDIA nas versões 440.100 (GPUs novas) e o 390.138 (GPUs legadas). Para saber tudo que rolou, confira esse super post 😉 .

E como mencionamos, o market share do Linux no mercado de desktops teve uma “pequenina” queda em relação ao mês de julho de 2020. A queda foi de 0.04% segundo a empresa NetMarketShare. Se você quiser ver a postagem completa e com mais dados, basta acessá-la aqui.

Mundo dos sistemas operacionais em geral

Tivemos também nesta semana, duas notícias que não poderiam deixar de estar aqui. A primeira é a troca do “comando” da FSF e a segunda é sobre o alerta “urgente” do FBI sobre o uso do Windows 7 nas empresas.

Sobre a troca do comando da FSF (Free Software Foundation), quem assume o lugar do emblemático Richard Stallman é o professor de ciência da computação no Lycoming College (Pensilvânia, EUA), Geoffrey Knauth. Para saber mais sobre quem é Knauth e o seu CV, temos esse post “supimpa” para você 😉

A segunda notícia é sobre o alerta “urgente” que veio essa semana, depois que o FBI emitiu um relatório oficial sobre as brechas de segurança no Windows 7 e também enviando uma Private Industry Notification (PIN) para o setor privado dos EUA. Para acessar o relatório e toda a repercussão do alerta, você pode vê-lo aqui (e sem que o FBI saiba 😅, assim esperamos né  😬👀).

Mundo dos games

No mundo dos games tivemos uma grata surpresa e que aparentemente está funcionando sem maiores problemas. Tivemos também dois “joguinhos de grátis” na Epic Games Store.

A novidade é que agora o GeForce Now está rodando através do Lutris, graças ao programador Alexandre Abgrall (aabgrall no Github) que fez o script. Para conferir mais detalhes e tudo mais, basta conferir este post “maneirão” que fizemos  ✌️ 😁 ✌️.

Já os “joguinhos de grátis” nesta semana foram o Wilmot’s Warehouse e 3 Out of 10 Ep 1 Welcome to Shovelworks pela Epic Games Store.

Mundo das suítes offices

Nesta semana tivemos algumas novidades em algumas suítes offices do mercado e que não são o MS Office 😅. Foram o GSuite do Google, o lançamento do LibreOffice 7.0 e melhorias no Collabora Office 6.4.

No Office do Google, o GSuite, as melhorias que estão chegando são na versão mobile, trazendo assim algumas funcionalidades que já estavam presente na versão desktop do aplicativo. Uma delas é a não necessidade de conversão dos arquivos feitos nos formatos proprietários da Microsoft e também será possível criar arquivos nestes formatos. Para mais detalhes, confira este post.

Quem também recebeu uma versão nova, foi a suíte office da Collabora Productivity, o Collabora Office chegou na versão 6.4, este baseado no LibreOffice 6.4. Para quem não conhece o Collabora Office, ele é como uma “versão” paga do LibreOffice e já com algumas funcionalidades implementadas especificamente para empresas. Para novidades você confere aqui.

Por último tivemos o lançamento da tão aguardada versão 7.0 do LibreOffice, que trouxe por exemplo o ODF 1.3 que inclui suporte para assinaturas digitais, criptografia baseada em OpenPGP e melhor manipulação de elementos nas páginas. Para mais detalhes, você pode conferir esse nosso post.

Mundo da tecnologia

Em tecnologia tivemos algumas novidades bem vindas, e que podemos dar uma “pitadinha” delas logo abaixo:

  • Lançado o Nearby Share, o “Airdrop” do Google e que agora vai facilitar a vida de quem tem dispositivos Android e precisa compartilhar algum arquivo de forma rápida.
  • Receita Federal do Brasil lança bot oficial no Telegram para consultas, informações, regularização de CPF e afins. Pretende assim agilizar alguns processos.
  • Disney+ tem custo revelado de quanto vai ser quando chegar no Brasil, segundo informações e prints o valor pode “girar” em torno de R$28.99 por mês ou R$289,99 por ano.
  • Nova versão do Pinta é lançada e traz no seu update, várias melhorias e correções de bugs que estavam esperando há mais de 5 anos.

Se você precisar de uma ferramenta para gravação de ISOs em pendrive, vai poder utilizar a ferramenta desenvolvida pelo pessoal do Pop!_OS, é o Popsicle.

Já se você estiver precisando fazer uma sincronização do seu VS Code na nuvem, temos esse tutorial bem bacana que pode lhe ajudar bastante nessa tarefa.

Então é isso galera! Chegamos ao fim de mais um nosso “Resumão da Semana” no Linux e na Tecnologia, com o melhor dos posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! confira nosso Feed RSS 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!